TC Mover
Mover

Sanita: Seria EMBR3 a próxima MGLU3?

Postado por: TC Mover em 23/10/2020 às 15:37

É verdade que é mais fácil e seguro operar a favor da tendência, já diria Charles Henry Dow.

 

E é fortemente recomendável que a maioria dos ativos que você tenha em carteira estejam em tendencia de alta caso você esteja operando LONG ou em tendência de baixa caso você esteja operando SHORT.

 

Mas, quando conseguimos captar o início de uma virada de tendência e esse ativo efetivamente confirma essa virada, essas serão as oportunidades que você ganhará muito dinheiro. 

 

É verdade que a maioria das vezes essa possível virada de tendência não é confirmada e você acaba perdendo dinheiro, mas quando dá certo podemos realmente multiplicar por várias vezes o capital investido nessa operação caso tenhamos paciência.

 

Mas infelizmente essas oportunidades não são comuns, como a que ocorreu na Magazine Luiza no final de 2015:

Como essas oportunidades são raras, podemos também nos aproveitar dos ativos que ficam muito distorcidos, com quedas ou altas muito acentuadas.

 

E essas operações, que são contra a tendência, também podem ser muito lucrativas com o devido manejo de risco.

 

Mas indo ao que interessa, qual ativo estaria com essa possível distorção? 

EMBRAER (EMBR3)

O ativo que fez máxima histórica em 2015, nos $29,84, se desvalorizou 80% nesse período, chegando nos R$5,89:

Mas se olharmos apenas 2020, o ativou chegou a se desvalorizar mais de 71% da máxima até a mínima:

Mesmo nos preços atuais, com uma alta no mês por ora de 13%, ainda estamos bem esticados em relação à média de 21 períodos. Teríamos que ter uma valorização de 105% no ativo para chegar no valor dessa média móvel:

Acrescente a isso o fato de que estamos numa região que indica forte sobre-venda. No indicador chamado IFR (índice de Força Relativa), nesse caso de 14 períodos, há indicação de sobre-venda caso o valor esteja abaixo de 30. Fizemos nova mínima histórica esse ano olhando o gráfico mensal, chegando nos 24,56 e a mínima anterior alcançada em 2009 foi de 27,38:

Mas afinal, o que tudo isso indica?

Senhores passageiros, estamos com uma oportunidade em vista para aproveitarmos um trade contra a tendência, podendo eventualmente (com muita sorte) aproveitarmos nos meses à frente uma mudança nessa tendência.

Vale a pena avaliar uma posição em EMBR3?

Apenas você, com manejo correto de risco poderá responder a essa pergunta. 

 

Mas umas das lições que aprendi desde que comecei a operar no mercado foi que apesar dos mercados serem ineficientes, os ativos não costumam ficar muito distorcidos por muito tempo. 😉

 

Disclaimer:

 

– Este texto reflete uma opinião pessoal do contribuidor e não representa recomendação de investimento.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis