Como e por que investir nas ações do Banco do Nordeste - TC

Banco do Nordeste (BNBR3)

A Banco do Nordeste (BNBR3) é um banco de desenvolvimento, o qual possui autorização pelo Banco Central para atuar como banco múltiplo.

O Banco atua na região Nordeste do país, além da região norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Além de atuar com o crédito em segmentos e empresas específicas, o banco atua na gestão de ativos, mercado de capitais e serviços bancários, no geral.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Banco do Nordeste (BNBR3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Banco do Nordeste (BNBR3);
  2. O que faz a Banco do Nordeste (BNBR3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações BNBR3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Banco do Nordeste (BNBR3)

Sua origem remonta a 1952, quando o banco foi criado a partir da Lei Federal nº 1.649. Como um banco de desenvolvimento, uma de suas principais funções é a de incentivar a inovação e desenvolvimento da região, através do financiamento e acesso a crédito, em geral, de empresas, a um custo competitivo.

Atualmente, o banco é uma instituição financeira de desenvolvimento, porém, com autorização do Banco Central para atuar como banco múltiplo, organizada sob a forma de sociedade mista de capital aberto, a qual possui cerca de 90% sob controle do Governo Federal, com sede na cidade de Fortaleza, Ceará.

Além dos recursos federais, o banco possui a capacidade de se financiar através do mercado interno e externo, por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além disso, é de competência do banco administrar o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), agente operador, financeiro e administrativo da carteira de títulos do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), agente de crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e como operador do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE).

O que faz a Banco do Nordeste (BNBR3)

Em 2020, o banco atuava através de uma rede de 292 agências, espalhadas por 1.990 municípios na região do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Esse volume de agências representa cerca de 8,6% da rede bancária presente na região e 62,6% de participação no volume de financiamento de longo prazo. Além disso, cerca de mais da metade (55,7%) desse volume financiado é destinado ao crédito rural.

Dentre as principais operações feitas pelo banco, estão:

  • Operações de crédito: Para empresas de todos os portes dos setores da indústria (aquisição de máquinas, equipamentos e matérias primas, em geral), infraestrutura (para governos estaduais, municipais e federais), comércio (empresas de varejo, atacado e serviços) e rural (agronegócio);
  • Gestão de portfólio e análise de crédito para fundos e programas governamentais;
    Serviços bancários: Oferta de contas poupança, depósitos a vista e a prazo, custódia de títulos, operações de câmbio, transferências, servicos de cobranca, cartões de crédito, etc;
  • Operações no Mercado de Capitais: Estruturação e distribuição de títulos e valores mobiliários; e
  • Gestão de ativos.

Para desempenhar tais atividades, o banco possui diversos programas governamentais, tais como: FNE; o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (PMPO); o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e o Programa de Crédito Fundiário (PNCF Social).

A principal fonte de financiamento do banco é o Governo Federal, através do FNE. Assim como outras entidades públicas, o banco possui o Plano Plurianual (PPA) – um instrumento de planejamento da administração pública federal – o qual possui o objetivo de alocar recursos federais aos mais diversos programas do Banco.

Dentre os programas com maior fonte de recursos para 2020 e 2021, estão: Agropecuária Sustentável (concessão de crédito aos produtos rurais); Inclusão Social e Produtiva de Pessoas de Baixa Renda; Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano a comércios, serviços e indústrias a micro, pequenas empresas e empreendedores individuais, totalizando cerca de R$ 40 bilhões.

Além disso, o processo de distribuição desses produtos é feito através de agências físicas, canais digitais, mobile banking e caixas eletrônicos.

Governança Corporativa

Dentre seus maiores acionistas, estão: Governo Federal (55,45%); Banco do Brasil Gestão de Recursos – DTVM (42,16%); e Caixa Econômica Federal.

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações BNBR3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações BNBR3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

No ano de 2020, o Banco contou com uma receita total de 6.209 milhões e uma margem financeira de 3.363 milhões. Esses resultados contam tanto com a parte da Carteira Própria do Banco quanto do FNE.

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Ativos e Passivos

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub