A CPFL Energia S.A. (CPFE3) foi fundada em 1998 através de uma joint venture de empresas que tinham o intuito de aumentar a participação nos players do setor de energia daquela época. Atualmente, a CPFL Energia é uma grande holding de participações e de empresas próprias que atuam na geração, distribuição e comercialização de energia elétrica.
Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa CPFL Energia S.A. (CPFE3) perpassando pelos seguintes pontos:
- O que faz a CPFL Energia (CPFE3);
- Governança corporativa da CPFL Energia (CPFE3);
- Sustentabilidade;
- Gráfico das ações CPFE3 na Bolsa de valores; e
- Como analisar a empresa.
O que faz a CPFL Energia (CPFE3)
A formulação da joint venture entre VBC Energia S.A., 521 Participações e Bonaire, se deu com o intuito de capitalizar as operações da CPFL Paulista para atender o interesse desses investidores no setor em que a companhia atua. De fato, a empresa só é reconhecida efetivamente como holding em 2002. Isso porque naquele ano os controladores CPFL Energia transferiram seus controles das subsidiárias Paulista e Geração para a própria CPFL, simplificando a organização e negócio da companhia visto que a gestão a partir daquele momento parte de um único núcleo corporativo.
Em 2002 a razão social da empresa muda de DRAFT II para CPFL e em 2004 realizou seu IPO tanto aqui no Brasil pela B3 quanto internacionalmente pela NYSE. Como parte de seu modelo de negócio no tocante à crescimento, de 2000 até 2011 a empresa vive uma rotina de aquisições de outras do setor elétrico, justificando para o qual foi constituída e também para se formular. Destaque para o ano de 2017 em que adquiriu outra holding do setor de energia, com um portfólio concentrado no leste do estado de São Paulo. Outro ponto também é a constituição de empresas próprias ocorridas do ano de 2007 à 2009, sendo a maioria atrelada a energias renováveis.
Dentre as aquisições citadas anteriormente a de maior relevância é a da RGE e RGE Sul concluída em 2016, sendo a maior controlada da empresa que atua de forma independente sem levar a razão social de sua holding. E, somado aos processos citados há também a celebração de contratos de concessão frente à ANEEL, levando a empresa a atuar em partes do Centro-Oeste e Nordeste brasileiro, além da atuação concentrada no Sul e Sudeste.
Vendida em 2017 para a estatal chinesa State Gri, a CPFL já possuía uma capacidade instalada no segmento de distribuição de 4,3 mil MW, e, recentemente em 2019, a sua subsidiária CPFL Renováveis pretende terminar a construção nos próximos 4 anos de uma pequena central hidrelétrica e quatro parques eólicos, podendo aumentar a capacidade instalada em 109.7 MW.
Já no segmento de transmissão a empresa possui contratos novos a arcar, sendo contraídos três no ano de 2018 através de leilão da ANEEL, os quais exigirão à empresa aumentar seu portfólio em 407 km que representam uma adição de 2.343 MVA ao portfólio da CPFL.
Governança corporativa da CPFL Energia (CPFE3)
No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:
Sustentabilidade da CPFL Energia (CPFE3)
A CPFL Energia (CPFE3) atua diretamente nessa questão investindo na sua gestão eficiente de água, resíduos sólidos e gastos com energia. Para isto, possui 3 pilares de atuação: Energias Sustentáveis, Soluções Inteligentes e Valor compartilhado. Todas estas com o objetivo de impulsionar a produção e consumo de energia mais sustentável, como por exemplo, de medidas como baixa emissão de carbono, investimentos em eficiência tecnológica e eficiência energética em hospitais públicos.
Gráfico de ações CPFE3 na Bolsa de valores
É possível notar no gráfico de cotação das ações CPFE3 na Bovespa que os papéis da empresa apresentam pouca volatilidade.
Como analisar a CPFL Energia (CPFE3)
Receitas
As receita da CPFL Energia são oriundas, em sua maior parte, da geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Já que uma parte dos seus resultados é contribuída pelas controladas que possui.
Custos
Os custos são, em essência, o custo da operação e manutenção das usinas e redes elétricas. Outro ponto importante, que, pela lado holding da companhia, seus custos podem ser afetados de forma não recorrente caso a CPFL (CPFE3) venha a adquirir mais empresas ou construir ativos para o seu portfólio.
Ativos
A maior parte dos ativos da companhia está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua maior parte Ativos Realizáveis a Longo prazo e Ativos Imobilizados, justamente pela natureza do seu negócio que se rentabiliza através da energia gerada, comercializada e transmitida pelas usinas e torres de transmissão.
Passivo
Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.