Cogna (COGN3)

A Cogna Educação (COGN3) atua no setor educacional brasileiro há mais de 50 anos, tanto no ensino superior presencial como no ensino à distância (EaD), além de educação básica, sendo a maior instituição de EaD do país. O grupo é formado pelas instituições Kroton, Saber, Platos e Vasta Educação.

Desta forma, neste texto buscaremos compreender melhor a empresa Cogna (COGN3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Cogna Educação (COGN3);
  2. Governança corporativa Cogna (COGN3);
  3. Gráfico das ações COGN3 na Bovespa; e
  4. Como analisar a empresa.

O que faz a Cogna (COGN3)

A trajetória da organização começa em 1966 na cidade de Belo Horizonte – MG quando cinco jovens criam um curso preparatório para o vestibular diferenciado. Nascia então, o que é hoje o maior grupo educacional do Brasil. Na década de 1970, por meio da criação dos Colégios Pitágoras, a companhia inicia também operações escolares no segmento de Educação Básica.

Em 2001, surge a primeira faculdade com a marca Pitágoras, com forte expansão de atuação no segmento de Ensino Superior por meio de crescimento orgânico e aquisições. O ano de 2007 ficou marcado pela abertura de capital com a então denominação social de Kroton Educacional S.A.

Em 2009, a Kroton recebe aporte financeiro de um fundo de private equity, a Advent International, passando a compartilhar o controle da corporação com os sócios fundadores. Já em 2010, ocorre a aquisição de 100% do IUNI Educacional S.A. e suas controladas. O Grupo IUNI oferece programas de graduação e pós-graduação sob as marcas UNIC, UNIME e FAMA.

Em 2014 a Kroton faz fusão com a Anhanguera Educacional S.A., consolidando a liderança no ensino presencial e a distância (EaD). Já em 2018 é criada a Saber, uma holding exclusivamente dedicada ao mercado de educação básica. E no mesmo ano ainda faz a aquisição da Somos, maior plataforma de educação básica do Brasil.

Finalmente, em 2019, a companhia altera sua razão social para Cogna Educação S.A. posicionando-se como uma collection of companies, atuando em diferentes verticais dentro do setor educacional. A Kroton atualmente segue com o mesmo nome, focando em cursos de ensino superior. Por sua vez, a Saber atua com cursos de línguas e escolas de ensino básico.

Já a Vasta Educação atua no segmento de educação básica, oferecendo serviços de gestão para as escolas e produção de material didático para alunos. Em 2020 a Vasta realizou o IPO na Nasdaq levantando o valor de US$ 405,8 milhões. E por último, a Platos, que oferece serviços de gestão para o ensino superior. Além de todas estas instituições, ainda foi criado a Cogna Ventures, um braço de investimento em startups do setor.

Governança corporativa da Cogna (COGN3)

No quesito governança corporativa, a companhia está listada no Novo Mercado da B3. Entenda a importância do segmento de listagem na Bolsa de valores.

Diretores de Cogna

Acionistas de Cogna

Gráfico das ações COGN3 na Bovespa

É possível notar no gráfico com a cotação das ações COGN3 algumas janelas de valorização no ativo apesar de forte oscilação do preço das ações a partir do final de 2014 até os dias de hoje.

Gráfico COGN3 Bovespa

Como analisar a Cogna (COGN3)

Receitas

As receita da Cogna Educação (COGN3) são oriundas, em sua maior parte, do pagamento de mensalidades.

Resultados de Cogna (COGN3)

Custos

Os custos são, em essência, relacionados a parte operacional da companhia.

Ativos

O ativo da empresa está, em sua maior parte, concentrado nos Ativos Não Circulantes. Sendo as contas mais representativas a de Intangíveis.

Ativos de Cogna (COGN3)

Passivos

A empresa tem seus passivos concentrados também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de Empréstimos e Financiamentos.

Passivos de Cogna (COGN3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub