A Camil Alimentos S.A. (CAML3) é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos do Brasil. A trajetória do Grupo Camil começou em 1963 no Rio Grande do Sul como uma cooperativa de produtores de arroz. Anos depois, a empresa expande suas atividades para o estado de São Paulo e hoje já participa em novos mercados como o do feijão.
Desta forma, nesse texto buscaremos compreender melhor a empresa Camil Alimentos S.A. (CAML3) elencando os seguintes pontos:
- O que faz a Camil Alimentos (CAML3)
- Modelo de negócio da Camil Alimentos (CAML3);
- Governança corporativa da Camil Alimentos (CAML3);
- Gráfico das ações CAML3 na Bolsa de valores; e
- Como analisar a empresa.
O que faz a Camil Alimentos (CAML3)
O Grupo Camil atua na industrialização, comercialização e distribuição de diversos tipos de grãos — arroz e feijão, ervilha, soja e grão de bico, além de açúcar e pescados enlatados. Sendo assim, o resultado é um portfólio diversificado com marcas fortes e reconhecidas nacionalmente: Camil, Coqueiro, União, Pai João e Príncipe.
Modelo de negócio da Camil Alimentos (CAML3)
O modelo de negócio da Camil (CAML3) é baseado no fortalecimento da marca no setor de alimentos da América do Sul com um amplo portfólio de marcas e em diversas categorias de produtos. Além disso, a organização também foca em centro de distribuições sólidos e eficientes nas regiões de atuação.
Governança corporativa da Camil Alimentos (CAML3)
A Camil (CAML3) realizou a abertura de capital na B3 em 2017 e está listada no Novo Mercado. A empresa possui uma diretoria estatutária, conselho de administração, conselho fiscal, além do comitê de auditoria e de ética entre outros comitês. Além disso, a companhia possui 32,35% de free float.
Sustentabilidade
A Camil (CAML3) não divulga relatório de sustentabilidade, mas divulga no site de relação com os investidores uma série de informações sobre as iniciativas adotadas em torno da responsabilidade social, ambiental e de governança. Além disso, a companhia possui um comitê de ESG com o objetivo de alinhar as ações adotadas.
Gráfico das ações CAML3 na Bolsa de valores
É possível notar no gráfico com a cotação das ações CAML3 na Bovespa, que apesar da pandemia, o ativo teve um excelente desempenho no ano de 2020.
Setor e concorrentes da Camil Alimentos (CAML3)
O setor de alimentos sai na frente pelo fato de ser um bem essencial, ou seja, independente de crise ou de problemas econômicos, a demanda pelos produtos desse setor é sempre muito considerável. Sendo assim, isso se configura como um ponto positivo para a companhia.
As principais concorrentes do Grupo Camil na B3 são a Oderich, Josapar e M Dias Branco (MDIA3), que competem em alguns segmentos de produtos com a empresa.
Como analisar a Camil Alimentos (CAML3)
Receitas
A companhia tem a fonte de receita predominantemente da venda dos produtos alimentícios.
Custos
Os custos mais relevantes da Camil (CAML3), em geral, são os relacionados a própria operação da empresa alimentícia, ou seja, custos com mercadoria vendida.
Ativos
Passivos
Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, gráficos, cotação de ações, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.