Como e por que investir na Camil Alimentos (CAML3)? | TC

Camil Alimentos (CAML3)

A Camil Alimentos S.A. (CAML3) é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos do Brasil. A trajetória do Grupo Camil começou em 1963 no Rio Grande do Sul como uma cooperativa de produtores de arroz. Anos depois, a empresa expande suas atividades para o estado de São Paulo e hoje já participa em novos mercados como o do feijão.

Desta forma, nesse texto buscaremos compreender melhor a empresa Camil Alimentos S.A. (CAML3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Camil Alimentos (CAML3)
  2. Modelo de negócio da Camil Alimentos (CAML3);
  3. Governança corporativa da Camil Alimentos (CAML3);
  4. Gráfico das ações CAML3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Camil Alimentos (CAML3)

O Grupo Camil atua na industrialização, comercialização e distribuição de diversos tipos de grãos — arroz e feijão, ervilha, soja e grão de bico, além de açúcar e pescados enlatados. Sendo assim, o resultado é um portfólio diversificado com marcas fortes e reconhecidas nacionalmente: Camil, Coqueiro, União, Pai João e Príncipe.

Modelo de negócio da Camil Alimentos (CAML3)

O modelo de negócio da Camil (CAML3) é baseado no fortalecimento da marca no setor de alimentos da América do Sul com um amplo portfólio de marcas e em diversas categorias de produtos. Além disso, a organização também foca em centro de distribuições sólidos e eficientes nas regiões de atuação.

Governança corporativa da Camil Alimentos (CAML3)

A Camil (CAML3) realizou a abertura de capital na B3 em 2017 e está listada no Novo Mercado. A empresa possui uma diretoria estatutária, conselho de administração, conselho fiscal, além do comitê de auditoria e de ética entre outros comitês. Além disso, a companhia possui 32,35% de free float.

Sustentabilidade

A Camil (CAML3) não divulga relatório de sustentabilidade, mas divulga no site de relação com os investidores uma série de informações sobre as iniciativas adotadas em torno da responsabilidade social, ambiental e de governança. Além disso, a companhia possui um comitê de ESG com o objetivo de alinhar as ações adotadas.

Gráfico das ações CAML3 na Bolsa de valores

É possível notar no gráfico com a cotação das ações CAML3 na Bovespa, que apesar da pandemia, o ativo teve um excelente desempenho no ano de 2020.

Setor e concorrentes da Camil Alimentos (CAML3)

O setor de alimentos sai na frente pelo fato de ser um bem essencial, ou seja, independente de crise ou de problemas econômicos, a demanda pelos produtos desse setor é sempre muito considerável. Sendo assim, isso se configura como um ponto positivo para a companhia.

As principais concorrentes do Grupo Camil na B3 são a Oderich, Josapar e M Dias Branco (MDIA3), que competem em alguns segmentos de produtos com a empresa.

Como analisar a Camil Alimentos (CAML3)

Receitas

A companhia tem a fonte de receita predominantemente da venda dos produtos alimentícios.

Custos

Os custos mais relevantes da Camil (CAML3), em geral, são os relacionados a própria operação da empresa alimentícia, ou seja, custos com mercadoria vendida.

Ativos

Passivos

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, gráficos, cotação de ações, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub