Como e por que investir na Companhia Celg de Participações (GPAR3) - TC

Companhia Celg de Participações (GPAR3)

A Companhia Celg de Participações – Celgpar (GPAR3) foi criada em 2006, pelo Governo do Estado de Goiás, tendo como objeto social principal a participação em outras sociedades, controlando desde o momento de sua instituição a então Companhia Energética de Goiás – (Celg), constituída em 1956.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Celgpar (GPAR3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Celgpar (GPAR3);
  2. Governança corporativa da Celgpar (GPAR3);
  3. Gráfico das ações GPAR3 na bolsa de valores;
  4. Como analisar a Celgpar

O que faz a Celgpar (GPAR3)

A Celg, que detinha o controle de uma subsidiária integral, a Celg Geração e Transmissão, foi constituída a partir da segregação dos ativos de geração e transmissão de energia elétrica da Celg.

Em 2007, a Celg foi convertida em subsidiária integral da Celgpar e teve alterada sua denominação social, passando a ser chamada de Celg Distribuição. No mesmo ano, ocorreu a redução do capital social da Celg D e consequente transferência do controle acionário da Celg GT para o domínio da Celgpar.

Isso permitiu que a Celg pudesse se adequar às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal, que ditava a obrigatoriedade de segregação da atividade de distribuição de energia elétrica das demais atividades exercidas pela empresa, que também englobava a geração e transmissão de energia elétrica.

A Celgpar é uma sociedade de economia mista, cujos acionistas são o Estado de Goiás, que possui 99,70% do capital, além de outros pequenos acionistas, como a Eletrobrás, municípios e investidores privados.

No negócio de geração e transmissão de energia, a subsidiária Celg GT possui 3 pequenas hidroelétricas. 

Governança corporativa da Celgpar (GPAR3)

Gráfico das ações GPAR3 na bolsa de valores

Gráfico das ações na bolsa

Como analisar a Celgpar

Receitas e Despesas

Ativos e Passivos

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub