TC Mover
Mover

Vieira: Bolsonaro fortalece Guedes em jantar com empresários

Postado por: TC Mover em 08/04/2021 às 11:12

Brasília, 8 de abril – O presidente Jair Bosonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, seguem em plena sintonia e isso deve garantir o equilíbrio nas contas públicas na versão final do Orçamento de 2021.

É o que sugere a declaração de Bolsonaro em jantar, ontem, com empresários em São Paulo, quando prometeu respeitar o Teto de Gastos e a responsabilidade fiscal ao sancionar a Lei Orçamentária Anual, LOA, deste ano.

Achamos a sinalização muito importante, pois, conforme fontes TC Mover, no Congresso ainda há ruído nas orientações vindas de Guedes e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fazendo com que parlamentares enxerguem “muitos governos” nas negociações.

Isso confunde aqueles que desejam a manutenção do Teto, mas com todo apoio possível às suas bases eleitorais.

Na segunda-feira, o governo enviou ao Congresso um projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, de 2021 para permitir a renovação do Benefício Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda, o BEm, e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe, com créditos extraordinários.

A saída, sugerida por Guedes, permitirá que o Orçamento volte a ser negociado em clima de maior tranquilidade, já que a renovação destes programas é também uma demanda dos parlamentares.

Nesta quarta, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse esperar que o governo sancione o Orçamento de 2021, pois “se tiver qualquer tipo de erro, isso se corrige com veto, contingenciamento”. Ou seja, existe uma pressão, porém ela não se dá em sentido de qualquer ruptura ou conflito inconciliável com o Palácio do Planalto.

Muito pelo contrário. Além de o presidente ter se comprometido com os empresários em acelerar a vacinação, o amadurecimento das relações entre o Executivo e sua base aliada na reformulação do Orçamento pode ajudar a consolidar uma aliança mais ampla da direita ao centro para 2022.

E com Guedes renovando seu papel de “posto Ipiranga” junto a Bolsonaro. Agora, como parte de um time que está aprendendo a jogar junto, como ele mesmo declarou recentemente.

Arte: TC Mover

DISCLAIMER: As informações disponibilizadas na coluna são meramente opiniões do COLUNISTA na data em que foram expressas e não declarações de fatos ou recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento.


Leia também

Exterior positivo aguarda Powell; Bolsonaro, Orçamento Infra Week no radar: Espresso

Calendário Econômico: Infra Week, Jerome Powell, seguro-desemprego

Bolsas pausam rali à espera de Powell; no radar, emprego, inflação, Bolsonaro: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais