ATOM (ATOM3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa ATOM S.A. (ATOM3) perpassando pelos seguintes pontos:

  • Quem é a ATOM (ATOM3);
  • O que faz a ATOM (ATOM3)
  • Modelo de negócio da ATOM (ATOM3);
  • Governança corporativa ATOM (ATOM3);
  • Sustentabilidade;
  • Como analisar a empresa

Quem é a ATOM (ATOM3)

A Atom (ATOM3) é uma empresa fundada pelos irmãos Joaquim Paifer e Ana Carolina Paifer e abriu o capital em 2016.

O que faz a ATOM (ATOM3)

A Atom atua em duas vertentes: a educação dos traders e a mesa operadora. Ou seja, a ATOM3 presta o serviço de educação financeira para os traders, ensino a quando analisar e operar. Além disso, a companhia também possui os traders próprio que realizam as operações que resultam no lucro da companhia.

Modelo de negócio da ATOM (ATOM3)

A ATOM3 financia os seus colaboradores, ou seja, a companhia capta os traders para que eles operem o capital da companhia com o objetivo de lucrar. Diante disso, a companhia também rentabiliza por outro lado: o educacional.

Logo, a companhia fornece o treinamento para aquelas pessoas que desejam adentrar ao time de traders por meio de cursos de como operar no mercado financeiro, operando na bolsa de valores. Dessa forma, a companhia garante que seus membros estão realmente aptos para negociar.

O processo de capitalização dos traders ocorre por meio de um teste para verificar o desempenho deles ao operar no mercado. Além disso, a companhia conta com um processo rigoroso de gerenciamento de risco, estabelecendo limites de perdas diárias, por exemplo.

Por fim, os traders são incentivados a partir do negócio porque negociam um dinheiro que são deles e ficam com 80% do lucro, caso eles realizem.

Governança corporativa ATOM (ATOM3)

A ATOM3 está listada na B3 e possui apenas ações ordinárias em circulação. No que compete a composição acionária, a Exame possui cerca de 34,7% das ações e a WHPL Participações e Empreendimentos possui outros 34,7%, o que resulta em um free float de 30,6%.

A companhia não publica relatório de sustentabilidade, mas apresenta as ações tomadas para o gerenciamento de risco, onde neste mesmo documento retrata um pouco sobre as questões de governança.

Sustentabilidade

A companhia não divulga o relatório de sustentabilidade conforme foi dito anteriormente, nem publicada informações sobre práticas e ações adotadas no âmbito da sustentabilidade.

Evolução da ATOM (ATOM3) na Bolsa de Valores

As ações da ATOM3 chegaram a mínima história em março de 2020, valendo R$1,1 real. Após isso, a companhia experimentou uma crescente nos períodos subsequentes atingindo a casa dos R$ 9,45 em abril de 2021.

Setor e concorrentes da ATOM (ATOM3)

O modelo de negócio da Atom não é muito difundido aqui no Brasil, sendo mais comum nos EUA. Dessa forma, a companhia não possui concorrentes diretas listadas na B3. No que compete ao setor, a companhia tem como principal fator relevante o próprio mercado financeiro, onde é possível ganhar com a alta ou com a baixa do mercado.

Como analisar a ATOM (ATOM3)

Receitas

As principais fontes de receitas da companhia são da área educacional e das operações realizadas no mercado financeiro.

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, o ativo da Atom, ao longo dos anos, possui uma maior participação do caixa e equivalentes na composição do ativo.

Passivos

Em relação ao passivo da Atom, a composição historicamente possui uma maior relevância da conta partes relacionadas na formação do passivo não circulante.

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub