Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3)

A Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3) é o 4º maior grupo privado de ensino do país, com base na quantidade de alunos ativos. O grupo conta com média anual de 330 mil alunos, 25 campi e 1.134 polos de educação a distância.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3) perpassando pelos seguintes pontos:

  • O que faz a Cruzeiro do Sul Educacional;
  • Modelo de Negócios (CSED3);
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das ações CSED3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

O que faz a Cruzeiro do Sul Educacional

O Colégio Cruzeiro do Sul é fundado na capital do Estado de São Paulo, em 1965, por um grupo de jovens professores recém-formados, os quais ofertavam cursos preparatórios para ingressar no nível ginasial da escola pública.

Na década de 1970 e 1980, são criadas a Faculdade Colégio Cruzeiro do Sul e o Colégio Cruzeiro do Sul, o qual oferecia ensino infantil e fundamental.

No ano 2000, a companhia implementou o Núcleo de Educação a Distância, utilizando novas tecnologias da informação no ensino da época, as quais permitiram o desenvolvimento de um Ambiente Virtual para os alunos.

No intuito de expansão e crescimento da marca Cruzeiro do Sul, a companhia inicia uma série de processos de aquisição. Em 2007, adquiriu as quotas da Sociedade Empresária de Ensino Superior do Litoral Norte Ltda. e em 2008 adquire o Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal Ltda. Em 2012, adquire a SECID – Sociedade Educacional de Paulo Ltda, a ACEF S.A. (Universidade de Franca) em 2013, a Ensino São Sebastião Ltda e a Educação Nossa Senhora do Patrocínio Ltda em 2015.

Em 2018 se inicia outra onda de aquisições, começando pela região sul do país, onde a companhia adquire a totalidade das ações da Veritas Educacional e a IPÊ Educacional Ltda na região Nordeste. Dois anos depois, faz mais duas aquisições, a Sociedade Educacional Braz Cubas Ltda e a Centro de Estudos Superiores Positivo Ltda.

Modelo de Negócios

Fundada em 1965, a companhia possui uma estratégia de atuação nacional multimarcas, oferecendo formação acadêmica-profissional, presencial e a distância para jovens de diferentes classes sociais.

A Companhia atua no setor de educação por meio de 14 instituições de ensino superior, oferecendo cursos presenciais e a distância de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de 5 instituições de ensino com foco em educação infantil e básica. Nesse sentido, a empresa oferta cursos nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, classificadas em:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura; e
  • Tecnólogo.

Além de graduação, a empresa também oferece cursos de pós-graduação (lato sensu), os quais compreendem programas de mestrado e doutorado. Ao todo, são 84 cursos presenciais nos campi, 22 cursos no modelo semipresencial e 98 cursos unicamente online.

A companhia foi uma das pioneiras na implementação do ensino EAD nos anos 2000. Atualmente, não deixa de ser diferente. Através de ambientes virtuais de aprendizagem, o aluno tem acesso às disciplinas, materiais, conteúdos, laboratórios e biblioteca virtual, além de avaliação online. Para isso, a companhia utiliza a plataforma Blackboard para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

O ensino a distância ofertado pela Universidade Cruzeiro do Sul abrange todos os níveis e modalidades educacionais (educação básica, educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e educação superior).

Além disso, a companhia possui uma baixa exposição a alunos FIES, haja visto o risco das fontes de financiamento governamentais. Hoje, a companhia possui 5% de exposição, enquanto a média setorial é de 22%.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações CSED3 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa de Valores, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub