Como e por que investir na Aliansce Sonae (ALSO3)? | TC

Aliansce Sonae (ALSO3)

A Aliansce Sonae (ALSO3) é o maior player no segmento de administradores de shoppings centers e está presente em todas as regiões do Brasil com empreendimentos voltados para diferentes níveis de públicos. Relativamente nova na Bovespa, a companhia surge no final de 2019 através da fusão de duas companhias tradicionais no setor de shoppings brasileiros.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Aliansce Sonae Shopping Centers S.A. (ALSO3) elencando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Aliansce Sonae (ALSO3);
  2. Modelo de negócios Aliansce Sonae (ALSO3);
  3. Governança corporativa;
  4. Aliansce Sonae é uma empresa ESG?
  5. Gráfico das ações ALSO3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz Aliansce Sonae (ALSO3)

A fusão entre a Aliansce Shopping Centers e a Sonae Sierra Brasil que deu origem à Aliansce Sonae ocorreu em agosto de 2019. Em julho de 2019, a fusão foi aprovada tanto pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), quanto pelos acionistas através de Assembleia Geral Extraordinária. É nesse ato que gera-se o novo estatuto social e nova razão social de Aliansce Sonae Shopping Centers S.A

Tanto a Aliansce quanto a Sonae iniciaram suas operações em 2003, no ramo de shopping centers. A Aliansce já era a segunda maior administradora de shoppings no Brasil (entre as de capital aberto) e uma das líderes do segmento. A Aliansce teve forte expansão de suas operações, com aumento de portfólio e atuação, seja pelo IPO em 2010, seja por follow-ons e aumentos de capitais. Na Sonae, as atividades eram mais enxutas e concentradas em apenas alguns shoppings. Seu IPO se deu em 2011.

Atualmente, a Aliansce Sonae vem confirmando seu comunicado de que, a fusão que lhe deu origem, permite à companhia amplo potencial de ganhos de eficiência, integração comercial e fortalecimento de investimentos. Isso porque, da segunda metade de 2019 para o primeiro trimestre de 2020, a Aliansce Sonae (ALSO3) vem efetuando uma reorganização de seu negócio ao efetuar uma leva de aquisições e concretização de vendas de participações em shoppings pelo Brasil.

Modelo de negócio da Aliansce Sonae (ALSO3)

A companhia atua desde o planejamento e desenvolvimento do projeto até o gerenciamento da estrutura e gestão financeira, comercial, jurídica e operacional de shopping centers no Brasil. Somado a isso, a estratégia da sua gestão é focar em gerir e deter participação em shoppings considerados “dominantes” e que sejam localizados em regiões de alta densidade populacional e/ou com determinado nível de demanda qualificada. Ou seja, uma demanda de consumidores pelos segmentos de vestuário e acessórios, calçados, alimentação e itens para casa.

Governança corporativa Aliansce Sonae (ALSO3)

No quesito governança corporativa, a companhia pertence ao “Novo Mercado” segmento de listagem com os mais altos padrões de governança corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Diretoria da Aliansce Sonae

Aliansce Sonae é uma empresa ESG?

Há mais de 10 anos a Aliansce Sonae (ALSO3) atua preocupada com aspectos socioambientais e implementa ações sustentáveis que buscam mitigar seus impactos no meio ambiente. Algumas das ações são: investimentos em aprimoramento das estruturas inerentes ao uso de água nos seus empreendimentos para torná-los mais eficientes e o Programa de Sustentabilidade que põe em prática a gestão de resíduos sólidos da companhia.

Gráfico das ações ALSO3 na Bovespa

É possível observar no gráfico com a cotação das ações ALSO3 que a empresa teve forte impacto no preço do ativo por conta do isolamento social provocado pela pandemia.Performance da ação ALSO3 no Ibovespa

Concorrentes da Aliansce Sonae (ALSO3)

NomeCódigoSubsetor
BR Malls  BRML3  Exploração de imóveis  
IguatemiIGTA3Exploração de imóveis
JereissatiJPSA3Exploração de imóveis
MultiplanMULT3Exploração de imóveis

Como analisar a Aliansce Sonae (ALSO3)

Receitas

As receitas da Aliansce Sonae (ALSO3) passam pelo valor arrecadado com a exploração comercial e o planejamento de shopping centers, a prestação de serviços de administração destes complexos imobiliários, a compra e venda de imóveis, a exploração de estacionamentos rotativos, a intermediação na locação de espaços promocionais, a elaboração de estudos, projetos e planejamento em promoção e merchandising.

É preciso dar atenção aos lojistas que atuam nas salas comerciais desses empreendimentos, afinal são os clientes diretos da companhia. Ao passo que shoppings são locais de lazer e entretenimento, há uma alta sensibilidade ao desempenho macroeconômico.

Custos

Os gastos concentram-se com a manutenção, gestão e construção desses ativos imobiliários, que são o meio de atuação da organização. Como são muitos, deve-se atentar aos dispêndios de forma eficiente em materiais de construção. Outro ponto importante é que os custos podem ser afetados de forma não recorrente em situação em que a Aliansce Soane (ALSO3) venha a adquirir outros shoppings para o seu portfólio. Além disso, a taxa de juros impacta diretamente as dívidas e financiamentos que possui.

Resultados da Aliansce Sonae (ação ALSO3)

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela Aliansce Sonae (ALSO3). São aqueles que geram benefícios econômicos ao longo do tempo, com destaque para a conta de Caixa e Equivalentes de Caixa ou de Aplicações Financeira. Este último deve estar sempre bem dimensionado para que não seja necessário à companhia tomar tanta dívida em financiamentos de ativos adquiridos para aquisição.

Ativos de Aliansce Sonae (ação ALSO3)

Para mais informações sobre empresas da Bolsa de valores acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, gráfico com cotação das ações e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub