Alpargatas (ALPA4)

A empresa Alpagartas (ALPA4) foi fundada em 1907 com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados pelo escocês Robert Fraser em associação com uma indústria inglesa. A pequena indústria teve suas primeiras produções no distrito da Mooca, em São Paulo. O sucesso das sandálias data do início do século XX, com o uso popular dos calçados e sandálias e lonas na produção cafeeira no oeste paulista.

Na década de 1930, o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. Já em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do Grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Alpagartas (ALPA4) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Alpargatas (ALPA4);
  2. Governança corporativa Alpargatas (ALPA4);
  3. Gráfico das ações ALPA4 na Bovespa; e
  4. Como analisar a empresa.

O que faz a Alpargatas (ALPA4)

Com grande crescimento na década de 1990, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil. E no final de 1999, adquiri mais de 3% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora. Alcança, assim, o título de maior calçadista da América do Sul. A conclusão do processo de compra das ações da subsidiária argentina é concluído em 2013 e com isso passou a ter 100% da organização.

Em 2012, a Alpargatas (ALPA4) moderniza o logotipo para atender à estratégia de crescimento da empresa. No final de 2015, a Alpargatas vende as marcas Topper e Rainha para grupo liderado por Carlos Wizard Martins por 48,7 milhões de reais. Em 2015, o grupo Camargo Corrêa a vendeu ao conglomerado J&F Investimentos, dona da companhia de alimentos JBS por 2,67 bilhões de reais. Já em meados de 2017, as empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant e a holding Itaúsa fecharam a compra da Alpargatas por 3,5 bilhões de reais.

Governança corporativa (ALPA4)

A empresa se encontra no segmento de Nível 1 de governança corporativa da B3, atualmente. Saiba mais sobre governança corporativa: segmentos de listagem.

Gráfico das ações ALPA4 na Bovespa

É possível observar no gráfico de cotação das ações ALPA4 que a empresa desde 2015 apresentou crescimento praticamente nulo, com forte alta no preço do ativo a partir de meados de 2019, queda acentuada no início da pandemia de 2020 e rápida recuperação.

Como analisar a Alpargatas (ALPA4)

Quando pensamos em analisar uma empresa com viés fundamentalista, essas empresas podem ser analisadas principalmente por meio de múltiplos e por valuation. No caso da Alpargatas, que é uma empresa que tem concorrentes listados em bolsa, sendo elas: Vulcabrás, Grendene e Arezzo.

Nesse sentido, pode ser analisada pelo modelo de fluxo de caixa descontado e/ou por múltiplos. Nesse contexto, para analisar empresas é necessário conhecimentos em contabilidade e finanças, por meio do TC Matrix você poderá ter acesso de forma rápida, intuitiva e completa as informações das empresas.

Receitas, Custos e Despesas

Ativo

Dentre os ativos mais relevantes para a companhia Alpagartas (ALPA4) estão contas a receber, estoques e caixa e equivalente de caixa.

Passivo

O principal passivo da companhia são passivo circulante, especialmente com fornecedores.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub