Eletrobrás (ELET3)

Criada por decreto de lei do governo em 1962 e controlado por ele até hoje, a Eletrobras (ELET3) é o maior player do setor elétrico brasileiro com quase 89% das linhas de transmissão do Brasil.

Desde 1967 a empresa foi designada para cuidar dos planos de energia elétrica da União. Em 2019 a empresa representou 25% da capacidade instalada brasileira.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Eletrobrás (ELET3) passando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a Eletrobrás (ELET3);
  2. O que faz Eletrobrás (ELET3);
  3. Governança corporativa Eletrobrás (ELET3);
  4. Evolução na Bolsa de Valores;
  5. Como analisar a Eletrobrás (ELET3);

O que faz Eletrobrás (ELET3)

Proposta à criação pelo governo federal em 1954, a Eletrobras só viria a ser aprovada em 1961 no Congresso Nacional e foi constituída somente em 1962, com o intuito de formular o braço estatal no setor de energia elétrica.

As atribuições da Eletrobrás (ELET3) eram variadas, partindo da promoção de estudos do setor energético até a operacionalização do mesmo, através de geração, transmissão e distribuição. Foi assim que a empresa se mostrou uma companhia decisiva na expansão da oferta de energia e desenvolvimento nacional.

E, por isso, a empresa é reconhecida como holding e possui a responsabilidade de gerir o Fundo Federal de Eletrificação. Até 1973 a Eletrobras seguiu em uma rotina de incorporação de novas subsidiárias, tomando destaque para 1964, adquirindo somente neste ano 10 novas unidades operacionais.

Por estar intimamente ligada ao governo federal, também dentro do intervalo citado anteriormente, ela foi nomeada gestora da política energética da União.

Em 1973 é delegado à companhia a construção e operação de novos polos de transmissão para que ligassem a nova usina hidrelétrica de Itaipu aos estados periféricos que seriam abastecidos pela mesma.

Um ano depois, o Brasil é marcado pelos estímulos do governo federal no avanço e expansão do setor de energia, o que, levou a empresa a atuar também no segmento de distribuição através da aquisição de novas controladas de variados estados brasileiros.

Nesse sentido, seja por concessões estatais ou seja por atuação própria de suas controladas, a Eletrobras consegue rentabilizar seu negócios através dos contratos de energia pelas empresas de seus três segmentos operacionais, os quais são:

  • Geração e Transmissão: Eletronorte, Eletrosul, Eletronuclear, CGTEE, Chesf, Furnas, e Amazonas GT-7;
  • Distribuição: Amazonas Energia, Boa Vista Energia, CEAL, CESIPA, CERON, Celg-D e Eletroacre.

Ao final do exercício social de 2018 a empresa reafirma a sua história e o intuito de ter sido fundada, pois, no subsetor de transmissões de tensão básica a Eletrobras detinha 47,3% das linhas operacionais e no sub-setor de geração ela possuía 25% da capacidade instalada que funciona no Brasil.

Esse ano também é marcado pela finalização do processo iniciado em 2017 pelo Ministério de Minas e Energia de desestatização da empresa, porém, o governo federal ainda exerce direitos sobre a mesma nos limites da golden share que possui.

Governança corporativa Eletrobrás (ELET3)

É  uma companhia de capital aberto, com ações negociadas no Brasil, nos Estados Unidos e na Espanha, atende aos requerimentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)/B3 – Brasil, Bolsa, Balcão​, da Securities and Exchange Commission (SEC)/Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) e do Latibex, da Bolsa de Valores de Madri.

A listagem no Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBovespa, a conquista do nível de excelência no indicador IG-SEST, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest),​ e a obtenção da certificação no Programa Destaque em Governança de Estatais, da B3, ​reforça o compromisso da companhia com as melhores práticas de gestão e com a sustentabilidade.​

diretoria da elet3
conselho da elet3

Gráfico das ações ELET3 na Bolsa de valores

resultado da elet3 nos últimos anos

Como analisar a Eletrobrás (ELET3)

Receitas

As receita são provenientes, em sua maioria, da geração e comercialização de energia

receitas do trimestre da elet3

Custos

Os custos são, em essência, o custo da infraestrutura e operação da companhia 

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua grande maioria os ativos realizáveis a longo prazo. Também tendo um  destaque para os ativos imobilizados e investimentos.

ativos da elet3 para investimentos
Passivos

A empresa também apresenta uma maior concentração dos seus passivos no longo prazo. Sendo sua maior parte empréstimos, financiamentos e provisões. 

passivos da elet3 para investimentos
passivos da elet3 para investimentos patrimonios

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Vídeo sobre a Eletrobrás (ELET3) no canal YouTube do TC

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub