A Companhia Siderúrgica Nacional S.A. – a CSN (CSNA3), foi fundada como uma estatal no governo de Getúlio Vargas na década de 1940 e teve grande crescimento nas décadas seguintes. Com autossuficiência de matérias primas ligadas à produção de aço, a siderúrgica, por meio da exploração de minas de ferro, extrai minério de ferro, calcário e delimita.
Nesse texto buscaremos compreender melhor empresa CSN (CSNA3), elencando os seguintes tópicos:
- O que faz CSN (CSNA3);
- Governança corporativa CSN (CSNA3);
- CSN é uma empresa ESG?;
- Evolução das ações CSNA3 na Bolsa de valores;
- Como analisar as ações CSNA3;
O que faz CSN (CSNA3)
Com menos de duas décadas de operação, em 1961, a CSN já detinha autossuficiência de matérias primas necessárias para a produção de aço. E passou por intenso processo de expansão até meados da década de 1990. No período, a companhia aperfeiçoa os processos produtivos e obtém ganhos de eficiência significantes. Com isso, inicia-se o processo de privatização da siderúrgica. O governo federal se desfez de 91% das ações de CSN. A companhia, então, passa por um longo período de investimentos privados com o objetivo de melhorar a sua capacidade de produção.
Atualmente a CSN (CSN3) está inserida em diversos setores produtivos da cadeia de aço. As atividades da CSN vão desde a extração de minério de ferro – onde ela consegue ser auto suficiente, até a produção e comercialização de diversas linhas de produtos siderúrgicos. Estes com alto valor agregado, geram lucro para a companhia: Aços Planos, Revestidos Galvanizados e Folhas Metálicas.
Por fim, muito além de siderurgia e mineração, em seu portfólio de produtos, a CSN incorpora também negócios em cimento, logística e energia. Desta forma, a empresa está presente e faz parte do desenvolvimento de diversos setores da indústria brasileira, como a Construção Civil, Automotivo, Eletrodomésticos “Linha Branca”, entre outros.
Governança corporativa CSN (CSNA3)
No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Novo Mercado” junto à Bolsa de valores de São Paulo (BM&BOVESPA) atualmente B3. E, desde 1990, está listada também na Bolsa de Nova Iorque (NYSE). Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria.
A CSN é uma empresa ESG?
Por fim, a empresa possui diversas políticas socioambientais e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas. A CSN reporta relatórios sustentáveis anualmente com base no GRI (Global Reporting Initiative).
A companhia reforça em suas políticas a gestão ambiental com comprometimento com a utilização racional de recursos hídricos e energéticos, além da preservação da biodiversidade. Já na gestão social, a Fundação CSN leva assistência social e educação de base para diversas crianças. A organização também promove educação profissional e patrocina instituições filantrópicas que atuam com tratamento oncológico.
Evolução das ações CSNA3 na Bolsa de valores
Como analisar a CSN (CSNA3)
Receitas
As receita da CSN (CSNA3) são oriundas, em sua maior parte, da extração de minério e siderurgia.
Custos
Os custos da CSN (CSNA3) são, em essência, o custo da operação da companhia, logística, manutenção das fábricas.
Ativos
A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante, sendo a sua maior concentração nos ativos imobilizados.
Passivos
A CSN (CSNA3) tem sua maior concentração dos passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e outras obrigações.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.