Companhia Energética de Brasília (CEBR3)

A Companhia Energética de Brasília (CEBR3) é uma companhia do setor de energia elétrica, responsável por parte da geração e distribuição de energia elétrica do Distrito Federal. A companhia possui como objetivo social, a participação em empresas do mesmo segmento.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Companhia Energética de Brasília (CEBR3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Companhia Energética de Brasília (CEBR3);
  2. O que faz a Companhia Energética de Brasília
  3. Modelo de Negócios (CEBR3);
  4. Governança Corporativa;
  5. Gráfico das Ações CEBR3 na Bolsa de Valores; e
  6. Como analisar a empresa.

História da Companhia Energética de Brasília (CEBR3)

O inicio da companhia teve origem a partir do Departamento de Força e Luz da NOVACAP (Unidade Urbanizadora da Nova Capital). Posteriormente, sua denominação social mudou para Companhia de Eletricidade de Brasília (CEB) e posteriormente, no início da década de 1990, mudou novamente para Companhia Energética de Brasília (CEB).

Entre os anos de 1993 e 1994, a companhia obteve o direito de concessão de exploração de gás no Distrito Federal, iniciando sua participação em consórcios de geração de energia elétrica.

No início dos anos 2000, houve uma reestruturação societária das companhias estatais do Distrito Federal, resultando no controle, por parte da CEB, em empresas do ramo de energia elétrica, as quais serão citadas adiante.

O que faz a Companhia Energética de Brasília (CEBR3)

A companhia possui objetivo de participar em companhias do setor elétrico (geração, distribuição e comercialização de energia). A empresa possui participação nas seguintes empresas:

  • CEB Distribuição;
  • CEB Geração: A empresa possui ativos como a Usina Hidrelétrica do Paranoá, a qual possui capacidade instalada de 30MW e a Usina Térmica Brasília;
  • CEB Participações: É uma subsidiária da CEB e possui como atividade principal a participação em empresas energéticas, de telecomunicação e de transmissão de dados. A companhia comercializa a energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Queimado (105 MW de potência instalada) através da participação em 17,5% do consórcio junto a CEB-CEMIG;
  • CEB Lajeado: Com participação de 59,93%, a empresa comercializa cotas de energia elétrica de cerca de 20% da energia elétrica produzida pela UHE – Luís Eduardo Magalhães, a qual possui potência instalada de 902,5 MW e prazo de concessão até 2032;
  • Companhia Brasiliense de Gás: A empresa tem como objetivo social a distribuição e comercialização de gás, seja de produção própria ou de terceiros, com a concessão encerrando em 2030. A CEB possui participação de 51% na empresa);
  • Energética Corumbá III: Possui 40% de participação no consórcio empreendedor de UHE Corumbá III, juntamente com a Neoenergia S.A.. O empreendimento possui 93,6 MW de potência instalada e possui prazo de concessão de 2036;
  • Corumbá Concessões: Uma companhia geradora de energia elétrica, a qual possui direito de concessão da exploração da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, a qual possui potência instalada de 127 MW. A CEB detém 47,57% de participação na companhia; e
  • BSB Energética: (Pequenas centrais hidrelétricas, com 9% de participação, apenas).

Ao todo, contabilizando participação de terceiros, a companhia possui as seguintes características nos determinado segmentos de atuação:

  • Geração: 30 MW de fonte hidrelétrica e 10 MW de fonte termelétrica. Além disso, a companhia possui participação na UHE – Luís Eduardo Magalhães; e
  • Distribuição: A área total de concessão da CEB corresponde por 5.790 km², atendendo mais de 1 milhão de clientes no Distrito Federal.

Modelo de Negócios

Em 2019, seus clientes eram formados por 87,6% residencial, 10,6% comercial, 1% rural e menos de 1% industrial.

A receita do segmento de transmissão ocorre conforme a disponibilização das linhas e subestações da companhia, através de um reajuste tarifário, conforme previsto nos termos contratuais da concessão.

Nesse sentido, os custos da parcela A (encargos setoriais, compra de energia e transporte de energia) são repassados integralmente, porém, os da parcela B (custos operacionais, remuneração e depreciação de capital) que estão sob controle da empresa, são ajustados por um índice de inflação (IGP-M ou IPCA), conforme o contrato.

A seguir, a Receita Operacional Líquida (ROL) e o Lucro Líquido das empresas que a companhia possui participação, assim como o consolidado.

Governança Corporativa

A companhia possui como controlador e acionista majoritário, o Governo do Distrito Federal, com 93,2% das ações. Em seguida, vem a Vinci Partners, BTG Pactual e Opportunity, com cerca de 1% de participação cada.

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações CEBR3 na Bolsa de Valores

Figura 2: Preço das Ações CEBR3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Figura 3: Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Ativos e Passivos


Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub