Como e por que investir na Eneva (ENEV3)? | TC

Eneva (ENEV3)

A Eneva S.A.(ENEV3) é uma empresa do setor de energia que atua especialmente na geração de energia elétrica e de gás natural. Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Eneva abordando os seguintes pontos:

  1. História da Eneva (ENEV3);
  2. O que faz Eneva (ENEV3);
  3. Modelo de negócio da Eneva (ENEV3);
  4. Governança corporativa Eneva (ENEV3); e
  5. Sustentabilidade.

História da Eneva (ENEV3)

Fundada sob a denominação de MPX Energia em 2001, a Eneva é uma empresa do setor de energia atuando com foco na geração de energia elétrica e de gás natural, além de atuar na comercialização. Nos dias atuais, a Eneva é a detentora da maior operação de geração de energia elétrica à hidrocarboneto, segundo a ANEEL.

Já em 2007, a empresa começou a atuar com um portfólio próprio que vinha desenvolvendo entre esses anos de 2005 e 2007. Basicamente, a empresa faturou em leilão a concessão de 15 anos para as suas duas empresas, com faturamento anual superior a 200 milhões. As empresas eram a Pecém I (porto de geração), criada em parceria igualitária com a EDP, e a Itaqui (usina termoelétrica), própria da Eneva. Além disso, nesse mesmo ano a companhia abriu seu capital.

O ano de 2011 foi caracterizado por uma “corrida” de compra ou participação em outras empresas para aumentar o portfólio e a capacidade de geração de energia através de gás natural da Eneva. O ano de 2012 é um grande marco para o negócio da Eneva, pois, ela firma uma joint venture com o grupo Uniper, na qual, segundo a Forbes, é uma das maiores empresas privadas de energia e gás natural do mundo.
Essa joint venture deu início a Eneva Participações S.A., com governança compartilhada entre as partes, visando alavancar o crescimento e desenvolvimento de mais energia com maior nível de rentabilidade para o Brasil e para o Chile, seja pela via térmica ou pela via renovável. E, no mesmo ano, a joint venture já firma no Brasil a compra do Complexo Eólico Jandaíra com capacidade instalada de 600MW.

De 2013 a 2015, e, mais recentemente em 2018, a empresa passa por uma forte reestruturação na sua estrutura corporativa. Dois fatores foram principais para esse acontecimento. O primeiro ponto foi a ampliação do portfólio da empresa e a necessidade de aumentos de capitais para suportar e perpetuar essa ampliação. O segundo fator foi a renovação da estrutura societária com o Sr. Eike Batista e a Uniper, deixando de figurarem como acionistas majoritários.

E, por isso, em 2013 a MPX se torna Eneva, empresa responsável pela participação no capital de outras empresas geradoras de energia no segmento de gás natural e termelétricas. Além disso, outra fonte de receita da empresa é a atuação por empresas próprias no mesmo mercado citado anteriormente, e, também, nas energias renováveis com campos de geração de energia solar e eólica.

O que faz a Eneva (ENEV3)

A Eneva se configura como uma empresa integrada de energia que atua com negócios complementares na geração de energia elétrica e na produção de hidrocarbonetos.
Modelo de negócio da Eneva (ENEV3)

Em relação ao modelo de negócio da ENEV3, a Eneva atua de forma integrada no segmento termelétrico, ou seja, a própria companhia atua desde a exploração e tratamento do gás natural ou do carvão, que são matéria prima essencial para o funcionamento das usinas geradoras. Sendo assim, a empresa possui autonomia do insumo base que dita a produtividade e as margens da sua capacidade instalada.

Até 2019, a companhia era responsável por 5% da capacidade térmicas instalada no Brasil, sendo 11% da geração de energia por gás natural e 22% da geração a carvão. Além disso, é a terceira maior produtora de gás natural no país e segunda maior operadora de gás em meio terrestre ou marítimo, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Governança corporativa Eneva (ENEV3)

A Eneva possui apenas ações ordinárias em circulação (315.767.383. Além disso, o free float da companhia é de 100% e apresenta 100% de tag along. Em relação a estrutura societária, o BTG Pactual detém a maior parte das ações da companhia (22,93%). A Eneva conta ainda com uma diretoria, um conselho e comitês de auditoria.

Sustentabilidade

A Eneva apresenta um relatório de sustentabilidade com as principais iniciativas tomadas em torno do âmbito ambiental, social e de governança. Dentre as ações adotadas estão a busca por novas tecnologias, inovação e pesquisa e desenvolvimento, além do desenvolvimento dos colaboradores (fornecedores e terceiros) entre outras ações.

Evolução da Eneva (ENEV3) na Bolsa de Valores

Concorrentes da Eneva (ENEV3)

Dentre as empresas que estão no mesmo setor da Eneva na classificação segundo a B3 e que atua na geração de energia estão: a CPFL Geração, CEE-GT, AES TIETE E entre outras.

Como analisar a Eneva (ENEV3)

Receitas

A Eneva segmenta a sua receita por setor de atuação. Dessa forma, O segmento de geração de energia a gás é o mais relevante para a companhia. Além da geração de energia a gás, a geração de energia a carvão é o segundo segmente com maior participação na receita.

Custos

Os principais custos operacionais da companhia variam de acordo com o segmento. Mas, de forma geral, os principais custos são com transmissão e encargos regulatórios e os custos relacionados ao gás (no caso da geração de energia a gás).

Ativos

O ativo da Eneva é formado predominantemente pelo ativo imobilizado, que é uma característica desse setor dado a necessidade do grande volume de máquinas e equipamentos e das próprias instalações.

Passivos

No que tange ao passivo, a companhia possuir a maior parte de suas obrigações de longo prazo referente aos empréstimos e financiamentos.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub