Banco Mercantil de Investimentos (BMIN3)

O Banco Mercantil de Investimentos (BMIN3) é uma instituição financeira que se dedica ao financiamento de projetos, oferecendo produtos e serviços do mercado de capitais. É uma companhia aberta controlada pelo Banco Mercantil do Brasil.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Banco Mercantil de Investimentos (BMIN3), elencando os seguintes pontos:

  1. História do Banco Mercantil de Investimentos (BMIN3);
  2. O que faz o Banco Mercantil de Investimentos (BMIN3);
  3. Sobre as ações do Banco Mercantil de Investimentos (BMIN3)
  4. Governança Corporativa;
  5. Gráfico das Ações BMIN3 na Bolsa de Valores; e
  6. Como analisar a empresa.

História do Banco Mercantil de Investimentos

A Empresa tem sua origem no Banco Campina Grande de Investimento S.A, que apesar do nome, tinha sede no Rio de Janeiro e foi constituído em 1971. 

Em 1972, o banco foi adquirido pelo Banco Mercantil de Minas Gerais S.A. (atual controlador do Banco Mercantil de Investimentos) tendo sua sede transferida para Belo Horizonte, foi aí que passou a ter denominação social de Banco Mercantil de Investimentos S.A

Em 1972, começou a operar com objetivos semelhantes aos atuais, buscava realizar operações de participação ou de financiamento para suprimento de capital fixo ou de giro e administrar carteiras de valores mobiliários.

Em 1977, conseguiu registro de companhia aberta junto à CVM, começando a negociar suas ações na bolsa de valores. A Companhia passou por várias capitalizações e atingiu o seu ápice operacional na década de 2000, quando por estratégia, passou a atuar de forma integrada com seu controlador.Em 2019,  o Banco Mercantil do Brasil (controlador) chegou a 238 pontos de atendimento distribuídos pelo Brasil, com 2.856 funcionários e uma filial no exterior. 

Hoje, o Grupo Mercantil do Brasil, atua nas principais modalidades do setor financeiro, suportados pelas carteiras comercial, de investimento, crédito e financiamento, arrendamento mercantil e crédito imobiliário.

O que faz o Banco Mercantil de Investimentos

Com profissionais competentes com track record, trabalham com a estruturação de operações no mercado de capitais e captações. Financiam projetos de empresas atendendo suas diversas necessidades, para isso o BMI utiliza toda a infraestrutura do Banco Mercantil do Brasil. Buscam o mercado de middle até o de large corporate, tendo um posicionamento diferente dos bancos comuns. Dentre os principais produtos ofertados estão:

  • DCM: Acesso a operações de mercado de capitais, como Debêntures, Notas Promissórias, FIDCs, CRI e CRA.
  • Crédito: Operações de crédito estruturadas para atender demandas de empresas com potencial para acesso ao mercado de capitais.

Dentre os principais clientes do banco estão: Cemig, Copasa, Datora e Horita.

Sobre as ações do Banco Mercantil de Investimentos

As ações terminadas em 3, como BMIN3, são as ações ordinárias. Esse tipo de ação dá aos acionistas direitos de participação na empresa, como votação em Assembléias. Já os tickers terminados em 4 (BMIN4) indicam uma ação preferencial, que dá ao acionista direito a futuros proventos e dividendos distribuídos pela empresa. Historicamente, as ações ordinárias possuem um volume baixíssimo, chegando a não negociação em alguns dias. 

Governança Corporativa

O maior acionista da companhia é o Banco Mercantil do Brasil, que possui de 97,97% das ações ordinárias e de 54,25% das ações preferenciais, representando 91,53% do capital total da companhia.

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Além do Sr. Paulo Henrique Brant de Araújo, atual Diretor e Presidente e Conselheiro de Administração da Companhia, a diretoria é composta também pelos membros abaixo:

Gráfico das Ações ENMT3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

A receita do Banco é proveniente de intermediações financeiras. As principais despesas são operacionais.

Ativos e Passivos

Seus ativos estão concentrados em ativos financeiros, como aplicações interfinanceiras de liquidez e títulos e valores mobiliários. O passivo está concentrado em depósitos.

Referências

RI do Banco Mercantil de Investimentos: formulários, resultados e apresentações institucionais da companhia.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub