Como e por que investir nas ações da Alper (APER3)? | TC

Alper (APER3)

A Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. (APER3) é uma empresa que atua na corretagem e administração de seguros de todos os ramos, também participa no capital social de outras sociedades e realiza prestação de serviços e consultoria empresarial. É uma das maiores e mais diversificadas companhias de corretagem de seguros do Brasil, possuindo cerca de 46 corretoras, com presença em 11 estados.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa Alper (APER3) passando pelos seguintes pontos:

  • O que faz Alper (APER3);
  • Governança corporativa Alper (APER3);
  • Evolução na Bolsa de Valores;
  • Como analisar a Alper (APER3);
  • Quem é a Alper (APER3);

O que faz Alper (APER3)

Em 2008, um fundo de investimentos chamado Gulf enxergou no Brasil uma oportunidade no ramo de corretagem de seguros, acreditando que poderia formar uma nova holding de corretoras de seguros e, dessa forma, ganhar escala, encontrar oportunidades de cross-selling e conseguir promover redução de custos operacionais.

A partir disso, o Gulf passou a procurar por corretoras que poderiam ser compradas e identificou algumas corretoras como possíveis de serem adquiridas. Acabou comprando 27 das 180 corretoras ao qual haviam feito visitas e feito negociações posteriores, iniciando a estruturação de uma Companhia chamada Brasil Insurance.

Em 2010, foi realizado o IPO da Brasil Insurance, constituída por 27 corretoras, sendo a grande maioria de médio e pequeno porte. Os anos de 2011 a 2014 foram marcados por aquisições de outras corretoras visando ampliar o portfólio da Companhia e seus segmentos de atuação.

Em 2015 houve uma revisão no modelo de negócios da empresa, no ano seguinte houve um aumento de capital, que foi bem-sucedido, com homologação do máximo de capital aprovado, os corretores que ainda possuíam créditos de earn-out, cujo fim tinha sido promulgado no ano anterior, puderam ampliar sua participação acionária, ficando ainda mais conectados com a empresa e sua estratégia de longo prazo. Já os anos de 2018 a 2019 foram marcados por aquisições de outras corretoras.

A Alper Seguros e Corretora de Seguros S.A, bem como suas filiais, comercializa um amplo leque de produtos de seguros como saúde, vida odontológica, automóveis, frotas, grandes riscos, garantia, responsabilidade civil, riscos de engenharia, transporte, massificados, entre outros.

A principal atividade das Corretoras é a intermediação de seguros, sendo receitas que advêm substancialmente de comissões recebidas de Companhias Seguradoras e Operadoras de Planos de Saúde, pela comercialização de apólices de seguro.

Governança corporativa Alper (APER3)

No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA atualmente B3. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Evolução da Alper (APER3) na Bolsa de Valores

Como analisar a Alper (APER3)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da corretagem de seguros.

Custos

Os custos da empresa são as despesas gerais e administrativas.

Ativos

A empresa tem seu ativo mais concentrado no longo prazo. Sendo a conta mais representativa a de ativos Intangíveis.

Passivos

A empresa tem seu passivo bem dividido entre curto e longo prazo. No passivo circulante, a conta mais representativa é a de Provisões. No passivo não circulante, a mais representativa também é a de Provisões.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub