CPFL Energia (CPFL3)

A CPFL Energia S.A. (CPFE3) foi fundada em 1998 através de uma joint venture de empresas que tinham o intuito de aumentar a participação nos players do setor de energia daquela época. Atualmente, a CPFL Energia é uma grande holding de participações e de empresas próprias que atuam na geração, distribuição e comercialização de energia elétrica.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa CPFL Energia S.A. (CPFE3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a CPFL Energia (CPFE3);
  2. Governança corporativa da CPFL Energia (CPFE3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Gráfico das ações CPFE3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a CPFL Energia (CPFE3)

A formulação da joint venture entre VBC Energia S.A., 521 Participações e Bonaire, se deu com o intuito de capitalizar as operações da CPFL Paulista para atender o interesse desses investidores no setor em que a companhia atua. De fato, a empresa só é reconhecida efetivamente como holding em 2002. Isso porque naquele ano os controladores CPFL Energia transferiram seus controles das subsidiárias Paulista e Geração para a própria CPFL, simplificando a organização e negócio da companhia visto que a gestão a partir daquele momento parte de um único núcleo corporativo.

Em 2002 a razão social da empresa muda de DRAFT II para CPFL e em 2004 realizou seu IPO tanto aqui no Brasil pela B3 quanto internacionalmente pela NYSE. Como parte de seu modelo de negócio no tocante à crescimento, de 2000 até 2011 a empresa vive uma rotina de aquisições de outras do setor elétrico, justificando para o qual foi constituída e também para se formular. Destaque para o ano de 2017 em que adquiriu outra holding do setor de energia, com um portfólio concentrado no leste do estado de São Paulo. Outro ponto também é a constituição de empresas próprias ocorridas do ano de 2007 à 2009, sendo a maioria atrelada a energias renováveis.

Dentre as aquisições citadas anteriormente a de maior relevância é a da RGE e RGE Sul concluída em 2016, sendo a maior controlada da empresa que atua de forma independente sem levar a razão social de sua holding. E, somado aos processos citados há também a celebração de contratos de concessão frente à ANEEL, levando a empresa a atuar em partes do Centro-Oeste e Nordeste brasileiro, além da atuação concentrada no Sul e Sudeste.

Vendida em 2017 para a estatal chinesa State Gri, a CPFL já possuía uma capacidade instalada no segmento de distribuição de 4,3 mil MW, e, recentemente em 2019, a sua subsidiária CPFL Renováveis pretende terminar a construção nos próximos 4 anos de uma pequena central hidrelétrica e quatro parques eólicos, podendo aumentar a capacidade instalada em 109.7 MW.

Já no segmento de transmissão a empresa possui contratos novos a arcar, sendo contraídos três no ano de 2018 através de leilão da ANEEL, os quais exigirão à empresa aumentar seu portfólio em 407 km que representam uma adição de 2.343 MVA ao portfólio da CPFL.

Governança corporativa da CPFL Energia (CPFE3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade da CPFL Energia (CPFE3)

A CPFL Energia (CPFE3) atua diretamente nessa questão investindo na sua gestão eficiente de água, resíduos sólidos e gastos com energia. Para isto, possui 3 pilares de atuação: Energias Sustentáveis, Soluções Inteligentes e Valor compartilhado. Todas estas com o objetivo de impulsionar a produção e consumo de energia mais sustentável, como por exemplo, de medidas como baixa emissão de carbono, investimentos em eficiência tecnológica e eficiência energética em hospitais públicos.

Gráfico de ações CPFE3 na Bolsa de valores

É possível notar no gráfico de cotação das ações CPFE3 na Bovespa que os papéis da empresa apresentam pouca volatilidade.

Como analisar a CPFL Energia (CPFE3)

Receitas

As receita da CPFL Energia são oriundas, em sua maior parte, da geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Já que uma parte dos seus resultados é contribuída pelas controladas que possui.

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação e manutenção das usinas e redes elétricas. Outro ponto importante, que, pela lado holding da companhia, seus custos podem ser afetados de forma não recorrente caso a CPFL (CPFE3) venha a adquirir mais empresas ou construir ativos para o seu portfólio.

Ativos

A maior parte dos ativos da companhia está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua maior parte Ativos Realizáveis a Longo prazo e Ativos Imobilizados, justamente pela natureza do seu negócio que se rentabiliza através da energia gerada, comercializada e transmitida pelas usinas e torres de transmissão.

Passivo

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub