Como e por que investir nas ações da Dexxos (DEXP3)? | TC

Dexxos Participações (DEXP3)

A Dexxos Participações (DEXP3), antes GPC Participações, é uma holding constituída em 1997 como empresa de capital aberto na B3. Atua no setor químico e possui três subsidiárias: GPC Química, Apolo Tubulars e Apolo Tubos e Equipamentos.

  1. O que faz a Dexxos Participações (DEXP3);
  2. Governança Corporativa;
  3. Diferença entre DEXP3 e DEXP4;
  4. Como analisar a Dexxos Participações

O que faz a Dexxos Participações

Como dito, a Dexxos possui participação acionária na GPC Química, na Apolo Tubulars e na Apolo Tubos e Equipamentos, sendo cada uma das três empresas voltadas para um setor diferente.

GPC Química

Fundada em 1954 no estado do Rio Grande do Sul, a GPC Química produz resinas termofixas para aplicação em painéis de madeira e formol, sendo uma das principais líderes do mercado nacional.

Apolo Tubulars

A Apolo Tubulars é focada na produção de tubos de aço soldados para a indústria de óleo e gás.

Apolo Tubos e Equipamentos

Constituída em 1938, foi a primeira empresa industrial do Grupo Peixoto de Castro e pioneira na fabricação de tubos de aço ERW, tem foco diferente da Apolo Tubulars, fornecendo material para o setor de construção civil e infraestrutura.

Além das 3 empresas, a Dexxos possui participação na Copenor, empresa focada na produção de formaldeído de resina e na Metanol, focada na produção de metanol, tendo ambas, pouca participação na receita do grupo.

Governança Corporativa

A composição acionária é formada majoritariamente por pessoas físicas, não sendo mais controlada pela família Peixoto de Castro. A Dexxos Participações (DEXP3 DEXP4) está listada na B3 no segmento de listagem tradicional.

Diferença entre DEXP3 e DEXP4

As ações terminadas em 3, como DEXP3, são as ações ordinárias. Esse tipo de ação dá aos acionistas direitos de participação na empresa. Já os tickers terminados em 4 (DEXP4) indicam uma ação preferencial, que dá ao acionista direito a proventos e dividendos distribuídos pela empresa. Depois de anos, a empresa finalmente voltou a pagar dividendos, fruto do belíssimo trabalho na reestruturação da companhia.

Gráfico na bolsa de valores

Como analisar a Dexxos Participações

Receitas

As receitas da companhia são oriunda da venda de bens e serviços, com contribuição fundamental da fabricação de resinas (cerca de ⅔ da receita).

Ativo

Seus ativos estão concentrados no imobilizado, devido às diversas plantas industriais da holding e em contas a receber.

Passivo

Já o passivo está mais concentrado no nas dívidas de longo-prazo, com destaque para a conta de outras obrigações. A Dexxos Participações (DEXP3 DEXP4) vem conseguindo reduzir bastante sua dívida líquida em relação ao EBITDA. Além de ter conseguido alongar seu perfil de endividamento.

Para mais informações sobre as empresas listadas em bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub