Mover

Vieira: Na próxima semana, Cabotagem e Orçamento

Postado por: TC Mover em 19/03/2021 às 16:08
Covid-19

Brasília, 19 de março – Após uma semana de claro destravamento da agenda econômica, com aprovação do Marco do Gás em linha com a equipe econômica, e a manutenção dos principais vetos ao Marco do Saneamento, a tendência é ser mantida nos próximos dias, com o Senado analisando o Marco da Cabotagem, possivelmente na próxima terça, 23.


Orçamento, Teto de Gastos e reformas estão no radar

O Congresso entrará também na semana decisiva para a aprovação do Orçamento de 2021. O relator, senador Marcio Bittar, deve apresentar seu parecer ainda no domingo. O texto será votado na Comissão Mista na terça-feira, e no plenário do Congresso na quarta-feira, de acordo com calendário divulgado.

Por enquanto, não há ruídos sobre a preservação ou não do Teto de Gastos. Mas Bittar afirmou que precisará fazer “ginástica” para acomodar as propostas do colegiado.

Vemos o presidente da Câmara, Arthur Lira, como surpresa cada vez mais positiva no encaminhamento das reformas. Neste sentido, uma que tende a avançar é a Administrativa. O deputado Fernando Monteiro comandará a comissão especial e o deputado Arthur Maia deve ser o relator, segundo informações do Valor Econômico. Ambos ligados a Lira. Em paralelo, o mercado aguarda a publicação do relatório da Reforma Tributária.

Desgaste de Bolsonaro quanto à Covid-19 irrita Congresso

Merece atenção o progresso da vacinação contra a Covid-19 e o desgaste do presidente Jair Bolsonaro nesta questão irritando o Congresso. Porém, de acordo com agências, está em articulação uma reunião dos chefes dos Poderes e do Ministério Público na próxima semana para fechar um pacto nacional contra a pandemia. Isso será um sinal positivo de que Bolsonaro se encaminha para mais perto do pragmatismo.

Arte: TC Mover

DISCLAIMER: As informações disponibilizadas na coluna são meramente opiniões do COLUNISTA na data em que foram expressas e não declarações de fatos ou recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento.


Leia também

Especial: Cade aprova compra de Medisanitas pela NotreDame (GNDI3)

Sanita: Sanepar (SAPR11)

Especial: Vale (VALE3) tenta mudar escritura de títulos; detentores minoritários se opõem

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais