Como e por que investir nas ações da BR Distribuidora (BRDT3)? | TC

BR Distribuidora (BRDT3)

A BR Distribuidora (BRDT3) é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil em volume de vendas, atuando em todas as regiões do País, a BR Distribuidora é responsável pela logística de combustíveis através de oleodutos e transporte rodoviário/ferroviário/hidroviário e cabotagem.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa BR Distribuidora (BRDT3), elencando os seguintes pontos:

  • História da BR Distribuidora (BRDT3);
  • O que faz a BR Distribuidora;
  • Modelo de Negócios (BRDT3);
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das Ações BRDT3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

História da BR Distribuidora (BRDT3)

A Petrobras Distribuidora S.A. foi constituída em 12 de novembro de 1971 em função da reestruturação da distribuição do petróleo no Brasil. Assim, a BR Distribuidora nasce da necessidade de abastecer o País, devido a ampla atividade de exploração de petróleo da Petrobras, que crescia a taxas superiores a 10% ao ano.

Após três anos da constituição da companhia, ela se tornou líder de mercado após diversos investimentos em distribuição de combustíveis e infraestrutura de armazenagem, como bases, depósitos, equipamentos e postos de revenda. O número de postos que a companhia abastecia já tinha crescido em 168% comparado com três anos atrás.

Durante a década de 1970, a companhia desenvolveu linhas de óleos lubrificantes destinados ao segmento automotivo e marítimo (Lubrax e Marbrax, respectivamente), óleos industriais e ferroviários (Lubrax e Ferbrax, respectivamente). Além disso, com a incorporação da Petróleo Minas Gerais S.A., a companhia passou a crescer substancialmente no segmento de vendas e revendedores e a comercializar etanol nos postos de revenda.

O ano de 1992 é um marco para a companhia, pois é quando ela começa a comercializar Gás Natural Veicular (GNV) e é quando é realizada sua oferta pública inicial de ações e a marca BR passa a ser utilizada para toda a atividade de distribuição e revenda de combustíveis no País.

Em 2000, a companhia começou a atuar no segmento de energia elétrica, participando de sociedades de geração de energia termoelétrica, como a Breitner Energética, Brasympe Energia e a Termoelétrica Potiguar.

Em 2004, a companhia adquiriu a Agip e a Liquigás Distribuidora S.A., e suas atividades de postos passaram a ser incorporadas a atividades de postos da companhia, enquanto a atividade de GLP da Liquigás se torna uma subsidiária.

Em 2007, a companhia passou a deter os ativos do Grupo Ipiranga localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Três anos depois, a franquia Lubrax+ é criada com o objetivo de oferecer serviços automotivos para seus clientes, através de seus postos.

No final de 2017, a companhia abre seu capital através do IPO na bolsa de valores e a Petrobras, sua atual controladora, levanta cerca de R$ 5 bilhões com a venda dos ativos.

O que faz a BR Distribuidora

A BR Distribuidora é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil em volume de vendas nos segmentos de Postos, Mercado Consumidor e Mercado de Aviação, com 22,8%, 37,8% e 51,5% de participação de mercado, respectivamente.

Sua estrutura logística conta com 95 bases de armazenagem de combustíveis, 11 depósitos de lubrificantes, 5 depósitos de supply house e 93 postos de abastecimento em aeroportos, distribuídos pelas 5 regiões brasileiras.

A companhia atua em 4 segmentos operacionais, sendo eles:

  1. Rede de Postos: A companhia fornece diesel, gasolina, etanol, GNV e lubrificantes através de 7.800 postos de serviços, localizados em todo o território nacional. Além disso, os postos contam com franquias da marca “BR Mania” e “Lubrax+”;
  2. Mercado consumidor: Conta com uma carteira de cerca de 10 mil clientes, dos mais variados segmentos, como: siderurgia, mineração, papel e celulose, cimento, transporte, termelétricas, etc.;
  3. Mercado de aviação: Sua carteira conta com mais de 1.600 clientes, fornecendo querosene (gasolina de aviação), além de serviços de recepção de aeronaves e clientes nas estruturas dos “BR Aviation Centers”; e
  4. Mercados Especiais: Produz e atua no beneficiamento de produtos químicos (enxofre, solventes, etc), produtos de energia (coque verde de petróleo) e asfálticos.

Os produtos comercializados no segmento de Rede de Postos são: gasolina petrobras podium, grid, comum, diesel petrobras podium, grid e comum, Etanol petrobras grid e comum, lojas de conveniência BR Mania e Lubrax+ Serviços automotivos.

Modelo de Negócios

Os produtos comercializados pela companhia são majoritariamente produzidos pela Petrobras ou por terceiros, com exceção dos lubrificantes. A companhia utiliza transportes rodoviários, fluvial, ferroviário, além de cabotagem e oleodutos a partir da origem do suprimento, até as bases de distribuição, chegando nos postos revendedores e clientes finais.

Em 2019, a companhia utilizava-se do serviço de 146 companhias de transporte na sua cadeia de distribuição, compostos por 7.500 caminhões, aproximadamente, os quais são selecionados a partir de processos de leilões.

Além disso, dos 7.817 postos que a companhia vende seu produto, apenas 670 eram de propriedade dela. O restante era propriedade de terceiros, haja visto que no Brasil é proibido distribuidores de combustíveis de operar postos de serviço.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações BRDT3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações BRDT3

Como analisar a empresa

Balanço Patrimonial – Ativos e Passivos

A companhia possui maior concentração na conta de ativos imobilizados e vale destacar que praticamente 50% desses ativos estão depreciados. Outra conta bastante significante da BR Distribuidora são os recebíveis da companhia, os quais possuem 40% do saldo já provisionados.

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

O segmento operacional de Rede de Postos representa 59,2% da receita de vendas da companhia (2019), seguido pelo Mercado Consumidor (24,8%), Mercado de aviação (9,4%) e Mercado especiais (6,6%).

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub