Como e por que investir em ações da Duratex (DXCO3) | TC

Duratex (DXCO3)

A Duratex (DXCO3) atua a mais de seis décadas no mercado nacional de móveis e construção civil, além de exportar para mais de 50 países. Com amplo portfólio de empresas que atuam em variados segmentos, a companhia é líder na América do Sul na produção de painéis de madeira, louças e metais sanitários e uma das dez maiores empresas do setor no mundo.

Desta forma, nesse texto buscaremos compreender melhor a empresa Duratex S.A. perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Duratex (DXCO3);
  2. Modelo de negócios da Duratex (DXCO3);
  3. Governança corporativa da Duratex (DXCO3);
  4. Evolução das ações DXCO3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa

O que faz Duratex (DXCO3)

A Duratex (ainda sem a associação) iniciou suas operações em 1951 sendo a primeira empresa do Brasil a operar na fabricação de chapas de fibra constituídas por madeira. Em 1972 e nos anos 80 a empresa entra em dois novos segmentos da economia: metais e louças sanitárias por meio da aquisição da Deca S.A.; produção de painel de partícula (MDP) por meio da compra de unidades fabris de um grupo brasileiro. Em 97 e 98 ela revoluciona mais uma vez o mercado nacional, com a primeira fábrica de MDF (painel de fibra de média densidade) brasileira e como primeira fabricante nacional de piso laminado de alta resistência.

A partir de 2012 e 2014 a empresa passa por uma nova temporada de incorporação de outras empresas por meio de aquisições. Primeiro a MIPEL – indústria metalúrgica, que possui alta capacidade de produção de peças por ano. A fábrica é estratégica para aumentar a produtividade da Deca.

Já a Thermosystem é uma empresa focada na produção e venda de chuveiros eletrônicos e aquecedores solares. É também em 2014 que a sua controlada Duratex Florestal S.A. em parceria com a Usina Caeté S.A. formam a joint-venture Caetex Florestal S.A., com o fito de formar florestas de eucalipto (insumo do MDF) no Nordeste brasileiro.

Os anos 2016 e 2017 marcam a empresa pelo início da participação em novos segmentos, com a finalização da compra total da atual Hydra (chuveiros e aquecedores), e, a aquisição de pouco mais de 25% do capital social da empresa Viva Decora, responsável pelo segmento de inovação e geração de conteúdo sobre os produtos da Duratex e suas controladas. Atualmente, ao fim do exercício de 2019, o braço operacional a companhia é composto pelas seguintes empresas: Deca, Hydra, Ceusa, Portinari, Durafloor e Duratex. E, para perpetuar a atuação e exportações dos produtos da mesma no exterior, seja por controladas e coligadas, há subsidiárias na Europa, América do Norte e Bélgica.

Modelo de negócio da Duratex (DXCO3)

A Duratex (DXCO3) ganha dinheiro através da produção e comércio do que produz. O principal deles é o de madeira, atuando tanto pelo cultivo florestal que fornece matéria prima para a produção quanto pela produção de painéis a madeira pela Duratex que é líder deste mercado (MDF, MDP).

O segundo segmento de maior atuação da empresa é o de deca (que dá nome a sua controlada que atua neste segmento), comercializando metais, louças, chuveiros elétricos e aquecedores. E uma atuação no segmento de revestimentos cerâmicos.

Governança corporativa Duratex (DXCO3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade Duratex (DXCO3)

A companhia participa do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2008, e, em 2019 novamente foi adicionada pela B3 à tal índice. A companhia possui uma Estratégia de Sustentabilidade, coordenadas pelo Sistema de Gestão Duratex (SGD). São mais de 10 parceiros para fundamentar sua atuação em sustentabilidade. Todas as ações tomadas em conjunto com esses parceiros podem ser acessadas no Relatório Anual, disponível no site de RI da companhia.

Evolução das ações DXCO3 na Bolsa de Valores

Concorrentes da Duratex (DXCO3)

NomeCódigoSubsetor
EucatexEUCA4Madeira

Como analisar a Duratex (DXCO3)

Receitas

As receitas são obtidas através da comercialização das mercadorias produzidas pelas marcas da Companhia tanto para o mercado interno, quanto para o mercado externo. Parte da receita do ativo está atrelada à moedas estrangeiras. Desta forma, fique atento às proteções que a organização possui à variações cambiais e como a taxa de câmbio impacta as suas receitas.

Custos

Gastos com matéria prima e com as mercadorias vendidas. Outro ponto importante, que, pela natureza da companhia, seus custos podem ser afetados de forma não recorrente caso a Duratex venha a adquirir mais companhias para o seu portfólio.

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para a os ativos de longo prazo com um aumento de concentração em Ativo Imobilizado nos últimos anos.

Passivos

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub