A BRF S.A. (BRFS3) é uma sociedade anônima aberta e uma das maiores empresas de alimentos do mundo com portfólio contendo diversas marcas e produtos comercializados em mais de 140 países. A companhia é produtora mundial de proteína animal in natura e congelados. É proprietária de marcas famosas como Sadia, Perdigão, Qualy, Perdix, Confidence e Hilal.
Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Brasil Foods (BRFS3) elencando os seguintes pontos:
- O que faz Brasil Foods (BRFS3);
- Modelo de negócio da BRF (BRFS3)
- Governança corporativa Brasil Foods (BRFS3);
- Sustentabilidade;
- Gráfico das ações BRFS3 na Bolsa de valores; e
- Como analisar empresa.
O que faz Brasil Foods (BRFS3)
A história da BR Foods tem início em 1934 com a fundação da Ponzoni, Brandalise & Cia por duas famílias de imigrantes italianos. As atividades da pequena fábrica eram concentradas em alimentos e produtos correlatos. Com o tempo, a empresa começou a expandir o seu negócio também para o setor de processamento de carne suína e aves.
Em 1958, o nome da empresa é alterado para Perdigão S.A., e a partir dos anos 70 a empresa expande suas atividades entrando em mercados internacionais. No ano de 2009, a companhia celebra acordo com a Sadia S.A. para estabelecer os termos da combinação de negócios, resultando na alteração do estatuto social e a sua denominação social de Perdigão S.A. para BRF − Brasil Foods SA.
A fusão das empresas deu origem a um dos maiores complexos agroindustriais do mundo e uma das maiores companhias de alimentos do planeta.
Modelo de negócio da BRF (BRFS3)
A Brasil Foods S.A. (BRFS3) tem diversas plantas industriais no Brasil e no exterior, com vários centros de distribuição em diversas cidades do mundo. Contudo, as marcas mais valiosas da empresa atuam no território brasileiro atendendo toda a população brasileira.
A BRF vende seus produtos diretamente para supermercados, atacadistas, lojas de varejo, estabelecimentos de food service e outros compradores institucionais. Também comercializa e desenvolve ingredientes de nutrição animal, nutrição humana, nutrição de plantas e produtos agropecuários.
A companhia atua na criação, produção e abate de aves e suínos, produz alimentos processados como frango carnes, produtos à base de presunto, mortadela, salsichas, margarinas, doces especiais, sanduíches, ração para animais entre outros diversos produtos.
Um portfólio bastante diversificado com produtos de elevado valor agregado e marcas fortes, estimulando a fidelidade de seus clientes. No mercado Internacional a BRF atua na África, Ásia, Europa/Eurásia e Américas. A Sadia S.A. é uma marca líder no Oriente Médio e é a marca top of mind na categoria de carne congelada, atendendo clientes em mais de 130 países.
Governança corporativa Brasil Foods (BRFS3)
O modelo de gestão adotado pela BRF (BRFS3) em sua atuação global adequar processos e produtos aos diferentes perfis e hábitos dos consumidores, respeitando as tradições culturais dos locais onde a companhia atua. A BRF está dividida nos seguintes grupos de gestão:
Conselho de gestão
Em linha com as melhores práticas de governança, o presidente do Conselho de administração não exerce funções executivas. Definidas no Estatuto Social, as qualificações para integrar o Conselho de administração incluem aspectos como: ter reputação ilibada, não ocupar cargos em concorrentes ou representar interesses conflitantes. Tanto os membros do Conselho como dos Comitês e da Diretoria-executiva possuem uma ferramenta de avaliação formal do desempenho individual, incluindo avaliação 360º e abordagem de questões ligadas à sustentabilidade.
Comitês
São mantidos comitês de assessoramento do Conselho de Administração desde 2006, que são constituídos por integrantes do próprio conselho. Em reunião realizada a 28 de abril de 2015, aprovou a indicação dos membros regulares dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração, quais sejam: Estratégia, M&As e Mercados; Finanças, Governança e Sustentabilidade; Pessoas, Organização e Cultura.
Conselho fiscal
Constituído por três membros, sendo um deles especialista financeiro. Reúne-se mensalmente e, quando necessário, participa de reuniões com o Conselho de Administração.
Diretoria executiva
Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de Administração.
Gráfico das ações BRFS3 na Bolsa de valores
É possível perceber no gráfico de cotação das ações BRFS3 na Bovespa que a empresa teve crescimento constante desde 2010 até 2015, passando por período de queda no preço do ativo até início de 2018. A partir de 2019 os papéis recuperaram parte das perdas dos anos anteriores.
Como analisar a Brasil Foods (BRFS3)
Receitas
As receita da BRF (BRFS3) são oriundas da venda dos produtos produzidos pela companhia.
Custos
Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida, logística, armazenagem e manutenção das fábricas.
Ativos
A maior parte do ativo da BRF (BRFS3) está concentrada no ativo não circulante, sendo a sua maioria nas contas ativo imobilizado e ativo realizável a longo prazo.
Passivos
Os passivos da empresa estão mais concentrados no curto prazo. Sendo sua maior parte as contas: fornecedores, empréstimos e outras obrigações.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráficos, cotação das ações e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.