CSN Mineração (CMIN3)

A CSN Mineração (CMIN3) é uma companhia que foi fundada no período de Getúlio Vargas, em 1941. A empresa atua no setor de mineração e produção de aço, com sua cadeia totalmente verticalizada. A companhia fez sua abertura de capital na Bolsa de Valores – B3, em 2021.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa CSN Mineração (CMIN3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a CSN Mineração;
  2. Seu Modelo de Negócios (CMIN3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações CMIN3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a CSN Mineração

A CSN Mineração (CMIN3) iniciou suas operações apenas em 1946, com a produção de coque, ferro-gusa e produtos siderúrgicos na Usina Presidente Vargas, localizada na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro.

A companhia foi privatizada em 1993, quando o governo brasileiro vendeu sua participação de 91% da empresa. Quase 10 anos depois (2003), a companhia já tinha capacidade instalada de produção de 5,6 milhões toneladas de aço bruto.

Em 2007, passou a comercializar minério de ferro no mercado internacional e hoje, a companhia já é totalmente altamente integrada, com negócios em siderurgia, mineração, cimento, logística e energia, atuando em toda cadeia produtiva de aço, desde a extração do minério de ferro, até a produção e comercialização de uma linha de produtos siderúrgicos.

A companhia possui uma cadeia de produção verticalizada, a qual inicia na extração do minério de ferro até a produção e comercialização de bobinas, folhas metálicas, perfis e embalagens de aço, possuindo também, participações em ferrovias e empresas de energia elétrica e terminais portuários.

Nesse sentido, a companhia busca focar em cinco atividades chave:

  1. Mineração;
  2. Siderurgia;
  3. Logística;
  4. Cimento; e
  5. Energia.

Dentre os materiais advindos da mineração, estão: Granulado, Sinter Feed, Pellet Feed, Calcário e Dolomita (utilizados nos processos de aciaria e sinterização) e Estranho.

Além disso, no segmento de siderurgia na Bovespa, a companhia produz:

  • Laminados a Quente (utilizados na fabricação de peças estruturais de automóveis, tubos e perfis para construção mecânica, contêineres de gás, rodas, compressores, etc.);
  • Laminados a Frio (utilizadas principalmente na produção de carrocerias de carros, eletrodomésticos, tambores e uso em geral);
  • Produtos Galvanizados (revestidos com material anticorrosivos, utilizados em ar condicionados, tanques de armazenamento, painéis de sinalização, carros, etc.); e
  • Aços Longos (utilizados, principalmente, no setor de construção civil).

No segmento de logística, a CSN também controla a Sepetiba Tecon S.A., a qual administra o terminal de contêineres e cargas do porto de Itaguaí. Nesse âmbito de participações, a companhia também possui participações no segmento ferroviário, através das empresas MRS Logística, a FTL Logística e a Transnordestina Logística.

Para finalizar a empresa comercializa cimento dos tipos CP-II e CP-III, abastecendo o Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além de um portfólio de ativos no segmento de geração de energia e comercialização.

Modelo de Negócios

A matéria prima da companhia advém das minas Casa de Pedra e Engenho (MG) e Mina de Fernandinho (MG). As minas lavram minério a céu aberto, em bancos com altura de aproximadamente 10m. Em sequência, o minério é levado para a Planta Central (UPMs), onde o minério é tratado, visando a adequação da qualidade.

As principais matérias-primas para a produção de aço em uma siderúrgica integrada são minério de ferro, carvão, coque e fundentes, tais como calcário e dolomita. O minério de ferro consumido na UPV é extraído, britado, classificado e transportado por ferrovia desde a mina Casa de Pedra, a UPV.

A alta qualidade dos minérios de ferro extraídos na mina Casa da Pedra, com grau de pureza de aproximadamente 60% e seu baixo custo de extração, são alguns dos fatores que mais contribuem para o baixo custo de produção de aço da Companhia.

A maioria das vendas efetuadas para seus clientes, sejam eles externos ou internos, não utiliza serviços de intermediários, como agentes ou “tradings”. Em 2019, cerca de ~75% da Receita Líquida da companhia foi proveniente do mercado interno e ~25% do mercado externo.

O modelo de negócios da CSN Mineração (CMIN3) é afetado pela sazonalidade, a qual provoca alterações nas demandas externas, como inverno no hemisfério norte e Ano Novo Chinês, direcionando assim, os produtos para o mercado interno, onde o efeito da sazonalidade é menor.

Governança Corporativa

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações CMIN3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações CMIN3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Atualmente, 55% da Receita Líquida da companhia advém do segmento de Siderurgia, 39% de Mineração e apenas 6% de logística, cimento e energia.

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos

Para mais informações sobre as empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub