Como e porque investir na Equatorial (EQTL3)? | TC

Equatorial (EQTL3)

A Equatorial Energia S.A. (EQTL3) foi fundada sob a denominação de Brisk Participações S.A. em 1999, até iniciar as operações, em 2004, para atuar ou participar do capital social de empresas do setor de energia.

A Equatorial Energia possui investimentos nos segmentos de geração, distribuição e transmissão de energia. A companhia é um grande player do mercado situado ao redor da divisa entre as regiões Norte e Nordeste. Nos dias atuais, a Equatorial Energia S.A. (EQTL3) está tornando operacional seu segmento de transmissão, já que, venceu recentemente 2 leilões da ANEEL.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Equatorial Energia S.A. (EQTL3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Equatorial (EQTL3);
  2. Governança corporativa Equatorial (EQTL3); e
  3. Sustentabilidade.

O que faz Equatorial (EQTL3)

Do ano de sua fundação até 2004 a Equatorial se resumia apenas a negociação de participação no capital da Cemar (Companhia Energética do Maranhão). Tal empresa foi fundada em 1958 como estatal e tinha intuito de gerenciar e fornecer energia para todo o Maranhão. Nos anos 2000, entrou no programa de privatizações do governo e foi adquirida pela companhia, porém, em 2001 apresentou insolvência financeira que colocava em risco a qualidade do serviço prestado à concessão estatal, fazendo com que a ANEEL instaurasse uma fiscalização que durou até 2004.

Nesse processo, a própria ANEEL se responsabilizou por alienar o controle acionário da Cemar, sendo adquirida pela GP Investimentos. Detalhe que os processos de reestruturação pela qual passou, apenas envolvia a renegociação do capital social voltado aos acionistas e não o capital votante que continuou sendo totalmente da Equatorial até 2006, quando, a GP Investimentos inicia uma parceria de investimentos na CEMAR com a PCP Latin, e, a GP emplaca mais uma reestruturação aprovada pela ANEEL levando a Equatorial a alienar aproximadamente 50% do capital social total e votante que detinha sobre a CEMAR para a PCP.

Em 2006 a companhia realiza seu IPO e em 2007 passa pela sua última reestruturação, que consistiu em 3 etapas: a primeira foi a aquisição da PCP sobre a parte acionária da GP, consagrando o controle da totalidade acionária da companhia; a segunda foi a incorporação da PCP Energias e Participações S.A. lhe dando controle sobre 13% da Light S.A.; a terceira foi em 2008 quando a empresa subiu do nível 2 para o novo mercado da governança corporativa na B3. A partir daí, a PCP delibera a empresa a investir no setor de energia.

A Equatorial é uma companhia resiliente do setor de energia, pois, além de possuir um portfólio de ativos consolidados e participações em empresas também consolidadas, uma parte significativa dos seus ativos se comportam como “monopolistas”. Já que, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará, a empresa é o único player de mercado com contratos de concessão bem extensos, mostrando-se um negócio pouco volátil às especificidades do mercado.

Governança corporativa Equatorial (EQTL3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade Equatorial (EQTL3)

A companhia atua diretamente nessa questão investindo na sua gestão eficiente de água, resíduos sólidos e gastos com energia. Para isto, possui a Gerência Corporativa de Planejamento da Expansão e Meio Ambiente, que trata de temas como Licenciamento Ambiental, Destinação de Resíduos e Controle de Emissões. Mais detalhes podem ser conferidos no Relatório de Sustentabilidade da companhia em seu site de RI.

Evolução da Equatorial (EQTL3) na Bolsa

Como analisar a Equatorial (EQTL3)

Receitas

As receita são oriundas da geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia.

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação e manutenção das usinas e redes elétricas.

Ativos

A maior parte dos ativos da companhia está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua maior parte Ativos Realizáveis a Longo prazo e Ativos Imobilizados.

Passivos

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub