Como e por que investir na Cosan (CSAN3) - TC

Cosan (CSAN3)

A Cosan S.A., criada em 1936, é uma holding que investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Cosan (CSAN3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Cosan (CSAN3);
  2. Modelo de Negócios da Cosan (CSAN3);
  3. Governança corporativa da Cosan;
  4. Gráfico das ações CSAN3 na bolsa de valores;
  5. Como analisar a Cosan (CSAN3)

História da Cosan (CSAN3)

A Cosan nasceu a partir da Usina Costa Pinto, uma usina de cana de açúcar localizada em Piracicaba (SP). Em 1986, a companhia adquiriu novas usinas e iniciou a exportação de açúcar a partir da região Centro-Sul do país. 

Já em 1993, a companhia começou a exportar açúcar a granel e lançou o Açúcar VHP (Very Hight Polarization), destinado ao mercado externo. Em 2002, a Cosan adquiriu a aquisição da Usina da Barra Bonita, em Barra Bonita (SP).  

Em 2008, a Cosan entra no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com a aquisição dos ativos da ExxonMobil do Brasil. Com o objetivo de reforçar a posição da companhia como maior produtora individual de açúcar e etanol do mundo, a Cosan adquiriu, em 2009, a Nova América (açúcar União). 

Em 2011 é criado a Raízen, uma joint venture entre a Cosan e a Shell, com atuação na produção de açúcar e etanol de cana de açúcar e distribuição de combustíveis. Em 2013 é inaugurada a Lógum, duto de transporte de etanol, com a participação da Raízen, que liga o sudeste e o centro-oeste brasileiro. Já em 2014, é criada a Cosan Logística, a partir da cisão do negócio de logística da Cosan S.A.

A Raízen Energia concluiu, em 2017, a aquisição das usinas do grupo Tonon, passando a operar com capacidade total de moagem de 73 milhões de toneladas de cana de açúcar por safra. Além disso, a companhia também adquiriu uma fatia da Shell Brazil Holding na Comgás, equivalente a 16,77% do capital total da empresa. Com isso, a Cosan passou a deter 79,9% do capital total da Comgás. 

Em 2020 houve a criação da Compass Gás e Energia, empresa que atua e investe em quatro segmentos de negócios: infraestrutura, distribuição, comercialização e trading, se estabelecendo como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no Brasil.  

Modelo de Negócios da Cosan (CSAN3)

Atualmente, o portfólio da Cosan reúne grandes empresas líderes em seus respectivos setores.

Além da da Raízen, também faz parte do grupo a Compass Gás e Energia, empresa que atua e investe em quatro segmentos de negócios: infraestrutura, distribuição, comercialização e trading. Se estabelece como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no país, e que já conta em seu portfólio com a maior companhia de gás natural encanado do país, a Comgás.

Ainda tem a Moove, uma das maiores empresas de lubrificantes do país, que atua globalmente na produção e distribuição das marcas Mobil, Comma e marcas profissionais. No Brasil, a empresa tem como foco a produção e distribuição de lubrificantes da marca Mobil, a distribuição de óleos básicos, além da rede de franquias especializadas em serviços automotivos Zip Lube.

Já a Rumo é hoje a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina e oferece uma gama completa de serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. As cinco concessões ferroviárias que operam se estendem sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e os estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O portfólio diversificado permite um intercâmbio interessante de experiências e estratégias entre as empresas do grupo.

Governança Corporativa da Cosan

Gráfico das ações CSAN3 na bolsa de valores

Em 2005, a Cosan se tornou a primeira empresa do setor a abrir capital de Novo Mercado na BM&FBovespa, levantando US$400 milhões. 

Como analisar a Cosan (CSAN3)

Receitas e Despesas

Ativos

A companhia possui muitos ativos de longo prazo, como imobilizado e investimentos, mas a maioria está concentrada na conta de Intangível. 

Passivos

Nos passivos, há uma grande concentração da dívida da companhia no longo prazo, com empréstimos e financiamentos. 

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub