Blau Farmacêutica S.A. (BLAU3)

A Blau Farmacêutica S.A. (BLAU3) é uma companhia do segmento farmacêutico, a qual possui uma cadeia verticalizada na produção de medicamentos, especializada no fornecimento de medicamentos utilizados em hospitais e clínicas da rede pública e privada.

Desta forma, neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Blau Farmacêutica S.A, elencando os seguintes pontos:

  • História do Blau Farmacêutica S.A. (BLAU3);
  • O que faz o Blau Farmacêutica S.A.;
  • Modelo de Negócios;
  • Ações da Blau Farmacêutica S.A. (BLAU3) na Bolsa de Valores;
  • Governança Corporativa; e
  • Como analisar a empresa.

História do Blau Farmacêutica S.A. (BLAU3)

A companhia foi fundada em 16 de dezembro de 1987, na cidade de São Paulo. Inicialmente, a atividade da companhia era a distribuição de cosméticos, produtos para saúde, correlatos e medicamentos.

Em 1995, a companhia inaugurou sua filial industrial, na cidade de Cotia, SP, a qual produz medicamentos sólidos e injetáveis oncológicos, antirretrovirais e imunossupressores, atualmente.

Em 2011, a companhia adquiriu participação majoritária em uma distribuidora sediada na cidade de Bogotá, na Colômbia, a qual passou a ser chamada de Blau Farmacêutica, a qual passou a distribuir os medicamentos produzidos no Brasil. No mesmo ano, a companhia se transformou em uma sociedade por ações de capital fechado, alterando sua razão social para Blau Farmacêutica S.A.

Em 2012, a empresa passa a produzir antibióticos nas classes de penicilínicos, cefalosporínicos e não beta lactâmicos, através da aquisição da cisão da empresa Ariston Indústrias Farmacêuticas Ltda.

Em 2015, a companhia adquire 100% das ações de sua distribuidora na Colômbia e em 2020, faz a aquisição da Pharma Limirio Indústria Farmacêutica Ltda., com sede na cidade de Anápolis, Goiás. No mesmo ano, a companhia constitui a Plasma Expert Corp nos Estados Unidos, além de uma joint venture entre a Plasma Exper Corp e a Atlantic Biologicals LLC e a Hermarus LLC.

O que faz o Blau Farmacêutica S.A.

A companhia pertence ao setor da indústria farmacêutica, com um portfólio de medicamentos injetáveis, indispensável em hospitais, clínicas e HMOs, os quais incluem medicamentos nas áreas de oncologia, hematologia, nefrologia e especialidades.

Nesse sentido, a companhia está dividida em 4 linhas de medicamentos distintos, sendo eles:

  1. Biológicos: São medicamentos produzidos por biossíntese em células vivas, como vacinas, soros hiperimunes, hemoderivados e biomedicamentos;
  2. Especialidades: Engloba antibióticos, relaxantes musculares, medicamentos injetáveis, anestésicos, etc;
  3. Oncológicos: Medicamentos orais e injetáveis, destinados ao tratamento do câncer; e
  4. Outros: Medicamentos, incluindo medicamentos sob prescrição médica, focados no varejo e mercado institucional.

Tais medicamentos são negociados para mais de 7 mil redes hospitalares, mais de 5 mil hospitais e clínicas, mais de 300 clínicas oncológicas e mais de 300 centros de nefrologia, o que proporciona a companhia, o 27º lugar no ranking de todas as farmacêuticas, 13º no segmento institucional e 3º em vendas totais, no mercado brasileiro, garantindo um market share de 29,7% quando somados todos os segmentos de atuação.

Modelo de Negócios

O principal meio de vendas da companhia é a partir de uma equipe de vendas especializada em cada segmento de atuação, no mercado público e privado, com abrangência nacional, através de visitas aos hospitais, clínicas e redes de farmácia. Além disso, a demanda dos canais públicos são atendidas através de processos licitatórios.

Após a captação de novos pedidos de clientes, os departamentos de excelência comercial e logística gerenciam a distribuição dos produtos, os quais passam pela gestão de estoque das distribuidoras até a entrega dos produtos, que por sua vez, podem ser entregues de forma direta pela companhia ou pelas distribuidoras.

Seus produtos farmacêuticos estão divididos em dois segmentos operacionais:

  1. Institucional, o qual consiste na venda de medicamentos com foco em tratamentos em hospitais e clínicas (públicas ou privadas); e
  2. Varejo, os quais consistem em remédios vendidos em drogarias.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Ações da Blau Farmacêutica (BLAU3) na B3

Cotação das ações da BLAU3

Como analisar a empresa

Ativo

Nos seus ativos, a maior concentração se dá pelas Máquinas e equipamentos da companhia, Estoques e Contas a receber, estes que possuem baixo provisionamento.

Balanço Patrimonial – Ativos

Passivo

Dentre as maiores concentrações no Passivo da companhia estão os empréstimos de longo prazo e os fornecedores estrangeiros.

Balanço Patrimonial – Passivos

Receitas

Cerca de 79,5% da Receita Líquida da companhia advém de 19 medicamentos com marcas próprias no mercado institucional. Além disso, da sua Receita Operacional Líquida em 2020, 94,37% era representado pelo segmento Institucional, e o restante pelo Varejo.

Demonstração de Resultados do Exercício

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub