Como e por que investir na Energisa (ENGI3)? | TC

Energisa (ENGI3)

A Energisa S.A. (ENGI3) foi fundada em 1905 como Sidepar Participações S.A. e sendo controlada da terceira sociedade por ações brasileira (Grupo Energisa) a obter o registro de companhia de capital aberto.

Nesse texto buscaremos compreender a empresa Energisa abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Energisa (ENGI3);
  2. Modelo de negócio da Energisa (ENGI3);
  3. Governança corporativa Energisa (ENGI3); e
  4. Sustentabilidade.

O que faz a Energisa (ENGI3)

Na primeira década de 2000, com intenso processo de expansão de atuação dentro do território nacional, a organização muda a razão social para Energisa S.A em 2008., tornando-se uma das principais players de transmissão e distribuição energia elétrica no Brasil.

Atualmente o grupo Energisa é o quinto maior grupo distribuidor de energia do país. A companhia atende a cerca de 7,8 milhões de brasileiros que estão alocados em 11 estados da federação e foca na transmissão e distribuição de energia. Além disso, a ENGI3 também controla 11 distribuidoras de energia espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Modelo de negócio da Energisa (ENGI3)

O setor de energia elétrica é composto por três fases: geração, transmissão e distribuição o de energia. A Energisa, por sua vez, atua na transmissão e na distribuição de energia para o consumidor final. Além disso, a companhia também presta serviços de construção, operação, manutenção de ativos elétricos e desenvolve estudos de geração de energia.

Governança corporativa Energisa (ENGI3)

A Energisa está presente no segmento de Nível 2 de governança na B3. Além disso, a companhia possui ações ordinárias (ENGI3), ações preferenciais (ENGI4) e as units (ENGI11), que é composta por uma ação ordinária e quatro preferenciais. A Gipar é a controladora da Energisa e a família Botelho está no controle de diretamente e indiretamente. A organização possui um conselho de administração, uma diretoria executiva e um conselho fiscal.

Sustentabilidade

A Energisa afirma o compromisso com o desenvolvimento ambiental, social e da própria organização. Além disso, a ENGI3 está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também divulga o relatório de sustentabilidade em seu site de RI onde há todos os detalhes das ações desenvolvidas pela companhia.

Evolução da Energisa (ENGI3) na Bolsa de Valores

Concorrentes da Energisa (ENGI3)

A Engie, a Eletrobrás, a Coelba e a Afluente T são algumas das concorrentes da Energisa neste mercado de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Como analisar a Energisa (ENGI3)

Receitas

As receitas são obtidas a partir da venda de energia, que representa a maior participação na receita, e pela transmissão de energia elétrica.

Custos

Os principais custos da Energisa são relativos à manutenção das redes de transmissão, das centrais de distribuição e dos reparos.

Ativos

Os ativos mais importantes para a Energisa são as contas a receber e o ativo realizável a longo prazo.

Passivos

Em relação ao passivo, a maior parte das obrigações da Energisa são de longo prazo com destaque para a conta de empréstimos e financiamento, que é a mais pujante do passivo.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub