Como e porque investir em ações da Azul (AZUL4)? | TC

Azul Linhas Aéreas (AZUL4)

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. (AZUL4)  tem sede na cidade de Barueri, SP e hub no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. É segunda maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros e frota de aeronaves, e também a maior em número de rotas e destinos oferecidos. 

Após ser fundada em 2008 pelo empresário David Neeleman, a Azul rapidamente conquistou mercado e consumidores, atingindo um milhão de passageiros já no ano seguinte à sua fundação. A empresa aérea realizou IPO em 2017, numa operação comemorada pelo mercado, com IPO (Oferta Pública Inicial de ações) de US$ 643 milhões, e está listada no segmento de listagem Nível 2 da B3.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Azul S.A. (AZUL4) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Azul (AZUL4);
  2. Modelo de negócio da Azul (AZUL4);
  3. Governança corporativa Azul (AZUL4);
  4. A Azul é uma empresa ESG?;
  5. Gráfico das ações AZUL4 na Bovespa;
  6. Como analisar a empresa; e
  7. Vídeo sobre Azul no YouTube do TC.

O que faz a Azul (AZUL4)

A receita da Azul é basicamente fruto da venda de passagens aéreas, ou seja, receitas com transporte de passageiros. Além disso, a companhia aérea também obtém receita por meio do transporte de cargas, como o Azul Cargo e por meio dos seu programa de fidelidade, o TudoAzul.

Modelo de negócio da Azul (AZUL4)

A Azul Linhas Aéreas consolida-se como a terceira maior empresa aérea do país, com aproximadamente um terço do mercado brasileiro de Aviação Civil em termos de decolagens. A empresa focou em fazer linhas menos conhecidas, mas que possuíam demanda razoável. 

Dessa forma, começou a se tornar competitiva e abrangente no território, de forma a ganhar escala que nesse setor é muito importante. A companhia aérea utiliza tipos de aeronave como: Airbus A320, jatos da Embarer e ATR´s. Cada tipo de aeronave é focado para uma determinada linha ou rota com os objetivos de que ela seja mais bem aproveitada, como por exemplo, utilizar o Airbus A330 em voos longos e internacionais. 

Governança corporativa Azul (AZUL4)

No quesito governança corporativa, a Azul Linhas Aéreas abriu capital no ano de 2017 e está listada no Nível 2 da B3. Os principais diretores são descritos abaixo:

Diretores da Azul

A Azul é uma empresa ESG?

Por fim, cabe destacar a atuação ESG da empresa. A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) possui um relatório de sustentabilidade no qual todas as ações que a companhia está realizando, realizou ou planeja realizar envolvendo a questão social, ambiental ou de governança. Esse relatório pode ser conferido na íntegra no site de relações com investidores da empresa

Gráfico das ações AZUL4 na Bolsa de valores

As ações das companhias aéreas foram as que mais sofreram com a crise provocada pela Covid-19, com a Azul (AZUL4) não foi diferente. É possível ver que a companhia perdeu quase 80% do seu valor de mercado em um curto espaço de tempo, mas está se recuperando.

Gráfico que mostra evolução de AZUL4 na bolsa

Concorrentes da Azul (AZUL4)

As principais concorrentes da Azul são a Latam, cujas ações estão listadas na Bolsa de valores do Chile; e a Gol Linhas Aéreas, listada na Bovespa com o código GOLL4. Recentemente, a Latam anunciou um codeshare com a Azul, concentrando ainda mais esse mercado já oligopolizado.

Setor Aéreo

Para saber se a Azul (AZUL4) é um bom investimento para sua carteira se faz necessário conhecer o setor das companhias aéreas no Brasil. Não deixe de conferir nosso texto mostrando como escolher os melhores investimentos em companhias aéreas:

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio. 

Como analisar a Azul (AZUL4)

Receitas

As receitas são obtidas através do transporte de passageiros, transporte de cargas e através do programa de fidelidade TudoAzul

Resultados de Azul (AZUL4)

Custos

As companhias aéreas possuem custos que impactam muito, como o custo com combustíveis que estão sujeitos às mudanças nos preços de commodities e à variação cambial (dólar).

Ativos

Os ativos mais relevantes para a empresa aérea Azul (AZUL4) são justamente os aviões utilizados para transportar os passageiros e as cargas. Dessa forma, o ativo não circulante, especialmente o imobilizado, é responsável pela maior parte dos ativos da companhia aérea.

Ativos de Azul (AZUL4)

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa aérea são justamente as outras obrigações. Dentro da conta outras obrigações temos as dívidas que a companhia deve pagar por conta do arrendamento de aviões.

Passivos de Azul (AZUL4)

Vídeo sobre a AZUL no canal YouTube do TC

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráfico com cotação das ações, dividendos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub