Copel (CPLE6)

A Copel – Companhia Paranaense de Energia é uma das maiores companhias elétricas do Brasil, atuando com geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de atuar no segmento de telecomunicações e gás natural.

Nesse texto, buscaremos compreender um pouco sobre a Copel – Companhia Paranaense de Energia (CPLE3/CPLE5/CPLE6) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Copel (CPLE6 CPLE3);
  2. Governança corporativa Copel (CPLE6 CPLE3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Gráfico das ações CPLE6 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar a empresa.

O que faz Copel (CPLE6 CPLE3)

A Copel foi fundada em 1954, e o controle acionário pertence ao Estado de Paraná. A partir da década de 1960 a empresa cresceu consideravelmente buscando uma solução definitiva para o abastecimento de energia elétrica em larga escala. A sua primeira usina termelétrica foi inaugurada em 1963 e passou a ampliar seu campo de atividade entrando em outros setores energéticos.

A Companhia Paranaense de Energia (CPLE6 CPLE3) está presente em dez estados brasileiros, atendendo milhões de unidades consumidores em milhares de localidades como distritos, vilas e povoados. A Copel conta com dezenas de usinas próprias (hidrelétrica, térmica e eólica), e com mais de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 200 mil quilômetros de linhas de distribuição, sendo a terceira maior rede de distribuição do Brasil.

Atualmente, a Copel conta com 19 subsidiárias integrais, as principais são: Copel Geração e Transmissão S.A., Copel Distribuição S.A., Copel Comercialização S.A., Copel Telecomunicações S.A. e a Copel Renováveis S.A.. Também possui 3 controladas, 6 coligadas, 9 controladas em conjunto e 2 consórcios que cuidam de diferentes ramos de negócios da empresa.

Governança corporativa Copel (CPLE6 CPLE3)

No quesito governança corporativa, a companhia pertence ao Nível 1 da B3, que propõe adoção voluntária de práticas melhores na comunicação de informações aos seus acionistas, dentre outros pontos, tais como: ações em circulação – free float, acima de 25%.

A companhia possui 3 tipos de ações: as ordinárias (CPLE3) que possuem Tag Along de 80%, as ações preferenciais do tipo A (CPLE5) que não possuem Tag Along e as ações do tipo B (CPLE6) que também não possuem Tag Along.

Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade

A companhia possui metas de redução de consumo de água, energia, emissões e resíduos sólidos. Com a sua Política de Responsabilidade Social, a companhia se faz signatária do Pacto Global da ONU que estabelece princípios socioambientais. A companhia faz parte do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 desde 2007. Mais detalhes podem ser conferidos na Política de Sustentabilidade da companhia em seu site de RI.

Gráfico das ações da CPLE6 na Bolsa de valores

É possível notar no gráfico com a cotação das ações CPLE6 que a partir de 2019 os papéis da companhia apresentaram alta, entretanto, forte correção no final do mesmo ano.

Como analisar a COPEL (CPLE6 CPLE3)

Receitas

As receita são oriundas da geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia.

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação e manutenção das usinas e redes elétricas. Deve-se atentar ao comportamento das despesas/receitas operacionais, pois, estas apresentaram elevada volatilidade no período observado, impactando diretamente o resultado bruto da companhia.

Ativos

Passivos

Como pode-se observar na linha de análise vertical (AV), a companhia possui uma exposição maior ao longo prazo até por causa da natureza do seu negócio. Já olhando pela análise horizontal, a Copel vem apresentando forte crescimento em seus empréstimos e financiamentos de longo prazo. Assim, deve -se atentar à destinação desses passivos contraídos.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub