Como e por que investir nas ações do Banrisul (BRSR6) - TC

Banrisul (BRSR6)

Criado em 1928, o Banco do Rio Grande do Sul S.A. – Banrisul (BRSR6) surgiu com o objetivo de ser a instituição financeira oficial do Rio Grande do Sul para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O banco é a marca mais lembrada pelos gaúchos, segundo a pesquisa Top Of Mind 2018, promovida pela Revista Amanhã. O Banrisul também está entre os 100 maiores bancos do Brasil no ranking Finanças e foi classificado entre os 20 maiores bancos em operações de crédito, depósitos totais, patrimônio líquido, lucro líquido, entre outros indicadores.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor o banco Banrisul (BRSR6) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz o Banrisul (BRSR6);
  2. Modelo de Negócios do Banrisul (BRSR6);
  3. Governança Corporativa Banrisul (BRSR6);
  4. Gráfico de ações do Banrisul (BRSR6);
  5. Como analisar o Banrisul (BRSR6)

O que faz o Banrisul (BRSR6)

Em 1931, o Banrisul incorporou o Banco Pelotense e, em seguida, com o seu crescimento, passou a incorporar instituições como o Banco Real de Pernambuco, Banco Sul do Brasil, Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, BADESUL e a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Estado do Rio Grande do Sul.

Na década de 1990, o Banrisul passou a trabalhar como banco múltiplo e absorveu a estrutura, clientes e parte dos ativos da Caixa Econômica Estadual.

Em 2007, a companhia abriu capital na bolsa de valores do Brasil. Já em 2015, foi constituída uma companhia de seguros, a holding Banrisul Icatu Participações S.A., que faz parte do Grupo Banrisul. As operações são conduzidas por um conjunto de instituições que agem de forma integrada no mercado financeiro. Fazem parte do Grupo Banrisul: a Administradora de Consórcios, a Banrisul Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, a Banrisul Armazéns Gerais S.A., a Banrisul Cartões S.A., a Bem Promotora de Vendas S.A. e Serviços e a Banrisul Icatu Participações S.A.

O Banrisul também atua como um instrumento de execução da política econômico-financeira do Estado do Rio Grande do Sul, em consonância com os planos e programas do Governo Estadual.

Modelo de Negócios do Banrisul (BRSR6)

O Banrisul é um banco comercial de varejo, voltado a empresas e pessoas físicas, com forte presença no Rio Grande do Sul, detendo cerca de 20% de participação no crédito e quase 50% dos depósitos a prazo feitos no Estado. Empresa de economia mista, atua como principal agente financeiro do Estado do Rio Grande do Sul na promoção do seu desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável e rentável.

O banco possui um modelo de negócios estável e oferece uma vasta gama de produtos de crédito e serviços financeiros. Um dos pontos fortes do Banrisul é sua base de captação estável e de baixo custo, formada principalmente por depósitos a prazo e de poupança e possibilitada por uma rede de agências de alta capilaridade e pela referência de solidez da marca.

Em relação à estratégia de crédito comercial para pessoa física, o Banrisul mantém o direcionamento voltado para a ampliação da carteira de crédito com operações de menor risco, em especial às linhas de crédito consignado aos servidores públicos e aposentados.

No segmento empresarial, o banco está focado nas pequenas e médias empresas. Nesse sentido, destaca-se o Banrisul Mais Empresas, programa que contempla uma nova modelagem de crédito e análise de risco, e busca o aperfeiçoamento na concessão de limites de crédito aos clientes do varejo, para os quais o foco está direcionado à oferta de operações com garantia real, cartão empresarial, desconto de recebíveis e novos planos de soluções da rede de adquirência Vero.

Governança Corporativa Banrisul (BRSR6)

Com o objetivo de aderir às melhores práticas de mercado, a companhia está listada no nível 1 de Governança Corporativa da B3, observando práticas de governança corporativa e exigências de divulgação de informações, além daquelas já impostas pela legislação brasileira.

Gráfico de ações do Banrisul (BRSR6)

Como analisar o Banrisul (BRSR6)

Receitas

As receitas são oriundas da intermediação financeira e serviços financeiros.

Custos e Despesas

Os custos são, em essência, o custo da intermediação financeira.

Ativos

A massiva parte dos seus ativos são ativos financeiros

Passivos

Seus passivos, em maior parte, são passivos financeiros ao custo amortizado.


Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub