Ambev (ABEV3)

A Ambev (ABEV3) é uma empresa brasileira de capital aberto que nasceu através da cisão das companhias Cervejaria Brahma e Antarctica. A Ambev é uma das empresas com maior valor de mercado no Brasil e também é a maior cervejaria da América Latina. Entretanto os seus produtos não se restringem somente às cervejas, seu principal negócio. Também faz parte do amplo catálogo da empresa produtos como refrigerantes, chás, sucos, isotônicos e energéticos

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Ambev (ABEV3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Ambev (ABEV3);
  2. Governança corporativa Ambev (ABEV3);
  3. A Ambev é uma empresa ESG?;
  4. Gráfico das ações ABEV3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz Ambev (ABEV3)

A história da Cervejaria Ambev inicia-se em 1880, quando a Brahma e a Antártica ainda eram duas cervejarias independentes. A empresa teve sua constituição em 1998 com o nome de Aditus Participações S.A. Após aprovação em assembleia Geral Extraordinária em 1999, a razão social foi alterada para Ambev – Companhia de Bebidas das Américas. A aliança das duas empresas resultou em uma nova empresa líder de mercado. Diante disto, as autoridades brasileiras analisaram as operações e em 2000 a criação da Ambev foi aprovada pelo CADE — Conselho Administrativo de Defesa Econômica, com algumas restrições e imposições estabelecidas no termo de compromissos. 

A receita da Ambev (ABEV3) é totalmente proveniente da produção e comercialização de cervejas, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas. A quantidade de tipos de cerveja que a empresa produz é incomparável com qualquer outra cervejaria. Ela é produtora das principais cervejas que encontramos nos supermercados do país.

As principais marcas de cervejas Ambev são: Skol, Budweiser, Presidente, Brahma, Antarctica, Beck’s, Bohemia, Caracu, Colorado, Corona, Franziskaner, Goose Island, Hoegaarden, Leffe, Miller, Norteña, Original, Patagônia, Patrícia, Polar, Quilmes, Serramalte, Stella Artois, entre outras. Já em relação às bebidas não alcoólicas, tem o refrigerante Guaraná Antarctica e a bebida energética Fusion. A companhia também tem licença para fabricar, vender e distribuir produtos da PepsiCo, sendo a maior distribuidora de seus produtos fora dos Estados Unidos. 

Governança corporativa Ambev (ABEV3)

No quesito governança corporativa, a empresa está listada no “Novo Mercado” e compõe o índice Bovespa, além de estar listada também na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). A Cervejaria Ambev (ABEV3) criou uma forte filosofia de meritocracia que faz com que quanto mais um funcionário — desde o trabalhador da fábrica até o executivo, produza resultados, mais ele irá receber através de bônus. 

Diretoria da Ambev

Acionistas majoritários da Ambev

A Ambev é uma empresa ESG?

As metas de sustentabilidade foram desenhadas para impactar positivamente as comunidades com que a empresa se relaciona em todo o mundo, fornecendo resultados mensuráveis até 2025. A companhia desenvolveu projetos como: 

  • 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis;
  • A cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da cadeia de valor;
  • 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável;
  • 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.

Gráfico das ações da Ambev (ABEV3) na Bovespa

É possível observar no gráfico com a cotação das ações da Ambev (ABEV3), a empresa apresentou crescimento constante desde 2010 até praticamente o final de 2018, quando os papéis sofreram desvalorização.

Evolução de ABEV3 na bolsa

Como analisar a Ambev (ABEV3)

Receitas

As receitas da Ambev (ABEV3) são em sua grande maioria, originadas pela venda de produtos (bebidas).

Resultados da Ambev (ABEV3)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida e logística. 

Ativos

No que tange o ativo circulante, a empresa possui uma grande posição de caixa, estoques e capital de giro.

Ativos da Ambev (ABEV3)

Passivos

Quando falamos dos passivos da Ambev (ABEV3), grande parte está em dívidas de curto prazo com fornecedores, obrigações fiscais e outras obrigações de longo prazo.

Passivos da Ambev (ABEV3)

Vídeo sobre Ambev no canal YouTube do TC

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráfico com cotação das ações, dividendos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub