TC Mover
Mover

Criador do Ethereum participará de evento brasileiro

Postado por: TC Mover em 01/07/2021 às 16:19
Criador do Ethereum paticipará de evento no Brasil

São Paulo, 1 de julho – O desenvolvedor do Ethereum e empresário Vitalik Buterin vai participar do seminário virtual promovido pela ENAP, a Escola Nacional de Administração Pública, na próxima quinta-feira, 8. Ele discutirá como as novas tecnologias podem contribuir para democracias mais saudáveis e eficazes.

O evento está sendo promovido no site oficial da ENAP, que é vinculada ao Ministério da Economia. A fala de Vitalik Buterin está prevista para ocorrer às 18h30. Além dele, o evento contará com Audrey Tang, ministra de assuntos digitais de Taiwan, e Glen Weyl, pesquisador da Microsoft.

O Ethereum é o segundo maior criptoativo da atualidade, atrás do Bitcoin, com uma capitalização de US$247 bilhões. Além da criptomoeda ETH, a rede é utilizada para a criação de tokens das finanças descentralizadas, tokens não-fungíveis e contratos inteligentes. Ele valia US$2,103 na Binance perto das 16h20, em uma queda de 4,72% em 24 horas.

Riscos de investir em criptomoedas

Apesar da atratividade e de sua crescente demanda, as critptomoedas possuem muita volatilidade. Suas cotações têm grandes flutuações em curtos períodos de tempo, parte do motivo de ainda não terem decolado como meio de pagamento global. Além disso, os movimentos erráticos de mercado, a possibilidade de roubo de registros de criptomoedas por hackers e a suspeita de manipulação de mercado também fazem parte do risco do investimento.

Muitas operações envolvendo criptomoedas, como o Ethereum, são realizadas de forma não regulamentada, com riscos operacionais e regulatórios. É possível encontrar diversos casos em que o dinheiro simplesmente some, é roubado por um hacker ou o investidor sofre um golpe financeiro.

Por outro lado, o risco de controle da moeda por meio do governo com medidas regulatórias ao passo que as criptomoedas ganham notoriedade pode afastar investidores.

O que é o Ethereum?

O Ethereum foi idealizado em 2013 por Vitalik Buterin, e lançado oficialmente para o público em 2015. A ideia era criar um blockchain semelhante ao Bitcoin, mas ao invés de apenas transações de carteiras para carteiras, o novo blockchain permitiria também transações de carteiras para contratos inteligentes. Ou seja, usa a tecnologia para criar contratos virtuais para pagamentos, compras e vendas. Nesse sentido, além de poder ser utilizado como uma moeda digital, a tecnologia do Ethereum permite a negociação de outros criptoativos, incluindo o Bitcoin. Saiba mais sobre o assunto no artigo do TC School.

Texto: Nicolas Nogueira
Edição: Cíntia Thomaz, Letícia Matsuura e João Pedro Malar
Imagem: Divulgação


Leia também

Especial: Arthur Lira quer manter ritmo da pauta econômica, dizem fontes

BTG Pactual vê melhor perspectiva econômica, apesar de ruídos políticos

Especial: Fluxo e volatilidade devem marcar julho

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais