Assaí Atacadista (ASAI3)

A Assaí Atacadista (ASAI3) é uma das maiores redes atacadistas do Brasil, com mais de 170 lojas espalhadas por 23 estados, possui o foco no atendimento a clientes de micro e pequenas empresas. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, possui aproximadamente 28,5% do market share no segmento de atacado cash and carry.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Assaí Atacadista (ASAI3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Assaí Atacadista (ASAI3);
  2. Modelo de Negócios (ASAI3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações ASAI3 Atacadista na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Assaí Atacadista (ASAI3)

A primeira loja da rede foi inaugurada no ano de 1974, porém, seu foco era apenas na região Sudeste do país. Apenas após a aquisição da controladora CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), atual GPA (Grupo Pão de Açúcar). Em 2007, é que a Companhia começa a se expandir por outras regiões do país.

Em 2016, a empresa sofre uma reorganização com o objetivo de concentrar os negócios da Bandeira Assaí à empresa e os negócios multivarejo na CBD, através da cisão parcial das lojas multivarejo, incorporação da Barcelona Comércio Atacadista e Varejista e incorporação da Xantocarpa Participações. Com essas incorporações, as lojas do modelo atacadista foram transferidas para a companhia Assaí.

Em 2017, a Assaí tornou-se a maior marca, em termos de Receita Bruta, do Grupo Casino em todo o mundo.

A companhia atua no segmento atacadista, com 184 lojas (2020) espalhadas por 23 estados, além de 10 centros de distribuição e 9 escritórios regionais. Suas lojas atendem tanto negócios (B2B) quanto clientes pessoa física (B2C).

Atualmente, a companhia atua por dois segmentos operacionais:

  1. Atacado de autosserviço (Assaí);
  2. Varejo (grupo Éxito) através de outras bandeiras, como: Éxito, Carulla, Surtir Mayorista, Surtimax, Super Inter, Viva Malls na colômbia. Além da Devoto, Disco e Géant no Uruguai e Shoppings Libertad, Mini Libertad e Paseo Libertad na Argentina.

Modelo de Negócios (ASAI3)

Os clientes do Assaí Atacado são: transformadores, utilizadores, revendedores e consumidores finais. Esses produtos são adquiridos de fornecedores selecionados, apenas pequena parte dos produtos comercializados nas lojas são produzidos no próprio Assaí.

Dentre o público alvo da Assaí Atacadista, 25% representa clientes de Classe A e B, 61% clientes de classe C e 14% clientes de classe D e E. Além disso, estão dentre seus principais concorrentes: Atacadão, Maxxi, Makro, Fort, Tenda, Roldão e outros players regionais.

A Companhia não possui insumo e/ou matéria prima específica que esteja relacionada a uma quantidade de Receita significativa, haja visto a grande diversidade de produtos comercializados. Além disso, a empresa não possui concentração de fornecedores (não possui um fornecedor nem cliente responsável por mais de 10% da Receita Líquida).

Governança Corporativa

Gráfico das Ações ASAI3 Atacadista na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas

Em 2019, o segmento de Atacado de Autosserviço representava 92,9% da Receita Líquida, e o Varejo representava 7,1%.

A ampla capacidade de armazenamento das lojas permite ao Assaí Atacadista trabalhar com um baixo giro de estoque.

Custos e Despesas

A maior parte dos custos e despesas da companhia são custos e despesas variáveis, ou seja, uma alavancagem operacional menor. Seus custos tendem a variar de acordo com o preço da commodity, porém, são facilmente repassados, haja visto que alimentos possuem uma baixa elasticidade.

Ativos

Três grupos de Ativos se destacam no Balanço Patrimonial da Assaí: Caixa, Estoques e Imobilizado. O segredo para sua rentabilidade está, justamente, nessas duas primeiras contas, de como a empresa gerencia seu capital de giro e seu estoque.

Passivos

Percebemos uma grande saída de caixa no ano de 2020, o qual, provavelmente, foi direcionado para o pagamento de Fornecedores, uma conta significativa em seu Balanço Patrimonial. Além disso, a dívida da companhia, em termos de BP é relativamente alta, porém, comparado com sua capacidade de geração de Caixa, não é preocupante.

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