Arezzo (ARZZ3)

A Arezzo S.A. (ARZZ3) foi fundada em 1972 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, sob a denominação social Vivenda Comércio e Representações Ltda. Já em 1986 recebe a denominação Arezzo Indústria e Comércio Ltda. Ao longo dos anos a companhia cresceu consideravelmente, conquistando dezenas de prêmios, e atualmente é uma das maiores produtoras mundiais de calçados.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Arezzo S.A. (ARZZ3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Arezzo (ARZZ3);
  2. Modelo de negócio da Arezzo (ARZZ3);
  3. Governança corporativa Arezzo (ARZZ3);
  4. Gráfico das ações ARZZ3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Arezzo (ARZZ3)

Desde a década de 1990 a marca Arezzo vêm expandindo as suas operações. Primeiro com a abertura da loja conceito flagship store na Rua Oscar Freire, em São Paulo. A decoração da loja conta com materiais naturais para criar um ambiente aconchegante e sessão dedicada a modelos clássicos de sapatos.

A segunda metade da década de 2010 a empresa inicia a consolidação da marca internacionalmente com a abertura de lojas Schutz nem Nova York, nos Estados Unidos. Além disso, a companhia passa a investir em novas marcas, como a Fiever (voltada ao público mais jovem), a Zaxy calçados e a marca de sapatos Alme, buscando atender uma demanda de consumidoras que desejam calçados confortáveis.

Atualmente a empresa possui capacidade instalada para produção de mais de 250 milhões de pares ao ano, e opera através de canal de franquias, lojas próprias, multimarcas e comércio online. A produção de calçados é voltada para os públicos feminino, masculino e infantil.

Recentemente a companhia firmou contrato para tornar-se uma distribuidora exclusiva dos tênis Vans® no Brasil. Além de deter o registro de marcas famosas, como Melissa, Zaxy, Grendha, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Arezzo Kids e Zizou.

Modelo de negócio da Arezzo (ARZZ3)

A receita de vendas da Arezzo (ARZZ3) consiste especialmente em receitas provenientes das vendas de sapatos, bolsas e acessórios das marcas do Grupo Arezzo&Co: Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri, Fiever, Alme e Vans®.

A empresa obtém, através do canal de lojas próprias e comércio virtual, margens brutas superiores sobre a venda de produtos quando comparadas às margens brutas obtidas sobre a venda aos franqueados e aos lojistas multimarcas. Isto porque a venda é realizada diretamente ao consumidor final.

Governança corporativa Arezzo (ARZZ3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da Bovespa. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%.

Arezzo é uma empresa ESG?

A Arezzo&Co atua em vários pilares sociais. A companhia possui projetos de voluntariado corporativo, programas de apoio a jovens negros no primeiro emprego, iniciativas sustentáveis alinhadas com os ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU e vários outros projetos.

Todos os projetos podem ser conferidos na íntegra no relatório de sustentabilidade da companhia, disponível no site de relações com investidores da Arezzo.

Gráfico das ações ARZZ3 na Bolsa de valores

A cotação das ações da ARZZ3 ainda não atingiram o patamar anterior à pandemia, porém estão muito próximas após o mercado reagir bem à compra da reserva de mercado por parte da companhia.

cotação ação ARZZ3 na Bolsa de valores

Concorrentes da Arezzo (ARZZ3)

A Arezzo está no subsetor comércio e segmento de tecidos, vestuário e calçados na Bovespa. Logo, de acordo com a classificação da Bolsa de valores brasileira, as concorrentes da companhia que são listadas seriam Lojas Marisa (AMAR3), C&A (CEAB3), Lojas Renner (LREN3)e outras.

Entretanto, a Arezzo pode ser comparada também com companhias como Grendene (GRND3) e Alpargatas (ALPA4), especializadas na produção de calçados. A verdade é que a Arezzo&Co é uma empresa única, não existindo uma concorrente específica.

Setor de calçados

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio. 

Com o TC Matrix você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, qual o balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Como analisar a Arezzo (ARZZ3)

Receitas

Como dito acima, a receita da Arezzo é obtida através da venda dos seus produtos para os franqueados ou consumidores finais diretamente, através de plataformas digitais e lojas próprias.

Resultado de Arezzo (ARZZ3)

Custos

Os principais custos da Arezzo são relativos aos gastos com mão de obras e com a compra de matérias primas. A Arezzo (ARZZ3) trabalha com uma política de preço conhecida como cost plus, na qual o preço de venda é reflexo do custo de produção. Isso faz com que ganhos de eficiência operacional da companhia reduzam o preço dos produtos para o consumidor final, aumentando a demanda, a receita e consequentemente o lucro da empresa.

Ativos

A maior parte dos ativos da Arezzo são as contas a receber e os imobilizados, que representam as lojas próprias da companhia.

Ativos de Arezzo (ARZZ3)

Passivos

A Arezzo (ARZZ3) possui uma estrutura de capital conservadora e suas maiores obrigações são as dívidas com fornecedores e com os bancos (empréstimos e financiamentos).

Passivos de Arezzo (ARZZ3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub