Como e por que investir em ações da B3 (B3SA3)? | TC

B3 (B3SA3)

A B3 S.A. (B3SA3) é a atual administradora da Bolsa de valores do Brasil. A empresa nasce da fusão da Bovespa com a BM&F – a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

Desta forma, neste texto buscaremos compreender melhor a empresa B3 S.A. (B3SA3) abordando os seguintes pontos:

  1. A Bolsa de valores do Brasil;
  2. O que faz B3 (B3SA3);
  3. Modelo de negócio da B3 (B3SA3);
  4. Governança corporativa B3 (B3SA3);
  5. B3 é uma empresa ESG?;
  6. Evolução da B3;
  7. Setor financeiro e concorrentes da B3; e
  8. Como analisar a B3 (B3SA3).

A Bolsa de valores no Brasil

Um breve histórico sobre o mercado de capitais no Brasil

Tudo começou em 23 de agosto de 1890 quando foi fundada a Bolsa Livre pelo presidente Emílio Rangel Pestana. Com vida curta em razão da política do encilhamento, A Bolsa Livre encerrou suas atividades em razão da política do encilhamento em 1891, ressurgindo em 1895 com a denominação de Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo.

Após diversas conjunturas e mudanças, em 1967 passou a ser denominada Bovespa – a Bolsa de Valores de São Paulo. Em 2000, com o objetivo de agrupar toda a negociação de ações em uma só Bolsa, a Bovespa liderou um programa de integração com as demais bolsas de valores brasileiras passando a ser o único mercado de capitais no país. 

Em 2005 a Bolsa tornou-se totalmente eletrônica, e no ano seguinte iniciou-se o pregão eletrônico 100% doméstico. No ano de 2007 ocorreu à abertura de capital da empresa coligada Bovespa Holding, que é um consórcio das corretoras que operam na Bolsa. Em 2008 a Bovespa anunciou a fusão com a BM&F – a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. E, finalmente, em 2017 nasce a B3 S.A.. A companhia desenvolve e viabiliza os mercados em que atua, administra sistemas de negociação, compensação, liquidação e registro para todas as principais classes de ativos.

O que faz a B3 (B3SA3)

A B3 S.A. é a bolsa de valor oficial do Brasil sendo a única em operação no país, e está entre as 6 maiores bolsas do mundo. A B3 surgiu em 29 de março de 2017, após uma combinação entre a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo e a Cetip S.A., uma empresa responsável por cuidar de títulos de renda fixa negociados no mercado brasileiro. A combinação resultou em uma das maiores empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo. 

Modelo de negócio da B3 (B3SA3)

A B3 (B3SA3) tem um portfólio amplo e diversificado, oferecendo produtos e serviços para seus clientes que são: bancos, corretoras, firmas, assets e fundos de pensão e outros investidores. 

A B3 se destaca por ser a maior depositária de títulos de renda fixa na América Latina e também por ser líder em oferecer produtos e serviços que aceleram o processo de análise e aprovação de crédito em território nacional. É uma das empresas mais beneficiadas de uma economia em crescimento e de um mercado de capitais forte no Brasil.

Governança corporativa da B3 (B3SA3)

No quesito governança corporativa, as ações B3SA3 são negociadas no segmento de listagem Novo Mercado e ainda integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX, Itag, entre outros. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%.

Caso queira conhecer as particularidades de cada segmento, não deixe de conferir nosso texto que explica as principais características de todos os segmentos de listagem disponíveis na B3.

A B3 é uma empresa ESG?

No quesito sustentabilidade, o Conselho de Administração da B3 aprovou em 2013, a Política de Responsabilidade Socioambiental, que está alinhada com os princípios estratégicos da companhia e tem por objetivo formalizar e orientar diretrizes de atuação no tema.

Além disso, a companhia tem o papel de induzir as melhores práticas de sustentabilidade entre seus stakeholders e oferecer produtos e serviços ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) que apoiem os seus clientes nesta transição.

Caso tenha interesse em saber como as políticas ESGs afetam os retornos das ações, não deixe de conferir nosso texto.

Gráfico das ações B3SA3 na Bolsa de valores

É possível observar no gráfico com a cotação das ações B3SA3 na Bolsa, que os papéis da companhia tiveram um crescimento consistente desde 2017 até meados de 2019. Após queda no final daquele ano, nova valorização com topos históricos.

Evolução da B3 (B3SA3)

Setor financeiro e concorrentes da B3 (B3SA3)

A B3 está classificada no segmento de “serviços financeiros diversos” ao lado da Cielo (CIEL3) Entretanto, sabemos que as duas companhias não são comparáveis.

Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio. 

Como analisar as ações da B3 (B3SA3)

Receitas

As receitas são obtidas através da transação de ativos no mercado de bolsa ou de balcão, sejam eles ações, instrumentos de renda fixa, derivativos ou outros.

Resultados da B3 (B3SA3)

Custos

Os principais custos da B3 (B3SA3) são relativos às despesas com pessoal e depreciação e amortização dos equipamentos.

Ativos

A B3 possui uma composição de ativos inusual, a maior parte dos seus ativos é representado pelo ágio e está localizado na conta “intangível” do balanço, se quiser saber mais sobre ativo intangível confira nosso texto “O que é ativo intangível?”.  As aplicações financeiras também compõem parte significativa do balanço da companhia.

Ativos da B3 (BESA3)

Passivos

A maior parte dos passivos da B3 (B3SA3) são de curto prazo e são relativos a outras obrigações. A companhia possui um patrimônio líquido elevado para o nível de passivos, representando uma baixa alavancagem.

Passivos da B3 (B3SA3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráficos, cotação de ações, dividendos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub