Cesp (CESP6)

A Companhia Energética de São Paulo (CESP6) foi constituída em 1966 pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da fusão de 11 empresas elétricas. Já no final da década de 1990, seus ativos foram reorganizados com o objetivo de atender ao Programa de Desestatização do Estado de São Paulo. Logo, os ativos de transmissão de energia foram divididos entre três empresas: a própria CESP, a AES Brasil e a Geração Paranapanema.

Desta forma, neste texto, buscaremos compreender melhor a Companhia Energética de São Paulo (CESP6) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Cesp (CESP6);
  2. Modelo de negócios Cesp (CESP6);
  3. Governança corporativa Cesp (CESP6);
  4. Sustentabilidade;
  5. Gráfico das ações CESP6 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Cesp (CESP6)

A companhia possui três usinas de geração hidrelétrica que operam no regime de preço e estão com 1.654,6 MW de capacidade instalada e 947,6 MW médios de garantia física de energia. Após assinatura do novo contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, que prolongou o prazo de concessão para 2049, a companhia passou de concessionária de serviço público de geração de energia elétrica para concessionária de produção independente de energia elétrica, e continua a ter suas atividades reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (“MME”); operando suas usinas de forma integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A CESP tem como atividades principais o planejamento, a construção e a operação de sistemas de geração e a comercialização de energia elétrica com a utilização de três usinas de geração hidrelétrica que operam no regime de preço e estão com 1.654,6 MW de capacidade instalada e 947,6 MW médios de garantia física de energia.

Governança corporativa Cesp (CESP6)

No quesito governança corporativa, a Companhia aderiu ao Nível 1, segmento de listagem de Governança Corporativa da B3.

Entenda mais sobre governança corporativa com nosso artigo sobre segmentos de listagem.

ações cesp6

cesp

Sustentabilidade da Cesp (CESP6)

A empresa relata que mantém outras atividades operacionais, de caráter complementar, tais como florestamento, reflorestamento e piscicultura, como meio de proteger os ambientes modificados pela construção de seus reservatórios e instalações.

Gráfico das ações CESP6 na Bovespa

É possível notar no gráfico com a cotação das ações CESP6 na Bovespa que o ativo teve excelente performance ao longo de 2019.

ações cesp6

Concorrentes da Cesp (CESP6)

A empresa não tem concorrentes diretos, visto que possui o monopólio dentro do Estado de São Paulo, no entanto, tem empresas que atuam no mesmo setor, também listadas em Bovespa. As principais são: Alupar (ALUP11), Eletrobrás (ELET3), Engie (EGIE3), AES Brasil (TIET11), Cemig (CMIG4), Eneva (ENEV3), Equatorial (EQTL3) e Taesa (TAEE11).

Como analisar a Cesp (CESP6)

Quando pensamos em analisar uma empresa com viés fundamentalista, essas empresas podem ser analisadas principalmente por meio de múltiplos e/ou por meio de valuation. No caso do CESP, uma empresa que atualmente apresenta crescimento e tem muitas empresas similares listadas, pode ser analisada pelo modelo de fluxo de caixa descontado, método de valuation e por múltiplos.

Receitas, Custos e Despesas

setor energia na bolsa

As receitas estão diretamente ligadas com as operações de geração, transmissão e fornecimento de energia da empresa. os custos estão ligados gastos com a manutenção, construção e operações sobre tutela da companhia.

Ativos e Passivos

cesp6

cesp6

Para mais informações sobre as empresas da Bovespa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub