Como e por que investir em ações da Coteminas (CTNM4)? | TC

Coteminas (CTNM4)

A Coteminas S.A. (CTNM4) foi constituída em 1967, porém a sua primeira fábrica entrou em operação apenas no ano de 1975. A partir daí, a companhia inicia processo de expansão tanto por operação quanto por aquisição em estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte e Paraíba.

A partir de 2006 a companhia passa por uma reformulação operacional dando início à Springs Global Participações S.A. As duas empresas da controlada são a Coteminas S.A. e a Springs Global US, que atuam no Brasil e no Estados Unidos. Além disso, essas empresas cresceram em seus países ao ponto de se tornarem líderes de mercado com suas respectivas marcas.

Desta forma, neste texto buscaremos compreender melhor a empresa Coteminas S.A. (CTNM4) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Coteminas (CTNM4);
  2. Modelo de negócio da Coteminas (CTNM4);
  3. Governança corporativa da Coteminas (CTNM4);
  4. Gráfico das ações CTNM4 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Coteminas (CTNM4)

A Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, é uma holding de empresas do setor têxtil aqui e fora do Brasil. Atualmente é uma das principais empresas do setor de atacado/varejo de cama, mesa e banho das Américas.

A controlada da companhia possui 11 marcas no setor em que atuam tanto no Brasil quanto na Argentina e nos Estados Unidos. As marcas brasileiras são: Artex, Santista, MMartan e Casa Moysés. Por atuar no segmento de cama, mesa e banho, utility bedding e produtos intermediários (tecidos e panos), a companhia é responsável por consumir aproximadamente 20% do mercado de algodão nacional.

Modelo de negócio da Coteminas (CTNM4)

A companhia possui um modelo de negócio baseado em diversas fábricas que se suprem entre si, formando, no conjunto, uma indústria integrada de fiação, tecelagem, acabamento e confecções de produtos de cama, mesa e banho. Além disso, a Coteminas (CTNM4) atende o mercado por meio do atacado, varejo e brins.

Governança corporativa Coteminas (CTNM4)

A Coteminas (CTNM4) possui ações ordinárias e preferenciais em circulação na Bovespa. A empresa está listada no segmento Novo Mercado da B3. A estrutura societária da companhia está apresentada abaixo.

Sustentabilidade

A Coteminas (CTNM4) não adota nenhuma política formal de responsabilidade socioambiental. Logo, não há divulgação do relatório de sustentabilidade.

Gráfico das ações CTNM4 na Bovespa

É possível notar no gráfico com a cotação das ações CTNM4 na Bovespa que o ativo teve queda acentuada no ano de 2014 e desde então o papel anda de lado com provável movimento especulativo no final de 2017.

Setor e concorrentes da Coteminas (CTNM4)

As principais concorrentes da Coteminas são a Teka, a Dohler e a Karsten. Em relação ao setor, há uma dependência da situação econômica, haja vista que se tratada do setor de varejo.

Como analisar a Coteminas (CTNM4)

Receitas

A receita da Coteminas advém em grande parte das operações no atacado e no varejo com os produtos de cama, mesa e banho.

Custos

A Coteminas (CTNM4) possui os custos principais decorrentes da produção dos bens e prestação de serviços, mas não detalha em seus relatórios seus custos.

Ativos

O ativo da Coteminas é formado em uma grande parcela pelas contas imobilizado, contas a receber, pelo estoque e pelos investimentos.

Passivos

Por outro lado, os empréstimos e financiamentos são responsáveis por uma parcela considerável das obrigações da companhia.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub