Como e por que investir na Armac Locação (ARML3) | TC

Armac Locação (ARML3)

A Armac Locação (ARML3) é uma plataforma de locação de equipamentos, oferece aos seus clientes a locação de equipamentos de linha amarela, que incluem escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, tratores de esteira, minicarregadeiras, motoniveladoras, rolos compactadores, tratores agrícolas, entre outros. 

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Armac Locação (ARML3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Armac Locação (ARML3);
  2. O que faz a Armac Locação e Seu Modelo de Negócios (ARML3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações ARML  na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Armac Locação (ARML3)

A história da companhia começa quando seu fundador, o Sr. José Augusto Carvalho Aragão compra sua primeira máquina de linha amarela e passa a oferecer serviços para os setores de construção e infraestrutura.

Após anos atuando no ramo, o Sr. José resolveu fundar a ARMAC Locação e Equipamentos Ltda. em 1994. Com a ajuda de sua esposa, a Sra. Lúcia Rosa Pereira, José continuou a atender clientes locais e pequenos projetos até o ano de 2009.

A partir de 2009, a empresa resolveu mudar sua estratégia, passando a priorizar o aluguel das máquinas e equipamentos pesados.

Em 2013, o filho do casal fundador, o Sr. José Augusto Pereira do Aragão, se junta a companhia para reformular e reposicionar a companhia.

Em 2014, o outro filho do casal, o Sr. Fernando Pereira Aragão, também se junta à companhia, após trabalhar por 5 anos no mercado financeiro. Juntos, os irmão recriam o modelo de negócio, agora focado em trazer benefícios operacionais aos clientes.

Com o tempo, a ARMAC adquiriu a confiança dos clientes no Brasil, melhorando seus resultados operacionais e se transformando em um dos maiores players do mercado brasileiro de locação de equipamentos e máquinas pesadas.

Em março de 2020, a companhia se transformou em uma sociedade por ações de capital fechado. Três meses depois, com o objetivo de acelerar seu crescimento, os acionistas da ARMAC alienaram 29% do capital social para o Speed Fundo de Investimento em Participações Multiestrategia, gerido pela Gávea Investimentos. No começo de 2021, o fundo atingiu participação de 39,94%.

A entrada do fundo, colocou a empresa em um novo patamar.

No início de 2020,a Companhia possuía 424 equipamentos para locação, com um volume mensal de investimentos em expansão de R$10milhões.Em 31 de março de 2021,eram 1.403 equipamentos para locação e um volume mensal de investimentos em expansão de R$61milhões.

O que faz a ARMAC Locações (ARML3)

Como dito anteriormente, a ARMAC Locações (ARML3) é uma plataforma de locação de equipamentos multicategoria, ela oferece aos seus clientes equipamentos de linha amarela: pás-carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores, minicarregadeiras, motoniveladoras entre outros. 

A companhia possui uma frota própria de 1403 equipamentos locáveis e possui uma base de clientes presente em 17 Estados brasileiros nos setores de logística agrícola, agroindustrial, fertilizantes, mineração, papel e celulose e infraestrutura.

Modelo de negócio

O modelo de negócios da companhia é diferenciado, pois os preços de locação dos equipamentos incluem 100% da manutenção necessária.

Com a verticalização e desintermediação dos processos de manutenção, a companhia retorna aos clientes uma parcela relevante das altas margens praticadas pela cadeia na venda de peças e serviços.

Atualmente, a companhia trabalha com contratos de longo prazo, com compromisso de manter suas máquinas em operação com índice de disponibilidade superiores a 95%, prazo de manutenção de menos de 24 horas e de reposição de maquinário danificado de em média 48 horas.

Os principais clientes da companhia estão ligados a cadeias dos setores de agricultura, agroindústria, fertilizantes, mineração e papel e celulose, representando esses 61% da receita líquida da empresa.

Outro setor com demanda relevante é o de infraestrutura, que representa 39% da receita líquida da companhia, para esses clientes a empresa atua no modelo asset sharing, oferecendo máquinas sem períodos mínimos de locação.

Projetos de energia renovável, saneamento básico, rodoviários, ferroviários e de infraestrutura urbana representam a maior parte da demanda pelos serviços de asset sharing.

Governança Corporativa

A companhia está sujeita às regras do novo mercado e pretende ser listada neste segmento na B3

Dentre os principais acionistas, estão o Speed Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia com 28,00% das ações ordinárias (após a oferta) e logo em seguida vem os irmãos Fernando Pereira Aragão e José Augusto Pereira Aragão, ambos com 17,09% das ações ordinárias.

Os fundadores, o Sr. José Augusto Carvalho Aragão e a Sra. Lucia Rosa Pereira Aragão, possuem cada um 8,55% das ações ordinárias.

Riscos

  • A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro para implementar sua estratégia de negócios, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no capital social da Companhia. 
  • O negócio da Companhia requer capital intensivo de longo prazo para financiamento da renovação de sua frota, que pode ser insuficiente ou apresentar custo superior ao estimado, podendo impactar adversamente sua capacidade de implementar sua estratégia de crescimento e os seus negócios. 
  • A perda de membros da alta administração, ou a incapacidade de atrair, treinar e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia
  • A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do Coronavírus (“COVID-19”), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros. Dado que as consequências da pandemia são altamente incertas e imprevisíveis, os negócios da Companhia, sua condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e em sua capacidade de continuar operando podem ser adversamente afetados.
  • A Companhia pode não ser capaz de manter ou aumentar sua estratégia de crescimento, o que poderá afetar adversamente os seus negócios, situação financeira e resultados operacionais.

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas 

Como dito anteriormente, a companhia atua na locação de equipamentos de linha amarela,  seus principais clientes estão ligados aos setores de estão ligados a cadeias dos setores de agricultura, agroindústria, fertilizantes, mineração e papel e celulose que representam 61% da receita líquida.

O setor de Infraestrutura também tem participação relevante, sua forte demanda contribui para 39% da receita líquida da companhia.

No último ano, praticamente toda a receita da companhia veio de locação e serviços, com uma pequena contribuição de receita por venda de ativos. A companhia teve uma receita líquida de 51,8 MM no primeiro trimestre de 2021, um valor 161% maior que o correspondente ao mesmo período de 2020.

Pelo lado das despesas, destaque para as despesas operacionais administrativas e comerciais, que embora tenham aumentado em relação ao ano de 2020, aumentaram em uma proporção menor que a receita líquida operacional.

Ativos e Passivos 

No ativo, destaque para a conta de Caixa e equivalentes de caixa, que quase triplicou no ano de 2020 em relação ao ano de 2019.

No passivo, as contas mais relevantes são as de Fornecedores e Empréstimos e financiamentos, destaque para o elevado nível desta conta no passivo circulante do balanço patrimonial cujo exercício se encerrou em 31 de dezembro de 2020.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub