Como e porque investir na CSN (CSNA3)? | TC

CSN (CSNA3)

A Companhia Siderúrgica Nacional S.A. – a CSN (CSNA3), foi fundada como uma estatal no governo de Getúlio Vargas na década de 1940 e teve grande crescimento nas décadas seguintes. Com autossuficiência de matérias primas ligadas à produção de aço, a siderúrgica, por meio da exploração de minas de ferro, extrai minério de ferro, calcário e delimita.

Nesse texto buscaremos compreender melhor empresa CSN (CSNA3), elencando os seguintes tópicos:

  1. O que faz CSN (CSNA3);
  2. Governança corporativa CSN (CSNA3);
  3. CSN é uma empresa ESG?;
  4. Evolução das ações CSNA3 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar as ações CSNA3;

O que faz CSN (CSNA3)

Com menos de duas décadas de operação, em 1961, a CSN já detinha autossuficiência de matérias primas necessárias para a produção de aço. E passou por intenso processo de expansão até meados da década de 1990. No período, a companhia aperfeiçoa os processos produtivos e obtém ganhos de eficiência significantes. Com isso, inicia-se o processo de privatização da siderúrgica. O governo federal se desfez de 91% das ações de CSN. A companhia, então, passa por um longo período de investimentos privados com o objetivo de melhorar a sua capacidade de produção.

Atualmente a CSN (CSN3) está inserida em diversos setores produtivos da cadeia de aço. As atividades da CSN vão desde a extração de minério de ferro – onde ela consegue ser auto suficiente, até a produção e comercialização de diversas linhas de produtos siderúrgicos. Estes com alto valor agregado, geram lucro para a companhia: Aços Planos, Revestidos Galvanizados e Folhas Metálicas.

Por fim, muito além de siderurgia e mineração, em seu portfólio de produtos, a CSN incorpora também negócios em cimento, logística e energia. Desta forma, a empresa está presente e faz parte do desenvolvimento de diversos setores da indústria brasileira, como a Construção Civil, Automotivo, Eletrodomésticos “Linha Branca”, entre outros.

Governança corporativa CSN (CSNA3)

No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Novo Mercado” junto à Bolsa de valores de São Paulo (BM&BOVESPA) atualmente B3. E, desde 1990, está listada também na Bolsa de Nova Iorque (NYSE). Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria.

Principais diretores da CSN

Acionistas majoritários da CSN

A CSN é uma empresa ESG?

Por fim, a empresa possui diversas políticas socioambientais e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas. A CSN reporta relatórios sustentáveis anualmente com base no GRI (Global Reporting Initiative).

A companhia reforça em suas políticas a gestão ambiental com comprometimento com a utilização racional de recursos hídricos e energéticos, além da preservação da biodiversidade. Já na gestão social, a Fundação CSN leva assistência social e educação de base para diversas crianças. A organização também promove educação profissional e patrocina instituições filantrópicas que atuam com tratamento oncológico.

Evolução das ações CSNA3 na Bolsa de valores

Performance de CSNA3 na bolsa de valores

Como analisar a CSN (CSNA3)

Receitas

As receita da CSN (CSNA3) são oriundas, em sua maior parte, da extração de minério e siderurgia.

Resultado de CSN (CSNA3)

Custos

Os custos da CSN (CSNA3) são, em essência, o custo da operação da companhia, logística, manutenção das fábricas.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante, sendo a sua maior concentração nos ativos imobilizados.

Ativos de CSN (CSNA3)

Passivos

A CSN (CSNA3) tem sua maior concentração dos passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e outras obrigações.

Passivos de CSN (CSNA3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub