Como e por que investir na Desktop Sigmanet (DESK3)? | TC

Desktop Sigmanet (DESK3)

A Desktop Sigmanet (DESK3) é uma empresa de telecomunicações, que atua no mercado de prestação de serviços de internet banda larga com tecnologia de fibra óptica de alta velocidade.

A empresa Desktop é hoje uma das maiores plataformas  ISPs (Internet Service Provider) do Brasil.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Desktop Sigmanet (DESK3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Desktop Sigmanet (DESK3);
  2. O que faz a Desktop Sigmanet e Seu Modelo de Negócios (DESK3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações DESK3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Desktop Sigmanet (DESK3)

A Desktop iniciou suas atividades em 1997, na cidade de Sumaré (SP). Em 2001, iniciou suas operações de banda larga por rádio.

Em 2013, passou a focar sua estratégia na tecnologia de fibra óptica, ainda desconhecida pela maioria do mercado, que implantava na época redes de rádio, cobre e cabo coaxial para usuários de banda larga.

Entre 2018 e 2019, a companhia buscou emergir como uma plataforma de fibra distinta, conseguindo aumentar seu número de assinantes em cerca de 30%.

O fundo de private equity HIG Capital adquiriu 60% da Desktop em 2020.

Entre dezembro de 2019 e maio de 2021 a companhia decolou, dobrando o seu número de assinantes e adentrando em 37 novas cidades.

O IPO da companhia movimentou R$ 822,5 milhões com a emissão de 35 milhões de ações ordinárias.

O Preço por ação da Desktop (DESK3) foi fixado em R$ 23,50 e suas ações começaram a negociar no Novo Mercado da B3 em 21 de julho de 2021.

O que faz a Desktop Sigmanet (DESK3) e seu modelo de negócios 

A Desktop (DESK3) é uma das maiores plataformas de provedor de serviços de internet do Brasil, sendo a maior plataforma do Estado de São Paulo, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (“Anatel”). 

A companhia possui um modelo de negócios baseado na prestação de serviços de internet de banda larga com tecnologia de fibra óptica voltado para pessoa física.

Em maio de 2021, a companhia já operava mais de 16.500 km de redes próprias de fibra óptica, contando com mais de 321 mil usuários ativos, em 53 cidades no interior de Estado de São Paulo.

Além da prestação de serviços de banda larga, a companhia também realiza a construção e expansão das redes de fibra óptica. As atividades de planejamento e desenho das redes são feitas majoritariamente com times próprios com objetivo de garantir padronização e total alinhamento às diretrizes técnicas.

Para a construção das redes, a Desktop (DESK3) possui um mix de fornecedores que inclui desde empresas locais de construção a grandes companhias referências no setor.

A Desktop possui mais de 265 projetos já realizados, dos quais 194 ainda estão sendo maturados.

A companhia utiliza esses projetos para alimentar sua bases de dados e permitir inferir em quais regiões teriam melhores retornos esperados sobre o capital investido.

O modelo de crescimento orgânico da companhia tem obtido sucesso. Das novas cidades nas quais lançou operações orgânicas até o final de 2020, a companhia obteve uma taxa interna de retorno (TIR) projetada acima de 25% ao ano. Em metade dos municípios onde já atua, a TIR projetada fica acima de 35% ao ano.

Governança Corporativa 

A companhia está sujeita às regras do novo mercado e foi listada neste segmento na B3

Dentre os principais acionistas, estão a Makalu Brasil Partners com 38,98% das ações ordinárias da companhia e Denio Alves Lindo com 19,06%.

A Makalu Brasil Partners administra a participação do controlador da companhia, o fundo norte-mericano HIG Capital. Denio é fundador e presidente da Desktop.

Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Riscos

  • A Companhia está sujeita a erros, atrasos ou falhas em medidas de segurança de tecnologia da informação (“TI”), que poderão também ser violadas ou comprometidas. Além de estar sujeita a indisponibilidades imprevistas de sistemasde TI, que podem resultar em indenizações e na perda da confiança de clientes na segurança dos serviços. Tudo isso afeta a companhia.
  • A Companhia pode ser incapaz de responder à tendência recente de consolidação do mercado brasileiro de telecomunicações.

Além disso, eventual consolidação do setor poderá afetar futuras aquisições a serem realizadas pela Companhia.

  • As operações da Companhia dependem de sua rede de telecomunicações própria, em que a Companhia é responsável pela manutenção e reparos.

Uma eventual falha dessas redes pode causar atrasos ou interrupções no serviço, o que pode reduzir ou inviabilizar a capacidade da Companhia prestar os serviços adequadamente a seus clientes.

  • A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do Coronavírus (“COVID-19”), a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros.

Dado que as consequências da pandemia são altamente incertas e imprevisíveis, os negócios da Companhia, sua condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e em sua capacidade de continuar operando podem ser adversamente afetados.

  • A impossibilidade de implementar com sucesso sua estratégia de crescimento orgânico poderá afetar adversamente a companhia.

Gráfico das Ações DESK3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações DESK3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas 

Como dito anteriormente, a companhia atua na prestação de serviços de internet banda-larga com tecnologia de fibra óptica.

A receita da companhia advém de sua prestação de serviços e vem crescendo bastante. Saindo de 35.045 MM no exercício social de 31/03/2020 para 57.644 MM no exercício social de 31/03/21.

Pelo lado das despesas, destaque para as despesas gerais e administrativas e também para as despesas comerciais.

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Ativos e Passivos 

No ativo, destaque para a conta de Caixa e equivalentes de caixa, que aumentou bastante no ano de 2020 em relação ao ano de 2019.

No passivo, as contas mais relevantes são as de Fornecedores e Empréstimos e financiamentos, destaque para o elevado nível desta última conta no passivo não circulante circulante do balanço patrimonial cujo exercício se encerrou em 31 de dezembro de 2020.

Referências

Formulário de referência da companhia e prospecto preliminar de oferta da companhia. 

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub