Como e porque investir na Ecorodovias (ECOR3)? | TC

Ecorodovias (ECOR3)

A Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. (ECOR3) foi fundada em 2000 e adquirida pelo grupo CR Almeida, com mais de 50 anos de experiência no setor de infraestrutura. A companhia é um dos grandes players do mercado de construção e manutenção de rodovias através de concessões.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. (ECOR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Ecorodovias (ECOR3);
  2. Modelo de negócios Ecorodovias (ECOR3);
  3. Governança corporativa Ecorodovias (ECOR3);
  4. Sustentabilidade

O que faz Ecorodovias (ECOR3)

A Ecorodovias (ECOR3) é holding controladora direta e indireta de outras 11 empresas distribuídas por oito estados, e, somado a estas, ainda possuía um pátio e um porto. Atualmente, a companhia vem direcionando seu negócio para suas operações no segmento de concessão rodoviária e vem desinvestindo suas operações tanto no porto quanto no pátio que possuía.

A atuação de fato da empresa começa em 1997 firmando o primeiro contrato de concessão, o qual, se deu nos 136,7 km entre Curitiba e o Porto de Paranaguá. De 1998 a 2009 a empresa toma um rumo de organização operacional através da compra ou criação das suas controladas diretas e indiretas. Destaque para a criação do Ecopátio em 2006, com o intuito de permitir atividades de logística, armazenagem e afins.

E, em 2007, é criada a sub-holding Ecorodovias Concessões e Serviços S.A. (ECS) responsável por controlar as 10 concessionárias da sua holding e as outras duas unidades operacionais, sendo elas: Ecovias, Ecopistas, Ecovia, Ecocataratas, Ecosul, Ecoponte, Eco101, Eco050, Eco135, Ecovias do Cerrado, Ecorodoanel e Ecoporto. Além disso, 3 anos depois em 2010, a empresa realiza seu IPO e consegue levantar quase 1,2 bilhões de reais.

Um ponto importante é que estas atividades desempenhadas pela companhia e suas controladas possuem uma elevada exposição ao risco regulatório, onde, devem atuar de acordo com o financiamento do governo dentro dos limites do contrato. Há também os casos em que a própria empresa é quem financia o projeto (mais comum nas concessões de manutenção), mas, com o compromisso de atender o que o governo determina.

Sendo assim, a Ecorodovias sempre tem que buscar a eficiência operacional de suas controladas para que as mesmas arquem com as obrigações ao menos no limite financeiro disposto no contrato e no melhor dos casos gastar menos do que acordado, rentabilizando a operação.

Modelo de negócio da Ecorodovias (ECOR3)

A operacionalização das concessões e seus periféricos (manutenção, construção, operacionalização) representam o modelo de negócio da empresa. Isso porque, as concessionárias só existem ou só funcionam se as mesmas possuírem o contrato de responsabilidade sobre uma concessão. Sendo assim, ao realizar uma concessão ao lado do estado, a empresa fica responsável por arcar com as rodovias, pontes, portos e/ou construí-las.

Governança corporativa Ecorodovias (ECOR3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade Ecorodovias (ECOR3)

A companhia participa do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2011, e, também participa do Carbon Disclosure Program (CDP), Global Reporting Initiative (GRI), Pacto Global e Guia Exame de Sustentabilidade. Todas as ações socioambientais tomadas em conjunto com esses programas são norteadas pela Política de Diretrizes de Sustentabilidade do Grupo, que pode ser acessado no site de RI da companhia.

Evolução da Ecorodovias (ECOR3) na Bolsa

Concorrentes da Ecorodovias (ECOR3)

Nome

Código

Subsetor

CCRCCRO3Exploração de Rodovias
TriunfoTPIS3Exploração de Rodovias

Como analisar a Ecorodovias (ECOR3)

Receitas

Estão diretamente ligadas com as operações de logística e de gestão das rodovias, as quais são diretamente ligadas à qualidade das vias sob tutela da companhia e do fluxo que ali existe, por causa da arrecadação de pedágios.

Custos

Gastos com a manutenção, construção e operação das malhas rodoviárias sobre tutela da companhia. Muito importante atentar para o resultado financeiro da companhia, que vem apresentando forte crescimento com a emissão das debêntures, e assim, averiguar de que forma esses recursos captados estão sendo investidos.

Ativos

Passivos

Deve-se atentar à situação de longo prazo da companhia que vem aumentando frente à de curto prazo. Como foi o caso do forte crescimento de 2019 do Passivo Circulante da companhia, muito em si, impulsionado pelo pagamento de acordos de leniência e empréstimos de curto prazo.

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