Banco Modal (MODL11)

O Banco Modal (MODL11) é um dos principais bancos do Brasil, o qual desenvolve atividades relacionadas ao segmento de bancos de investimentos e bancos comerciais.

Desta forma, neste texto, buscaremos compreender melhor o Banco Modal (MODL11), elencando os seguintes pontos:

  • História do Banco Modal (MODL11);
  • O que faz o Banco Modal e Seu Modelo de Negócios;
  • Ações da Banco Modal (MODL11) na Bolsa de Valores;
  • Governança Corporativa; e
  • Como analisar a empresa.

História do Banco Modal (MODL11)

A companhia foi fundada por ex-sócios do Banco Garantia, na cidade do Rio de Janeiro, os quais se juntaram e adquiriram o controle da Incisa S.A., a qual passou a ser denominada de Modal S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Em 1995, a Modal DTVM conseguiu autorização do Banco Central, se transformando num banco de investimentos, o Banco Modal S.A. Quatro anos depois, o Banco conseguiu autorização do Banco Central para atuar como banco múltiplo, tendo assim, carteira comercial e de investimentos. Nesse mesmo ano, a companhia abriu seu primeiro escritório na cidade de São Paulo.

Em 2014, o banco incorporou a Safdié DTVM ao Grupo Modal. Um ano depois, foi lançado o Homebroker Modalmais, o qual permitia investidores negociarem títulos mobiliários diretos do site modalmais.com.br, além de outros avanços em sua plataforma digital.

Entre 2020 e 2021, o Banco faz uma série de aquisições, como a Investir Juntos, Proseek, Eleven Research e a Banking and Trading Desenvolvimento de Sistemas Ltda.

O que faz o Banco Modal

O Banco Modal é uma das principais plataformas de investimento do Brasil, o qual fornece produtos de investimentos para seus clientes de forma digital, além de produtos bancários, carregando características de uma fintech.

A companhia atua em duas linhas de produtos diferentes, sendo eles: Produtos de Investimentos e Produtos Bancários. Dentre os produtos, estão:

  • Produtos de Investimentos: Títulos do tesouro, Ações, Fundos Mútuos, Fundos de Pensão Privada, Produtos Estruturados e Renda Fixa.
  • Produtos Bancários: FX e derivativos, Mesa de Renda Fixa, Mercado de capitais, Conta corrente e pagamento de contas, Turbo Leverage, Crédito garantido e programa de débito/cartão de crédito.

Atualmente, o Banco possui cerca de 1,2 milhões de clientes. O relacionamento entre o banco e o cliente, em relação aos seus produtos, tanto bancários quanto de investimento, são três principais:

  1. AAIs (agentes autônomos);
  2. Digital; e
  3. anais diretos.

Além disso, o banco atua através de apenas um segmento operacional, o Banco Digital Modalmais, combinando uma plataforma de investimentos integrada digitalmente. Seus produtos e serviços são separados em 7 unidades de negócios distintas, sendo elas:

  1. Portfólio de Varejo: Conta salário e conta-corrente, Pagamentos de boletos, títulos, tributos, Transferências (Ted e Pix), Mais de 500 fundos mútuos e fundos de pensão, Títulos de renda fixa (públicos e privados) e Contratação de câmbio;
  2. Varejo Transacional: Produtos relacionados à renda variável, como contratos futuros e ações, planos de assinatura de plataformas (atualmente, a plataforma oferece mais de 23 plataformas especializadas de negociação);
  3. Crédito para Varejo: Oferece o serviço bancário através de cartões de crédito e débito, crédito colateralizado e alavancagem para daytrade.
  4. Mercado de Capitais: Oferece serviços de assessoria financeira e produtos voltados tanto para empresas, fundos de investimento quanto para pessoas físicas. São serviços voltados a assessoria de Ações, Dívida, Fiis, FIP-IE, Advisory e
  5. Mesa de renda fixa;
  6. Mesa Institucional: São serviços de brokers, como corretagem e intermediação de operações nos mercados da B3, renda fixa local, câmbio e operações estruturadas de derivativos no geral; e
  7. Conteúdo Digital: Unidade de negócios a qual a companhia oferece serviços de educação financeira, como aulas, boletins diários, assinatura de relatórios.

Seu Modelo de Negócios

Por ser uma plataforma digital e uma fintech, a companhia possui um modelo de negócios escalável. Tal modelo é focado em cinco pilares principais:

  1. Estrutura tecnológica da plataforma;
  2. Educação financeira para investidores (“Investir Juntos”);
  3. Portfólio de produtos e serviços de investimento e bancários;
  4. Canais de interação com clientes; e
  5. Novas aquisições e parcerias.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Ações da Banco Modal (MODL11) na Bolsa de Valores

Cotação das ações da MODL11

Como analisar a empresa

Balanço Patrimonial – Ativos

Ativos

Os itens do ativo da companhia mais representativos, além de Caixa e Equivalentes, são ativos com marcação a mercado (MtM), como LFTs, em sua maioria. São ativos de alta liquidez e baixo risco, utilizados, principalmente, como colaterais.

Balanço Patrimonial – Passivo

Nos seus passivos, a conta com maior concentração é a de depósitos, o que é normal para um banco. A contrapartida desses depósitos geram o principal ativo do banco, as reservas, as quais o banco utiliza para se alavancar e rentabilizar o capital. Esses depósitos se caracterizam, em sua maior parte, por depósitos a vista, ou seja, não possuem maturidade.

Receitas

No ano de 2020, os resultados principais do banco foram de operações com derivativos e ganhos com operações compromissadas, renda variável e títulos do governo. Apesar de ser um banco comercial, também, os resultados com operações de crédito ainda são irrelevantes frente a outras operações.

Despesas

Despesa principal da companhia é caracterizada pelo gasto com pessoal (salários e encargos).

Demonstração de Resultados do Exercício

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub