Como e por que investir nas ações do Banese (BGIP4)? | TC

Banese (BGIP4)

O Banco do Estado de Sergipe S.A. (BGIP4) é uma empresa de capital aberto e economia mista controlada pelo Estado de Sergipe, responsável por promover o crescimento econômico de Sergipe através da prestação de serviços bancários.

O Banese atua no mercado varejista com pessoas físicas e no financiamento ao capital de giro de pequenas e médias empresas. Além disso, financia a construção de empreendimentos imobiliários e realiza operações oriundas de repasses do BNDES e BNB, por meio das carteiras rural e industrial.

Neste texto, buscaremos compreender o banco Banese (BGIP4) perpassando pelos seguintes pontos:

  • O que faz o Banese (BGIP4);
  • Governança corporativa Banese (BGIP4);
  • Evolução das ações BGIP4 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar o Banese (BGIP4)

O que faz o Banese (BGIP4)

O Banese é o único banco estadual do Nordeste, fundado em 1963 sob o nome de Banco de Fomento Econômico do Estado de Sergipe S.A. (BANFESE). Em 1967 teve sua denominação alterada para Banco do Estado de Sergipe S.A.

No ano de 1991 tornou-se um Banco Múltiplo, automatizou sua rede de agências e, através da Rede Verde-Amarela, interligou-se a mais de 4.700 agências de bancos estaduais dispersos em todo território nacional.

Já em 1994, com o plano real, período ao qual a moeda brasileira se tornou estável, o Banese foi reestruturado funcionalmente e organizacionalmente objetivando a racionalização de despesas para diminuir os reflexos das mudanças no novo cenário econômico do Brasil, com juros baixos e inflação controlada.

BaneseCard

Em 2002 foi criado, o cartão de crédito oficial do banco o BaneseCard e é até hoje uma das formas de pagamento mais utilizada pelos cidadãos de Sergipe, sendo utilizado como cartão múltiplo por correntistas do Banese e também não correntistas.

O cartão está presente em todo o Estado de Sergipe e em alguns estados brasileiros através do credenciamento de lojas de rede nacional. O cartão tem como vantagem competitiva a não cobrança de anuidade nem de custos de aquisição ou renovação.

O Banco tem por objetivo social a prática de todas as operações bancárias ativas, passivas e acessórias, tais como a prestação de serviços bancários e o exercício de quaisquer atividades autorizada às instituições integrantes do SFN (Sistema Financeiro Nacional), com a natureza de Banco Múltiplo, com o objetivo de desenvolver socioeconomicamente o Estado de Sergipe.

O mercado de atuação do Banese é o Estado de Sergipe inteiro. O banco possui 61 agências, das quais 14 situadas em municípios antes desassistidos, 14 postos de atendimento bancário e 347 Pontos de Atendimento de Correspondente no País.

As principais atividades do Banco estão voltadas para os empréstimos à pessoa física, tendo os produtos Credi-Salário e Vinculado ao Cartão de Crédito com participação de 40% e 14% da carteira comercial, respectivamente; e para os empréstimos à pessoa jurídica, que possuem o Progiro, o Empréstimo em Conta Corrente – ECC e o ECC Banese Card com 17%, 8% e 6% da carteira, respectivamente.

Governança corporativa Banese (BGIP4)

No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Tradicional” junto à BMF&BOVESPA atualmente B3. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Evolução do Banese (BGIP4) na Bolsa de Valores

Como analisar o Banese (BGIP4)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da intermediação financeira.

Custos

Os custos da empresa são, em sua maior parte, de intermediação financeira.

Ativos

A empresa tem seu ativo mais concentrados no curto prazo. Sendo a conta mais representativa a de Títulos e valores mobiliários.

Passivos

A empresa tem seu passivo mais concentrado no curto prazo. Sendo a conta mais representativa a de Depósitos.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub