Braskem (BRKM5)

A Braskem (BRKM5) é uma empresa global e a única a atuar no setor petroquímico no Brasil. A companhia é controlada pelo Grupo Odebrecht e líder na produção de resinas termoplásticas (polietileno, polipropileno e policloreto de vinila) nas Américas.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Braskem (BRKM5) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Braskem (BRKM5);
  2. Governança corporativa Braskem (BRKM5);
  3. Gráfico das ações BRKM5 na Bovespa; e
  4. Como analisar a empresa.

O que faz Braskem (BRKM5)

A história da empresa começa em 1972 com a criação da Petroquímica do Nordeste Copene Ltda. Em 1974, a empresa foi transformada em sociedade por ações e sua razão social foi alterada para Copene Petroquímica do Nordeste S.A. Na negociação, a Petrobras Química S.A., subsidiária da Petrobras (PETR4), passou a deter 36,2% do capital da empresa. Entretanto, em 1995, vendeu em leilão parte do capital da companhia como parte do programa de privatização do governo brasileiro. Com isso, a Nordeste Química S.A. passou a ser a acionista controladora da organização.

No ano de 2001, a Organização Odebrecht e um grupo de empresas controladas pela família Mariani adquiriram o controle da Copene. E um ano depois, surgiu a Braskem S.A. com a integração de seis companhias — Copene, OPP Química S.A., Trikem S.A., Proppet S.A., Nitrocarbono S.A. e Polialden Petroquímica S.A

Modelo de negócio da Braskem (BRKM5)

Desta forma, a Braskem já nasce como uma petroquímica líder na América Latina com várias unidades industriais, escritórios e bases operacionais no Brasil, Estados Unidos e Argentina. A empresa continua crescendo e, em 2006, adquire a terceira maior produtora de polietileno no Brasil, a Politeno. Em 2007, a empresa, em parceria com a Petrobras e com o grupo Ultra, adquiriu ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga. Em 2010, a empresa dá início ao processo de internacionalização adquirindo a Sunoco Chemicals (negócio de polipropileno), reforçando sua presença nos Estados Unidos.  Finalmente, em 2011, é feita aquisições de negócios de polipropileno da The Dow Chemical Company, nos Estados Unidos e na Alemanha.

O setor em que a Braskem atua tem participação em inúmeras cadeias produtivas e é essencial para o desenvolvimento econômico. A Braskem *BRKM5) possui um portfólio amplo e diversificado de produtos químicos e petroquímicos. Ela oferece matérias-primas de qualidade para seus clientes, que as transformam em itens fundamentais para a vida das pessoas ao redor do mundo, atendendo as necessidades humanas relacionadas à alimentação, à habitação, ao transporte, entre outras.

Governança corporativa Braskem (BRKM5)

 A prática da Governança Corporativa na Braskem se baseia em três pontos: ética, transparência e respeito para com os clientes, os integrantes, os acionistas, os fornecedores e todos os outros públicos com os quais a empresa se relaciona. Desde a sua fundação a empresa reafirma o compromisso de alinhar os interesses de seus acionistas com ações éticas e competitivas, agregando valor ao seu patrimônio.

A Braskem participa do “Nível 1” de governança corporativa da Bovespa desde 2003. Fora do Brasil, as ações da Braskem também são listadas na Bolsa de valores de Nova York (NYSE) e na Latibex – seção latino-americana da Bolsa de Madri – e, por essa razão, estão sujeitas às exigências dos respectivos órgãos reguladores, quais sejam, Securities & Exchange Commision (SEC), nos Estados Unidos, e Bolsas y Mercados Españoles (BME), na Espanha.

Principais diretores da Braskem

Acionistas da Braskem

Gráfico de ações BRKM5 na Bovespa

É possível observar no gráfico de cotação das ações da Braskem (BRKM5) que o ativo teve forte valorização a partir do final de 2016, atingindo topo em 2019.

Evolução de BRMK5 na bolsa de valores

Como analisar a Braskem (BRKM5)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da venda dos produtos produzidos pela companhia (resinas termoplásticas, polietileno, polipropileno e PVC).

Resultados de Braskem (BRKM5)

Custos

Os custos da Braskem (BRKM5) são, em essência, o custo da mercadoria vendida, logística e manutenção das fábricas.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante, sendo sua maior parte ativos Imobilizados.

Ativos da Braskem (BRKM5)

Passivos

A Braskem (BRKM5) tem sua maior concentração no passivo circulante, sendo sua maioria Outras Obrigações e empréstimos.

Passivos de Braskem (BRKM5)

Para mais informações sobre empresas da Bovespa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, gráfico com cotação das ações e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub