Dasa (Diagnósticos da América) DASA3

A Dasa (Diagnósticos da América) é uma companhia atuante do segmento de hospitais, os quais abrangem desde os serviços de baixa complexidade, como exames e diagnósticos, como de alta complexidade, tais como transplantes e cirurgias robóticas. Sua atuação no segmento se dá através de suas controladas e franquias das suas marcas.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Dasa (DASA3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Dasa (DASA3);
  2. O que faz a Dasa e seu Modelo de Negócios (DASA3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações DASA3 na Bolsa de Valores; 
  5. Como analisar a empresa.

História da Dasa (DASA3)

A Dasa foi fundada em 1961, pelo Dr. Raul Dias e Dr. Humberto Delboni, os quais chamaram a empresa, primeiramente, de Laboratório de Análises Clínicas MAP. Alguns anos depois, em 1974, um sócio entra para o negócio, o Dr. Caio Auriemo, alterando o nome da empresa para Laboratório Clínico Delboni Auriemo.

Em 2018, a companhia iniciou um processo de expansão inorgânica, incorporando laboratórios como o Biomed Diagnósticos Laboratoriais, o Laboratório Médico Vital Brasil e o Laboratório Oswaldo Cruz. Além disso, no mesmo ano a companhia adquiriu o Laboratório Deliberato de Análises Clínicas, o Leme Laboratório de Endocrinologia e Metabologia da Bahia, o Laboratório de Análises Clínicas Gilson Cidrim, 100% do capital social do Grupo São Camilo.

No ano seguinte (2019), a companhia inicia outra fase de aquisições, começando pela Maipú por Imágenes S.A., a Ímpar Serviços Hospitalares S.A. (rede formada por 7 hospitais) e Grupo Gênia. Um ano depois, adquiriram a Cromossomo Participações, a Allbrokers Corretora de Seguros e 60% da Santa Celina Participações. Além disso, adquiriram a São Marcos e 90% do Laboratório Nobel S.A.

O que faz a Dasa (DASA3) e seu Modelo de Negócios

A companhia atua no segmento de saúde, principalmente em procedimentos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias robóticas. Conta com cerca de 13 hospitais e mais de 900 unidades de diagnóstico, totalizando 2,7 mil leitos hospitalares, 37 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros na rede. A companhia está presente em 4 das 5 regiões do País, mais especificamente em 156 cidades e 13 Estados, além do Distrito Federal. 

Um dos diferenciais da relação do cliente com a rede de hospitais e clínicas de diagnóstico, é a implementação do meio digital no cuidado preventivo e relacionamento com o paciente. Através do aplicativo Nav, o paciente consegue agendar consultas, teleconsultas, telenutrição, telepsicologia e acesso a resultado de exames. 

A seguir, as principais marcas de laboratório e hospitais da companhia, por região de atuação:

  • Sudeste: Laboratórios São Marcos, Delboni Auriemo, Sérgio Franco, Hospital Nove de Julho, Hospital Santa Paula, Hospital Leforte (Liberdade e Morumbi), Dr. Christovão da Gama, Hospital São Lucas (Copacabana), CHN, Casa de Saúde Nossa Sr. do Carmo e Hospital Vital;
  • Sul: Laboratórios Santa Luzia, Ghanem: Laboratório e Saúde e Frischmann Aisengart;
  • Centro Oeste: Exame Imagem e Laboratório, Hospital Brasília e Hospital Águas Claras;
  • Nordeste: Image: Diagnóstico por Imagem, Leme: Laboratórios e Vacinas e Hospital São Domingos.

As atividades da companhia são separadas em três segmentos operacionais distintos: (i) Serviços de cuidados ambulatoriais e coordenação de cuidados, os quais são feitos procedimentos diagnóstico e exames; (ii) Hospital e Oncologia, caracterizados por procedimentos clínicos, cirúrgicos e de pronto-atendimento; e (iii) Operações internacionais, feitas na Argentina e no Uruguai.

Governança Corporativa

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Fonte: TC Matrix

Gráfico das Ações DASA3 na Bolsa de Valores

Figura 2: Preço das Ações DASA3

Fonte: TC Matrix

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Em 2020, a Receita Líquida da companhia era segmentada por segmentos operacionais, como: serviço de cuidados ambulatoriais e coordenação de cuidados (62,07%); Hospital e Oncologoa (35,05%); e Operações Internacionais (2,88%).

Figura 3: Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Fonte: TC Matrix

Ativos e Passivos

Figura 4: Balanço Patrimonial – Ativos

Fonte: TC Matrix

Figura 5: Balanço Patrimonial – Passivos

Fonte: TC Matrix

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub