3 Tentos (TTEN3)

A 3 Tentos (TTEN3) é uma empresa familiar gaúcha que atua no setor do agronegócio. É pioneira na produção de sementes, possuindo hoje 43 unidades fabris e 2 parques industriais. Também oferta ao agricultor rural defensivos agrícolas, fertilizantes, além de soluções como assistência técnica, recebimento de grãos e recomendações agronômicas.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a 3 Tentos (TTEN3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da 3 Tentos (TTEN3);
  2. O que faz a 3 Tentos e Seu Modelo de Negócios (TTEN3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações TTEN3  na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da 3 Tentos (TTEN3)

A companhia tem suas raízes na família Dumoncel, Osório Dumoncel e Clélia Luiza Kloeckner Dumoncel semearam as primeiras áreas de trigo do Estado do Rio Grande do Sul.  Seus filhos, Luiz Osório Dumoncel e João Marcelo Dumoncel deram prosseguimento ao negócio da família e em 1995 iniciaram as operações da 3 Tentos.

A companhia foi constituída na forma de sociedade limitada, sendo subsidiária da Sinuelo Participações Ltda. (“Sinuelo”), uma sociedade também pertencente à família Dumoncel. Já na época, a companhia já tinha como principais atividades a produção de sementes, a comercialização de insumos agrícolas e o recebimento e armazenamento do comércio de grãos.

Entre 2001-2009, com a grande evolução da sojicultura no Brasil, a companhia começou a se expandir regionalmente, abrindo filiais e adquirindo novas unidades para produção de sementes. Também realizou investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos cultivares, aumentando a produtividade dos agricultores e resultando num crescimento exponencial das áreas de produção de soja localizadas no Brasil.

Em 2013, iniciou operações de crushing e biodiesel na cidade de Ijuí. Além de seguir sua expansão regional, abrindo novas lojas e aumentando sua presença no mercado de agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2015, expandiu seus negócios na região sul do RS, constituindo a Tentos do Sul Comercial Agrícola Ltda. Com sede em Pelotas como uma subsidiária da Sinuelo.

Em 2019, adquiriu uma planta industrial em Cruz Alta para extração de óleo e produção de farelo de soja, fortalecendo a posição de produção de biodiesel e colocando a companhia como um dos principais produtores do estado.

Em 2020, a companhia passou por uma reestruturação societária e incorporou a Tentos do Sul visando tornar sua operação mais eficiente.

Hoje, a companhia possui mais de 1000 empregados, 41 filiais, 2 parques industriais, 2 modais ferroviários, 2 unidades de beneficiamento de sementes, 1 misturadora de fertilizantes e 1 centro de pesquisa.

O que faz a 3 Tentos (TTEN3)

Com quase 17 mil clientes ativos, a companhia oferece um ecossistema verticalizado e integrado que conta com uma ampla oferta de produtos e soluções. Tem como estratégia focar nos pequenos e médios produtores rurais e criar relacionamento de longo-prazo com clientes oferecendo conhecimento especializado para o gerenciamento de grãos, armazenagem e gestão de produção.

Modelo de negócios


O Ecossistema da companhia atua em três segmentos de negócios:

Varejo de insumos agrícolas (“Insumos”): Oferta uma completa gama de insumos agrícolas, atendendo as necessidades do produtor rural através da venda de diversos tipos de sementes, fertilizantes para a lavoura e defensivos agrícolas para as culturas de soja, milho, trigo e arroz. 

As vendas são realizadas em 41 lojas, sendo 40 no Estado do Rio Grande do Sul e uma loja no Estado do Mato Grosso, com auxílio de mais de 120 consultores (agrônomos e técnicos em agronomia).

A companhia conta com 11 mil clientes ativos neste segmento, estando presente em 36 municípios com um market share de 13% nessas cidades. 

Originação e trading de grãos (“Grãos”):  A companhia realiza a compra e venda de grãos de aproximadamente 11 mil produtores rurais, além disso, possui uma capacidade de armazenagem de aproximadamente 900 mil toneladas para soja, milho e trigo. A companhia conta ainda com uma frota própria de mais de 73 caminhões para a logística e escoamento de grãos. 

Industrialização de grãos (“Indústria”): Principal segmento do ecossistema da companhia, opera por meio de duas fábricas localizadas nas cidades de Ijuí e Cruz Alta (ambas no Estado do Rio Grande do Sul).

Nelas, a companhia realiza a industrialização de soja para produção de farelo, componente para rações animais na avicultura, suinocultura e bovinocultura, óleo de soja e biodiesel.

A indústria possui uma capacidade de esmagamento de soja de 3 mil toneladas por dia e de produção de biodiesel de 850 mil litros por dia.

O segmento de industrialização de grãos foi responsável por 54,8% da receita operacional líquida da companhia  no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2020, com uma margem bruta de 20,1%.

Estratégia de crescimento da companhia

  • Expansão da operação de varejo de insumos no Estado do Rio Grande do Sul:
    A companhia busca expansão para regiões onde a Companhia ainda não atua no Estado do Rio Grande do Sul, replicando a estratégia que foi bem-sucedida no passado, o plano de negócios prevê a de 22 novas lojas concentradas principalmente nas regiões norte e sul do Estado do Rio Grande do Sul, nos próximos cinco anos. 
  • Diversificação geográfica com expansão no mercado do Mato Grosso: Pouco presente na região, a companhia acredita que há oportunidades para crescimento no seu mercado de atuação no Estado do Mato Grosso, pelo tamanho do mercado e pela possibilidade de haver sinergias comerciais com clientes atuais da companhia (alguns clientes do Estado do Rio Grande do Sul tem operações no Estado do Mato Grosso).
  • O plano de negócios objetiva instalar uma nova indústria de esmagamento de soja na região, além de oito lojas até 2025. Cada loja, abrangerá uma área plantada de soja de aproximadamente 200 mil hectares.

Governança Corporativa

A companhia está sujeita às regras do novo mercado e pretende ser listada neste segmento na B3.  Dentre os principais acionistas, estão a ALD Participações Ltda. com 17,782% das ações ordinárias da companhia e a JM Participações Ltda. com a mesma quantidade de ações.

Os fundadores, Luis Osório Dumoncel e João Marcelo Dumoncel possuem cada um 11,865% das ações ordinárias da companhia.

Riscos

  • Variações climáticas podem afetar negativamente o ciclo agropecuário nas regiões onde a companhia atua prejudicando o plantio ou a colheita de seus clientes e resultando em perda de produtividade nas lavouras. 
  • Pragas ou doenças poderão prejudicar as colheitas dos clientes, afetando suas capacidades de honrarem compromissos já contratados com a companhiua ou de realizarem novas contratações. 
  • Os negócios da companhia são dependentes dos preços de commodities e de sua oferta e demanda global, que estão sujeitas a volatilidade e incerteza e, portanto, seus resultados podem flutuar substancialmente.
  • A redefinição do papel da Petrobrás no cenário de combustíveis nacional, em linha com o seu plano estratégico de desinvestimentos, pode impactar o atual modelo de comercialização de biodiesel e, consequentemente, afetar adversamente as atividades da companhia.
  • A companhia pode enfrentar concorrência no setor de produção de semente, o que pode afetar adversamente os seus resultados. Além disso, novas biotecnologias podem intensificar ainda mais a competitividade do setor. 
  • Captação de recursos adicionais: A empresa pode por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações diluir a participação acionária dos investidores.

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas 

Como dito anteriormente, a companhia atua nos segmentos de insumos agrícolas, grãos e indústria. Para a receita da companhia, o segmento de insumos teve contribuição de 29,2% para a receita operacional líquida da companhia no exercício encerrado em 30 de dezembro de 2020.

O segmento de grãos teve contribuição de 16,0% para a receita operacional líquida  no mesmo exercício. O principal segmento, o de indústria, teve contribuição de 54,8% para a receita operacional líquida no exercício encerrado em 30 de dezembro de 2020.

Com relação às despesas, destaque para as despesas de vendas. A companhia também teve um resultado financeiro negativo. No exercício social encerrado em 31 de dezembro, a companhia teve uma despesa financeira líquida de R$ 72.032 mil, que representou um aumento de 242,2% em relação ao exercício social anterior. Apesar da grande variação, é importante frisar que ela ocorreu principalmente por conta da variação cambial negativa.

Ativos e Passivos 

No ativo, destaque para a conta de estoques que vem crescendo em relação aos últimos exercícios, a companhia também possui um bom nível de caixa no ativo circulante. No passivo, as contas mais relevantes são as de fornecedores e a de empréstimos e financiamentos, estando a última em maior número no passivo circulante.

Referências

Formulário de referência da companhia presente na Minuta do Prospecto Preliminar da 3 Tentos.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub