Energias do Brasil (ENBR3)

Concebida como uma holding, a EDP Brasil surge através de investimentos da sua sede EDP Portugal com o intuito de trazer sua expertise internacional para o mercado brasileiro. Hoje, a empresa possui um modelo integrado de atuação no setor de energia operando desde a geração até a comercialização da energia produzida, incorporando recentemente, a atuação em serviços energéticos.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Energias do Brasil (ENBR3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a Energias do Brasil (ENBR3);
  2. Governança corporativa Energias do Brasil (ENBR3);
  3. Evolução na Bolsa de Valores;
  4. Como analisar a Energias do Brasil (ENBR3);

O que faz Energias do Brasil (ENBR3)

O grupo controlador EDP Portugal inicia suas operações no mercado brasileiro em 1996 através da compra de participação minoritária na Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (CERJ) e em 1997 também adquire 25% da usina hidrelétrica de Lajeado (UHE Lajeado). Até que em 1998 ela adquiriu em parceria com a CPFL Energia (outro grande player do setor) a Bandeirante Energia, então prévia filial da futura EDP Brasil. As aquisições da EDP Portugal finalizam em 1999 quando adquire parte significativa do capital social de duas empresas que tinham participação ampla na UHE Lajeado e no centro-sul brasileiro.

Após essa trajetória de aquisições, tanto por ser uma holding quanto por ser a maneira de se instaurar no país, no ano de 2000 a EDP Portugal inaugura a EDP Brasil efetivando a holding dos ativos da controladora aqui no país e formulando seu capital social em terras brasileiras. Sendo assim, de 2001 à 2004 a empresa aplica sua estratégia de estruturação dos ativos operacionais desde compra frações do capital social de hidrelétricas até a compra de outras empresas do setor. É em 2005 a troca da razão social de EDP Brasil para EDP Energias do Brasil, e adquire as unidades EDP Espírito Santo e São Paulo.

Assim como suas semelhantes, a EDP possui um modelo de negócio amplo com atuação na geração, transmissão e distribuição da energia que produz com suas próprias unidades operacionais ou com participações em coligadas. Destaque para a atuação no segmento de transmissão (6 linhas ao total) que só veio a acontecer no ano de 2016 com contratos de concessões. Diferentemente de suas principais concorrentes, a EDP se demonstra um player menos arriscado, pois, tem tamanho e atuação menor que as mesmas. Outro ponto é que sua atuação é concentrada nos estados de São Paulo e Espírito Santo, onde, no último, a cobertura é de aproximadamente 90%.

Na posição de holding, grande parte do desempenho do modelo de negócio da EDP é explicado pela performance das empresas que possui controle ou participação. Um exemplo “especial” disso é a posição de proprietária de 20% da empresa de energia Celesc, a qual, permite à EDP participar do mercado de outras regiões que não o sudeste, neste caso, o mercado sulista. Outra operação recente à empresa é o mercado de comercialização de energia, podendo assim, expandir sua base de clientes e atuar fora das áreas de concessão, ao atender clientes livres.

Enfim, por se tratar de um segmento alheio à energia, a EDP possui um braço operacional com empresas responsáveis por atuarem no mercado de serviços de energia. Em resumo, a atuação desse “braço” se resume a serviços de instalação, comercialização, manutenção e consultoria em equipamentos de inovação e eficiência no meio energético.

Governança corporativa Energias do Brasil (ENBR3)

No quesito governança corporativa, a empresa está listada no “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA.

Principais diretores de Energias do Brasil

Acionistas majoritários de Energias do Brasil

Evolução da Energias do Brasil (ENBR3) na Bolsa de Valores

Evolução de ENBR3 na bolsa de valores

Como analisar a Energias do Brasil (ENBR3)

Receitas

As receita são oriundas da geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia.

Receitas da Energia do Brasil (ENBR3)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação e manutenção das usinas e redes elétricas.

Ativos

A maior parte dos ativos da companhia está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua maior parte Ativos Realizáveis a Longo prazo e Ativos Imobilizados.

Ativos da empresa Energias do Brasil (ENBR3)

Passivos

No que tange os passivos da companhia, sua maior parte está em empréstimos e financiamentos de longo prazo.

Passivos de Energias do Brasil (ENBR3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub