Como e por que investir nas ações da Enjoei (ENJU3)? | TC

Enjoei (ENJU3)

A Enjoei (ENJU3) é uma empresa “tech” listada em bolsa de valores, a qual atua no setor de e-commerce e marketplace através de sua plataforma, a Enjoei. A plataforma é uma das maiores concorrentes da OLX, no segmento de venda de produtos usados.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Enjoei (ENJU3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Enjoei (ENJU3);
  2. O que faz a Enjoei e Seu Modelo de Negócios (ENJU3);
  3. Empresas Pares (peers);
  4. Governança Corporativa;
  5. Gráfico das Ações ENJU3 na Bolsa de Valores; e
  6. Como analisar a empresa.

História da Enjoei (ENJU3)

A companhia foi criada a partir de um site do casal Ana Luiza McLaren e Tie Lima, no ano de 2009. O site servia de plataforma para um marketplace de produtos usados, o qual as pessoas podem anunciar seus produtos, em troca de uma comissão.

Alguns anos depois, em 2013, a companhia recebeu aportes de fundos de private equity, como o Monashees Capital e um ano depois, do Bessemer Venture Partner. Em 2015, a companhia já atingia cerca de 500 mil “lojas virtuais”, as quais são feitas pelos próprios usuários da plataforma, com o objetivo de anunciar seus produtos.

Em 2017, a companhia passou a ser mais do que uma plataforma com o objetivo de conectar o comprador e o vendedor. A empresa passou a investir em centros de distribuição, o qual tinha o objetivo de fazer a triagem e melhorar o serviço de entrega.

Nesse caso, os usuários enviavam os produtos até os centros de distribuição da Enjoei e a companhia ficava responsável por fazer o “marketing” do produto e enviá-lo. Em decorrência do COVID-19 em 2020, a companhia iniciou o processo de expansão de hubs logísticos, com o objetivo de atender a demanda.

Além disso, ao longo de 2020, a companhia introduziu em sua plataforma, produtos novos de diversas marcas, assim, a companhia passou a vender tanto produtos usados (“secondhand”) quanto novos. Ainda em 2020, a companhia incorporou suas holdings (incorporação reversa), Enjoei, LLC e Enjoei Ltd, até que em novembro, fez seu IPO na B3.

O que faz a Enjoei (ENJU3)

A Enjoei trata-se de uma plataforma online, a qual os usuários podem se cadastrar e anunciar produtos, sejam eles novos ou usados, como roupas, sapatos e móveis, principalmente. Além disso, a plataforma mantém as informações das negociações do usuário de forma organizada, em sua “loja virtual”. Nesta loja, os potenciais compradores podem se informar a respeito do vendedor, como os seus itens vendidos, seguidores, curtidas, localização, etc., da mesma forma que uma rede social.

Modelo de Negócios

Nesse sentido, seu modelo de negócios tem foco intermediação das vendas da plataforma, além de serviços derivados da intermediação, como:

  • Serviço financeiro, garantindo segurança para o cliente e facilidade de pagamento, além da carteira (“enjuBANK”);
  • Logística integrada (“enjuPRO”), com seguro contra extravio;
  • Serviço de publicidade (megafone), um serviço pago para aumentar a visibilidade do produto; e
  • Planos “pós-pagos”, os quais garantem serviços de publicidade e promoções adicionais.

A principal fonte de receita da companhia deriva da cobrança de tarifas de serviço. Essas tarifas derivam, principalmente, de cinco fontes:

  • Vendas gratuitas no site são cobradas taxas que variam de R$1,90 a R$13, dependendo do valor do produto. Além disso, são cobradas comissão dos vendedores que variam de 18,5% a 20%;
  • Vendas através do plano enjuPRO, as quais são cobradas taxas R$5 a R$13, além de uma comissão de 50% para os vendedores. Esse plano garante a triagem do produto, desde a coleta na casa do vendedor, até a entrega;
  • Taxas sobre serviços de frete; e (iv) taxas de manutenção da conta da enjuBANK de R$1,50 mensais para contas de até R$200 de saldo.

Dessa forma, para que a companhia possa manter um nível de engajamento de sua comunidade e ao mesmo tempo captar novos clientes, ela tem de manter um nível de investimento elevado em quatro pilares:

  • Marketing, de forma a ampliar o alcance de seus usuários;
  • Tecnologia, de forma a fortalecer a variedade de produtos disponíveis no site;
  • Operações, de forma a otimizar e ampliar os serviços de logística e financeiro; e
  • Investimento em fidelização do cliente, de forma a reter e ao mesmo tempo, expandir sua base de usuários.

Dados Gerenciais

No ano de 2020, a companhia conseguiu captar cerca de 630 mil novos vendedores em sua plataforma e um GMV de R$ 495 milhões. Além disso, a companhia obteve uma média de 33 milhões de visitas mensais no ano de 2020, em seu site. Dentre a frequência de uso da plataforma, os compradores “recorrentes” costumam comprar, em média, 5 vezes por ano. Esse número cresce para 11 compras, a partir do quinto ano.

Empresas Pares (peers)

Dentre seu maior concorrente, está a OLX, haja vista que é um site de produtos usados, porém, com a expansão da Enjoei para produtos novos, outras companhias como a Mosaico (MOSI3), B2W (BTOW3), entre outros, passam a ser concorrentes diretos da companhia.

Governança Corporativa

Figura 1: Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações ENJU3 na Bolsa de Valores

Figura 2: Preço das Ações ENJU3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Sua receita no exercício de 2020 é formada de 100% de intermediações financeiras (taxas cobradas nas vendas), totalizando R$79,6 milhões.

Figura 3: Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Ativos e Passivos


Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub