Brasil Foods (BRFS3)

A BRF S.A. (BRFS3) é uma sociedade anônima aberta e uma das maiores empresas de alimentos do mundo com portfólio contendo diversas marcas e produtos comercializados em mais de 140 países. A companhia é produtora mundial de proteína animal in natura e congelados. É proprietária de marcas famosas como Sadia, Perdigão, Qualy, Perdix, Confidence e Hilal.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Brasil Foods (BRFS3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Brasil Foods (BRFS3);
  2. Modelo de negócio da BRF (BRFS3)
  3. Governança corporativa Brasil Foods (BRFS3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Gráfico das ações BRFS3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar empresa.

O que faz Brasil Foods (BRFS3)

A história da BR Foods tem início em 1934 com a fundação da Ponzoni, Brandalise & Cia por duas famílias de imigrantes italianos. As atividades da pequena fábrica eram concentradas em alimentos e produtos correlatos. Com o tempo, a empresa começou a expandir o seu negócio também para o setor de processamento de carne suína e aves.

Em 1958, o nome da empresa é alterado para Perdigão S.A., e a partir dos anos 70 a empresa expande suas atividades entrando em mercados internacionais. No ano de 2009, a companhia celebra acordo com a Sadia S.A. para estabelecer os termos da combinação de negócios, resultando na alteração do estatuto social e a sua denominação social de Perdigão S.A. para BRF − Brasil Foods SA.

A fusão das empresas deu origem a um dos maiores complexos agroindustriais do mundo e uma das maiores companhias de alimentos do planeta. 

Modelo de negócio da BRF (BRFS3)

A Brasil Foods S.A. (BRFS3) tem diversas plantas industriais no Brasil e no exterior, com vários centros de distribuição em diversas cidades do mundo. Contudo, as marcas mais valiosas da empresa atuam no território brasileiro atendendo toda a população brasileira.

A BRF vende seus produtos diretamente para supermercados, atacadistas, lojas de varejo, estabelecimentos de food service e outros compradores institucionais. Também comercializa e desenvolve ingredientes de nutrição animal, nutrição humana, nutrição de plantas e produtos agropecuários. 

A companhia atua na criação, produção e abate de aves e suínos, produz alimentos processados como frango carnes, produtos à base de presunto, mortadela, salsichas, margarinas, doces especiais, sanduíches, ração para animais entre outros diversos produtos.

Um portfólio bastante diversificado com produtos de elevado valor agregado e marcas fortes, estimulando a fidelidade de seus clientes. No mercado Internacional a BRF atua na África, Ásia, Europa/Eurásia e Américas. A Sadia S.A. é uma marca líder no Oriente Médio e é a marca top of mind na categoria de carne congelada, atendendo clientes em mais de 130 países.

Governança corporativa Brasil Foods (BRFS3)

O modelo de gestão adotado pela BRF (BRFS3) em sua atuação global adequar processos e produtos aos diferentes perfis e hábitos dos consumidores, respeitando as tradições culturais dos locais onde a companhia atua. A BRF está dividida nos seguintes grupos de gestão:

Conselho de gestão

Em linha com as melhores práticas de governança, o presidente do Conselho de administração não exerce funções executivas. Definidas no Estatuto Social, as qualificações para integrar o Conselho de administração incluem aspectos como: ter reputação ilibada, não ocupar cargos em concorrentes ou representar interesses conflitantes. Tanto os membros do Conselho como dos Comitês e da Diretoria-executiva possuem uma ferramenta de avaliação formal do desempenho individual, incluindo avaliação 360º e abordagem de questões ligadas à sustentabilidade.

Comitês

São mantidos comitês de assessoramento do Conselho de Administração desde 2006, que são constituídos por integrantes do próprio conselho. Em reunião realizada a 28 de abril de 2015, aprovou a indicação dos membros regulares dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração, quais sejam: Estratégia, M&As e Mercados; Finanças, Governança e Sustentabilidade; Pessoas, Organização e Cultura.

Conselho fiscal

Constituído por três membros, sendo um deles especialista financeiro. Reúne-se mensalmente e, quando necessário, participa de reuniões com o Conselho de Administração.

Diretoria executiva

Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de Administração.

diretoria BRf Brasil Foods
Conselho BRf Brasil Foods

Gráfico das ações BRFS3 na Bolsa de valores

É possível perceber no gráfico de cotação das ações BRFS3 na Bovespa que a empresa teve crescimento constante desde 2010 até 2015, passando por período de queda no preço do ativo até início de 2018. A partir de 2019 os papéis recuperaram parte das perdas dos anos anteriores.

evolução da BRf Brasil Foods na bolsa de valores

Como analisar a Brasil Foods (BRFS3)

Receitas

As receita da BRF (BRFS3) são oriundas da venda dos produtos produzidos pela companhia.

receita trimestral da brf foods

Custos

Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida, logística, armazenagem e manutenção das fábricas. 

Ativos

A maior parte do ativo da BRF (BRFS3) está concentrada no ativo não circulante, sendo a sua maioria nas contas ativo imobilizado e ativo realizável a longo prazo.

receita da brf foods

Passivos

Os passivos da empresa estão mais concentrados no curto prazo. Sendo sua maior parte as contas: fornecedores, empréstimos e outras obrigações. 

passivos da brf foods no matrix
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráficos, cotação das ações e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub