Como e por que investir em ações do Carrefour (CRFB3)? | TC

Carrefour (CRFB3)

Com o nome fantasia de Carrefour Brasil (CRFB3), a Atacadão S.A. foi constituída em 1980 e hoje é a líder de varejo alimentar nacional, além de único player do segmento de varejo a ter lojas próprias em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Desta forma, nesse texto buscaremos compreender a empresa Carrefour (CRFB3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz o Carrefour (CRFB3);
  2. Modelo de negócios do Carrefour (CRFB3);
  3. Governança corporativa Carrefour (CRFB3);
  4. Carrefour é uma empresa ESG?;
  5. Gráfico das ações CRFB3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz o Carrefour (CRFB3)

As operações do Carrefour (CRFB3) no Brasil iniciam em 1975, quando a empresa decide abrir uma subsidiária em São Paulo sob a denominação de Carrefour Comércio e Indústria Ltda. No ano seguinte, expande as lojas para o estado do Rio de Janeiro.

A partir da década de 1980 até por volta de 2005, a empresa inicia uma forte trajetória de expansão no mercado brasileiro tanto por unidades operacionais quanto por atuação geográfica. A estratégia, com forte plano de expansão, permitiu ao Grupo Carrefour inaugurar, em média, 6 lojas por ano no Brasil.

Em 2006 e 2007 dois dos 4 principais ativos de geração de receita que compõem o portfólio da companhia foram adicionados ao negócio: primeiro o Banco Carrefour que iniciava suas operações e segundo a aquisição da rede Atacadão (com 100 lojas já no 1º semestre de 2014).

Já em outubro de 2014, a holding Brepa Comércio e Participação Ltda., controladora do Carrefour e do Atacadão, foi incorporada pelo Atacadão e se tornou uma holding mista. Sendo assim, isso levou a antiga Brepa a atuar pelo nome fantasia Grupo Carrefour Brasil.

A reestruturação da companhia não ficou só na denominação, pois, sua estrutura operacional passou a ser divida em duas partes: uma responsável pelo Atacadão e suas operações, e, a outra, responsável por Carrefour, Banco Carrefour e sociedades do Grupo Carrefour. Além disso, em 2015, chega a um patamar diferenciado do mercado: único varejista a atuar com lojas próprias em todo o território nacional.

Lançado em 2016, o site de e-commerce do Carrefour teve bom desempenho durante a pandemia do novo coronavírus no segundo trimestre de 2020, sendo um dos mais acessados do Brasil no período. Isso já mostra os resultados dos investimentos na área digital que o Grupo Carrefour vem realizando desde o final de 2018.

Modelo de negócio da Carrefour (CRFB3)

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) possui atualmente um modelo de negócio centrado em 4 unidades operacionais:

  • Rede Atacadão, que na metade de 2020 também começou a atuar no e-commerce;
  • Carrefour e suas sociedades (mercados, drogarias, postos e conveniências), sendo ambas em B2C e/ou B2B e com maior exposição ao segmento alimentício frente ao não-alimentício;
  • Banco Carrefour (nas mediações financeiras com clientes e de uma pequena atuação em alugueis imobiliários); e
  • E-commerce do Carrefour

Governança corporativa do Carrefour (CRFB3)

A constante busca pelo aperfeiçoamento das práticas de Governança Corporativa é um objetivo da organização. Graças a tais políticas foi possível em 2017 a abertura do capital para a oferta de ações na B3 no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa.

Confira tabela abaixo com os principais diretores do Grupo Carrefour:

Principais diretores de Carrefour

O Carrefour é uma empresa ESG?

O Grupo Carrefour tem como compromisso permanente, a contribuição para o Desmatamento Zero. A fim de transformar esse compromisso em realidade, a empresa atua local e globalmente para conscientizar e engajar nossas cadeias produtivas – soja, óleo de palma, pecuária bovina, madeira e outras commodities – em modelos mais sustentáveis de atuação.

Outro compromisso assumido pela companhia foi ser signatário do Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade corporativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde a meta é fazer com que as atividades e operações contribuam efetivamente para o cumprimento da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Já do ponto de vista operacional, as iniciativas incluem medidas voltadas a diminuir o consumo de energia elétrica e de água, bem como iniciou processo de substituição, nos equipamentos de refrigeração das lojas, de gases nocivos ao meio ambiente, como o HFC, por outros menos poluentes.

Gráfico das ações CRFB3 na Bolsa de valores

É possível notar no gráfico de cotação das ações CRFB3 na Bovespa, que o ativo teve boa valorização ao longo do primeiro semestre do ano de 2019, porém vem sofrendo alguma oscilação desde então.

Concorrentes do Carrefour (CRFB3)

NomeCódigo  Subsetor
Pão de Açúcar  PCAR3Comércio e Distribuição

Como analisar a empresa

Resultados de Carrefour (CRFB3)

Receitas

Valor arrecadado com as vendas, que por serem de consumo cíclico, são muito sensíveis à variações macroeconômicas. Deve-se atentar às receitas das operações no meio digital, pois, estes são as operações mais recentes da companhia e podem estar expostas à maiores variações dado o comportamento do mercado e a capacidade de atuação dos meios digitais do Grupo Carrefour (CRFB3).

Custos

Gastos com intermediação e comercialização dos produtos ofertados, bem como toda rede de lojas da companhia. Deve-se atentar a gestão de custos do grupo, pois essa é muito elevada e pode vir a gerar déficits no curto prazo que prejudiquem o negócio do Carrefour (CRFB3).

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para a conta estoques, pois, este deve estar sempre bem dimensionado para que não haja tanto excesso de mercadoria parada quanto a mercadoria necessária para suprir demandas extras.

Ativos do Carrefour (CRFB3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, gráfico com cotação das ações e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub