Azevedo & Travassos (AZEV3, AZEV4)

A Azevedo & Travassos é uma empresa que atua no setor de construção civil e infraestrutura, fundada em 1922 pelos engenheiros Francisco Azevedo e Francisco de Palma Travassos, a A & T presta serviços de engenharia para as maiores companhias do país.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Azevedo & Travassos (AZEV3/AZEV4), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Azevedo & Travassos (AZEV3/AZEV4);
  2. O que faz a Azevedo & Travassos (AZEV3/AZEV4);
  3. Diferença entre AZEV3 e AZEV4
  4. Governança Corporativa;
  5. Gráfico das Ações AZEV3/AZEV4 na Bolsa de Valores; e
  6. Como analisar a empresa.

História da Azevedo & Travassos

A Azevedo & Travassos S.A. Engenharia, Construções e Comércio foi constituída como sociedade anônima na década de 1950, já focada na prestação de serviços de engenharia e construção civil. Em 1964, passou por uma reformulação interna, com novos equipamentos e novo líder, o engenheiro Bernardino Pimentel Mendes que também passou a ser controlador da companhia.

Em 1974, criou sua primeira subsidiária, a IMOBEL S.A, voltada para a exportação do ramo de construção civil e compra, venda e incorporação de imóveis.

A partir da década de 1980 se consolidou na montagem de oleodutos e gasodutos prestando esses serviços para Petrobras e Comgás, além de criar a Azevedo & Travassos Petróleo S.A. Em 1984, finalmente alterou sua razão social para Azevedo & Travassos S.A e tornou-se uma empresa de capital aberto. Em 1987, a companhia criou mais uma subsidiária com propósito distinto, a Azevedo & Travassos Industrial, focada no fornecimento de peças para a indústria de petróleo.

Já em 1995, a Azevedo & Travassos Industrial teve sua razão social alterada para Azevedo & Travassos Engenharia Ltda. Em 2000, a Azevedo & Travassos S.A vendeu sua participação na Azevedo & Travassos Petróleo para a Paranapanema.

Finalmente, em 2008 foram criadas mais duas subsidiárias, a Azevedo & Travassos Imobiliária e a Azevedo & Travassos Desenvolvimento Imobiliário. Recentemente, a Azevedo & Travassos S.A vendeu sua participação na Azevedo & Travassos Engenharia, restando apenas uma controlada, a Azevedo & Travassos Infraestrutura, focada no setor de construção pesada.

O que faz a Azevedo & Travassos

A companhia atuou em variados setores ao longo de sua história, com diversas subsidiárias, hoje com menos subsidiárias e operação mais enxuta, presta serviços nas seguintes áreas:

Construção pesada e civil: Iniciado em 1922, o extenso portfólio de obras da Azevedo & Travassos inclui trechos ferroviários, obras rodoviárias, pontes, metrôs, túneis, barragens, aeroportos e edifícios residenciais, comerciais e industriais. 

Montagem eletromecânica: Começou a prestar esse tipo de serviço em 1972, com a construção de um gasoduto para a COMGÁS, em São Paulo. De lá para cá, a empresa se capacitou para atender uma gama de serviços na: construção e montagem de gasodutos, oleodutos, minerodutos e adutoras em geral; travessia de grandes rios, lagos etc. por perfuração dirigida; construção de redes urbanas em aço carbono e polietileno; recuperação e manutenção de gasodutos e oleodutos; adequação de redes urbanas para utilização de gás natural e construção de estações de compressão, redução e medição de gás.

Perfuração e completação de poços: Iniciou nesse setor em 1984, realizando atividades de perfuração, completação, limpeza e restauração de poços produtores de petróleo, gás, mineração e água com utilização de sondas. Habilitada pela agência nacional de petróleo (ANP), fechou contratos de prestação de serviço com empresas como a Petrobrás e a 3R Petroleum.

Desenvolvimento imobiliário: Atua na compra, venda e incorporação de imóveis desde a criação da IMOBEL em 1974. Entre idas e vindas, a divisão imobiliária retomou em 2008 com a criação da A&T Desenvolvimento Imobiliário Projeto I Ltda e o lançamento do empreendimento Quinta do Bosque em 2010.

Exploração e Produção de Petróleo: A companhia também atuou na exploração e produção de petróleo, iniciando com contrato firmados com a Petrobrás em blocos localizados no Rio Grande do Norte onde produziu um volume acumulado de 1,8 MM de barris de óleo e de 75 MM de m3 de gás.

Diferença entre AZEV3 e AZEV4

As ações terminadas em 3, como AZEV3, são as ações ordinárias. Esse tipo de ação dá aos acionistas direitos de participação na empresa, como votação em Assembléias. Já os tickers terminados em 4 (AZEV4) indicam uma ação preferencial, que dá ao acionista direito a futuros proventos e dividendos distribuídos pela empresa. Historicamente, as ações ordinárias possuem um desempenho melhor no caso da Azevedo & Travassos, com um preço levemente superior e contando com uma maior presença de investidores institucionais.

Governança Corporativa

Os maiores acionistas da companhia são fundos de investimento. A Rocket Empreendimentos e Participações detém a maior participação na empresa, além disso, teve fundamental participação no turnaround na empresa, ajustando todo o perfil da dívida e compondo o management vigente.

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações AZEV3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A receita da Azevedo & Travassos vem principalmente da venda de bens e serviços, que inclui a prestação de serviços de construção pesada, e o descomissionamento e restauração de poços. 

As despesas da companhia vêm principalmente de custos de construção que incluem projeto, fundação, estrutura e acabamento, assim como despesas relacionadas a matéria-prima e mão-de-obra.

Ativos e Passivos

No Balanço Patrimonial da companhia há presença majoritária de estoques no ativo, os quais são compostos pelos imóveis da companhia e outras contas a pagar no Passivo.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub