Como e por que investir nas ações da Cielo (CIEL3)? | TC

Cielo (CIEL3)

A Cielo (CIEL3) é líder do setor de cartões de pagamento no mercado brasileiro e na América Latina em receita e valor de mercado. É uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo, oferecendo inúmeras soluções para que seus clientes – de pequenos lojistas a grandes varejistas, passando por profissionais liberais e autônomos – possam comercializar e vender produtos.

Desta forma, neste texto buscaremos compreender melhor a empresa Cielo (CIEL3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Cielo (CIEL3);
  2. Governança corporativa da Cielo (CIEL3);
  3. A Cielo é uma empresa ESG?;
  4. Gráfico das ações CIEL3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Cielo (CIEL3)

A história da Cielo começa em novembro de 1995, quando foi fundada a Companhia Brasileira de Meios de Pagamento VisaNet como uma joint venture entre a Visa International, o Banco Bradesco, o Banco do Brasil, o Banco ABN Amro Real e o extinto Banco Nacional. À época, o negócio de cartões no Brasil era viabilizado pelos próprios bancos, cada banco com uma solução tecnológica separada para processar transações com cartão de crédito. A criação da companhia teve o objetivo de criar uma infraestrutura comum a ser usada por todos os bancos que emitem cartões Visa. Nos anos seguintes, a VisaNet cresceu bastante e começou a lançar novos serviços. 

O ano de 2009 foi de grande importância para a empresa, a VisaNet estreia na Bovespa com um dos maiores IPOs da história da Bolsa brasileira. No mesmo ano houve a alteração da denominação da organização que passou a se chamar Cielo S.A., e já não era mais o único processador de cartões Visa no Brasil. Seguindo uma regulamentação do governo brasileiro passa a ter a Rede como principal concorrente. Desde então, a empresa fez aquisições e promoveu soluções e serviços inovadores para seus clientes no Brasil. E em 2017, a Cielo recebe autorização do o Banco Central do Brasil para atuar como instituição de pagamento na modalidade credenciadora. 

Além da forte presença em território nacional, a Cielo (CIEL3) também atua por meio da Merchant e-Solutions nos Estados Unidos da América. A aquisição da Merchant e-Solutions foi feita em 2012 através de uma subsidiária no exterior. Apesar de possuir atividades fora do país, a maior parte de sua receita é proveniente do mercado doméstico.

Atualmente a empresa oferece soluções de pagamento por máquinas de cartão com bobina, WiFi, redes móveis de celular, rede de telefonia, conexão com smartphones e tablets. O portfólio de produtos da Cielo destaca as quatro bandeiras mais aceitas internacionalmente como Visa, MasterCard, American Express, Diners Club International, além de outras bandeiras de menor circulação. 

Governança corporativa da Cielo (CIEL3)

O modelo de governança corporativa adotado pela Cielo (CIEL3) tem como princípios direcionadores a ética, a transparência, a equidade, a prestação de contas (accountability) e a responsabilidade corporativa, essenciais para a sustentabilidade de qualquer negócio e alinhados com as melhores práticas de governança corporativa existentes.

A empresa tem como uma de suas metas o aperfeiçoamento constante na busca do mais avançado nível de governança, visando manter o equilíbrio adequado na alocação de direitos, poderes, obrigações e responsabilidades entre todos os stakeholders, e, por consequência, manter a operação saudável e eficiente, gerando valor no longo prazo.

A Cielo está listada no segmento de listagem Novo Mercado da B3 e é controlada pelo Banco Bradesco e Banco do BrasilVale destacar que a listagem nesse segmento implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além de uma política de divulgação de informações mais transparente e abrangente.

Desde 2011, a Companhia possui American Depositary Receipts (ADRs), Nível 1, no mercado de balcão OTCQX Internacional, segmento premium do mercado norte-americano pela qualidade de seus negócios operacionais, excelência na divulgação de informações e listagem em qualificadas bolsas mundiais.

Principais diretores de Cielo

Acionistas majoritários da Cielo

A Cielo é uma empresa ESG?

A Cielo (CIEL3) reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, estabelecendo diretrizes para a inserção dos aspectos sociais aos negócios. A companhia também contribui com o desenvolvimento da sociedade, disponibilizando de forma voluntária recursos a projetos que promovam a transformação da realidade dos públicos atendidos.

Além disso, a presença de infraestrutura de serviços, estimula os comércios e empresas locais e contribui para o desenvolvimento social a partir do impulso à economia, com a geração de novos mercados, promoção da inclusão financeira e redução dos roubos e inadimplência gerados pela substituição de pagamentos em dinheiro e cheque pelos eletrônicos.

Gráfico das ações CIEL3 na Bovespa

É possível notar no gráfico com a cotação das ações CIEL3 na Bovespa que o ativo apresentou um período de boa valorização entre 2016 e 2020 com algumas oscilações para baixo especialmente no final de 2017.

Gráfico CIEL3 na Bovespa

Como analisar a Cielo (CIEL3)

Receitas

As receitas da Cielo (CIEL3) são oriundas dos serviços da corporação.

Receitas de Cielo (CIEL3)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação e crédito.

Ativos

A maior parte do ativo da Cielo (CIEL3) está concentrada no ativo circulante, tendo a maior concentração em contas a receber (clientes).

Ativos de Cielo (CIEL3)

Passivos

A empresa também tem uma maior concentração dos seus passivos no curto prazo, sendo a sua maior parte passivos com fornecedores.

Passivos de Cielo (CIEL3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub